OBTENÇÃO DO ÓXIDO DE ZINCO NANOESTRUTURADO POR MEIO DA SÍNTESE HIDROTÉRMICA

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Iniciação Científica

Autores

Silva, R. (IFRN) ; Bezerra, J. (IFRN) ; Alves, P. (IFRN) ; Silva, B. (IFRN) ; Bezerra, D. (IFRN)

Resumo

Materiais nanoestrururados são caracterizados por possuir tamanhos e morfologias diferentes e também por apresentarem propriedades diferenciadas em relação com os outros materiais. A nanotecnologia é uma área de pesquisa que tem oferecido grandes expectativas na ciência de materiais, tendo em vista novas propriedades físicas e químicas e as potencialidades tecnológicas. Um desses materiais é o óxido de zinco (ZnO)nanoestruturado. Nos dias de hoje podemos encontrar inúmeros métodos de síntese de óxido de zinco nanoestruturado. Por exemplo, a síntese hidrotérmica, para cada um desses procedimentos, tem suas vantagens e desvantagens sobre parâmetros fundamentais para a viabilização do procedimento.

Palavras chaves

Óxido de Zinco; Nanoestruturado; Síntese

Introdução

Há vários materiais nanoestruturados desenvolvidos nos últimos anos. Dentre os materiais que tem exercido maiores destaques está o óxido de zinco, por possuir características físico-químicas que o tornam promissor em várias áreas, como fotocatálise. Ele também é o semicondutor em células solares, sensores de gases, entre outros. O óxido de zinco tem atraído inúmeras pesquisas devido as suas propriedades únicas e aplicações versáteis em dispositivos como as células solares, sensores químicos, sistemas bactericidas e processos fotocatalíticos, além de ser um composto inorgânico. O óxido de zinco é um composto inorgânico que, vem sendo amplamente utilizado como aditivo em vários materiais, incluindo plásticos, cerâmicas, vidro, etc. Geralmente o composto de óxido de zinco aparece como um pó branco praticamente insolúvel em água. O óxido de zinco está presente na crosta terrestre como o mineral “zincite”, Entretanto, a maior parte que é comercializada atualmente é produzida sinteticamente.

Material e métodos

Para realização do procedimento foi utilizado 4.6378 g de nitrato de zinco Zn(NO3)2 e 2.5935 g de Carbonato de sódio Na2CO3, água destilada e uma pequena quantidade de ácido clorídrico. Os equipamentos e vidrarias usadas foram; béquer, espátula, phagametro, pipeta graduada, balança analítica, mufla, estufa, agitador magnético, dessecador, reator de teflon, kitassato, funil de haste longa, papel de filtro, cadinho, vidro de relógio e o peixinho. Mediu-se, o nitrato de zinco Zn(NO3)2 e o carbonato de sódio Na2CO3 na balança analítica, posteriormente colocou-se os reagentes dentro de um béquer e adicionou-se, 20 mL de água destilada para ser totalmente dissolvido. Utilizou-se o agitador magnético, por volta de 20 minutos com a temperatura de 80° graus, em seguida mediu-se o PH da solução. Usou-se uma pequena quantidade de ácido clorídrico para regularizar o pH da solução, logo em seguida o pH ficou em 7,97. Após essa medição colocamos a solução no reator de teflon sendo transferida para a estufa a 100°C graus por uma hora. Depois retirou-se as substancias e levou-as para o dessecador por cerca de 15 minutos para ficar na temperatura ambiente.

Resultado e discussão

O reator foi aberto e observou-se que, na solução formou-se um pó de cor branca decorrente de uma precipitação, ou seja, o óxido de zinco. Depois foi filtrado a vácuo com a ajuda do kitassato e o funil. O precipitado foi adicionado ao cadinho e logo em seguida levado para a mufla no objetivo de ser calcinado com a temperatura de 300° graus por volta de meia hora, isso aconteceu devido a decomposição.

Conclusões

Concluímos que o óxido de zinco é de uso bastante importante no meio industrial e vem se destacando devido sua versatilidade e amplas formas de estudos. O mesmo vem sendo preparado por métodos químicos relativamente simples e de baixo custo. Sua aplicação ocorre em eletrônica, catálise, fotodetectores, sensores, células solares entre outros.

Agradecimentos

Referências

LEYVA, R.R. Importancia y aplicaciones de la adsorción em fase líquida. Em Sólidos porosos preparación, caracterización y aplicaciones. Ed. Moreno‐Pirajan J.C., Bogotá, Colômbia, 2007.
MIGNONI, M. L., S. B. C.; Pergher, S. B. C. ESTUDO DA SÍNTESE DA ZEÓLITA ZSM-5 A PARTIR DE ARGILAS NATURAIS Quim. Nova, Vol. 30, p. 45-48, Rio Grande do Sul, 2007.
ROUQUEROL, F., ROUQUEROL, J., SING, K. Adsorption by Powders & Porous Solids, Academic Press, San Diego, 1999.
SCHIAVON, M. A. Síntese, Propriedades e Aplicações de Óxido de Zinco Nanoestruturado, São João Del-Rei-MG, 2014.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará