Monitoramento e qualidade da água em torno do Vale do Açú por meio das análises de nitrato e nitrito.

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Iniciação Científica

Autores

Silva, Y.Y.M.B. (IFRN-CAMPUS IPANGUAÇU) ; Oliveira, J.B. (IFRN-CAMPUS IPANGUAÇU) ; Maciel, O.S. (IFRN-CAMPUS IPANGUAÇU) ; Menezes, M.L.S. (IFRN-CAMPUS IPANGUAÇU) ; Bezerra, D.P. (IFRN-CAMPUS IPANGUAÇU)

Resumo

A água é um bem público de grande valor econômico. Este líquido é vital à vida humana, animal e vegetal. O presente trabalho tem por objetivo mostrar a qualidade da água em torno do Vale do Açú, localizado Estado do Rio Grande do Norte. As análises se deram por meio dos parâmetros de nitrato e nitrito. Consideramos os parâmetros da Resolução 357/2005 do CONAMA, e assim destacar a importância das análises das águas da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, do Rio Piranhas-Açú e do Açude Público do Pataxó.

Palavras chaves

parâmetros; vale do Assú; Água

Introdução

A água é um recurso natural indispensável a vida e, por isso, de valor inestimável. Ela é vital para processo de diversos ciclos biológicos e químicos e tem a capacidade de manter em equilíbrio os ecossistemas. Apesar de todos os esforços feitos para diminuir o desperdício e armazenar essa água, ela está se tornando cada vez mais um bem escasso e sem boa qualidade (FREITAS, 2001). Sabemos que a interferência causada pelo despejo de esgotos (domésticos e industriais), vem alternando as propriedades da água ao longo de seu ciclo natural, chegando até a torna-la inapropriada ao consumo. No Vale do Açú existem várias empresas que trabalham com a fruticultura e cerâmicas, e muitos dos seus rejeitos acabam sendo jogados em corpos hídricos. Esses resíduos afetam os parâmetros de nitrato e nitrito. O Programa de Extensão Águas Potiguares é desenvolvido com objetivo de promover ações de educação ambiental, além de realização de análise e monitoramento da qualidade da água através de análises físico-químicas de mananciais em torno das cidades atendidas pelo programa. Dito isto, o referido estudo apresenta os resultados obtidos nas ultimas análises realizadas, e verifica os limites padrões da quantidade permitida pela lei do CONAMA, e mostra como os resultados alterados pode prejudicar a vida dos moradores. O excesso de nitrato na água além de ser prejudicial à saúde humana por pode ocasionar doenças, como a metahemoglobina nas crianças. A poluição das águas e do solo constitui-se num dos mais sérios problemas ecológicos decorrentes da atividade humana na atualidade (EMBRAPA, 2010).

Material e métodos

Foram coletadas (nos dias 13/10, 27/10 e 09/11/2015) e analisadas as amostras de cada corpo hídrico: a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, o Rio Açú e o Açude Público do Pataxó. Para análise de nitrato e nitrito usou-se a metodologia adaptada de American Public Health Association (APHA, 2012), onde o espectrofotômetro em ultravioleta é usado em diferentes comprimentos de onda para determinar quantitativamente os valores de nitrito e nitrato.

Resultado e discussão

No trecho em estudo, os valores encontrados para nitrito e nitrato são mostrados na tabela 1. Nas amostras de nitrato da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, seus valores variaram de 3,81 à 4,71 mg/L revelando estar dentro dos limites estabelecidos. No Rio Piranhas-Açu na data 06/10/2015 a amostra mostrou uma alteração, atingindo 12,15 mg/L. No Rio Pataxo, um valor similar foi encontrado, 12,24 mg/L no dia 06/10/2015, contudo ainda estão dentro dos limites estabelecidos pela legislação. Nas análises de nitrito, os valores apresentaram todos abaixo de 0,014 mg/L, portanto dentro dos padrões permitidos de consumo.

Tabela 1

Resultados obtidos nas análises para nitrito e nitrato.

Conclusões

Pode-se concluir que os valores obtidos nas águas de abastecimento do Vale do Açu estão dentre os padrões, segundo os parâmetros estabelecidos pelo CONAMA para nitrato e nitrito. Algumas alterações de valores podem ser referente a decomposição da matéria orgânica proveniente de fazendas próxima ao leito dos rios.

Agradecimentos

Os autores agradecem o auxílio financeiro e as bolsas de iniciação científica concedidas pelo PROEXT/MEC/SESu.

Referências

Análise de nitrato e amônio em solo e água / Denise de Freitas Silva ... [et al.].- Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2010. 55 p. - (Documentos / Embrapa Milho e Sorgo, ISSN 1518- 4277; 114).

APHA. American Public Health Association; American Water Work Association (AWWA); Water Environment Federation (WEF). Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater. Rodger B. BAIRD, Andrew D. CLESCERI; Amer Public Health Assn: Washington, 22 ed. 2012.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. CONAMA. Resolução nº 357, de 17 de março de 2005. Dispõe sobre a classificação dos corpos de água. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília DF 18 de março, 2005.

FREITAS, M. S; BRILHANTE, O. M; ALMEIDA, L.M. Importância da análise de águas para a saúde pública em duas regiões do estado do Rio de Janeiro: enfoque para coliformes fecais, nitrato e alumino. Caderno de saúde pública. Rio de Janeiro. v.17, nº 3, 2001.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará