EXTRATOS DE Unxia kubitzkii H.ROB.COMO INIBIDOR DE CORROSÃO PARA AÇO CARBONO EM MEIO ÁCIDO

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Iniciação Científica

Autores

Dessupoio Fernandes, L. (INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO) ; Pressentin Cardoso, S. (INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO)

Resumo

Tendo em vista a necessidade do constante estudo visando a otimização dos processos de proteção das peças metálicas contra a corrosão, aliando alta eficiência, baixo custo e redução de danos ambientais, produtos naturais passaram a ser testados como inibidores de corrosão, apresentando resultados relevantes e promissores. Nesta pesquisa extratos de Unxia kubitzkii H. ROB.,foram avaliados como potencial matéria ativa na formulação de inibidor de corrosão para aço carbono em meio ácido, sendo observada redução nas taxas de corrosão em todas as concentrações testadas, com os extratos apresentando eficiência superior a 90%.

Palavras chaves

inibidores de corrosão; Unxia kubitzkii H. ROB.; produtos naturais

Introdução

Visando a importância de preservar e aumentar a vida útil dos equipamentos e peças metálicas, torna-se necessário o constante estudo dos processos corrosivos e a busca por métodos mais eficientes e adequados de proteção e controle da corrosão. Dentre os métodos existentes destacam-se os inibidores de corrosão, substâncias que ao serem adicionadas ao sistema modificam a velocidade do processo corrosivo. A vantagem de seu uso está no fato de que podem ser empregados em diversos meios corrosivos, normalmente em pequena concentração, sendo de fácil aplicação e fácil retirada do sistema, inclusive em equipamentos ou tubulações já em uso.Vários são os setores que utilizam os inibidores, com destaque para a indústria do petróleo, onde são fundamentais para a preservação da integridade das peças metálicas envolvidas em processos que vão desde a etapa de extração até o refino. Apesar de eficientes, muitos inibidores apresentam substâncias tóxicas ao meio ambiente, levando a necessidade de se obter substâncias eficientes e ambientalmente seguras. Nesta perspectiva, extratos de produtos naturais passaram a ser testados como matéria ativa na formulação de inibidores de corrosão, apresentando excelentes resultados. Este estudo teve como objetivo avaliar o uso de extratos de Unxia kubitzkii H.ROB. (botão-de-ouro) como potencial inibidor de corrosão para aço carbono em meio ácido. A Unxia kubitzkii H.ROB.foi selecionada por ser uma planta nativa do Brasil, sendo um vegetal herbáceo ereto, perene, muito ramificado, de 30-50 cm de altura, com crescimento rápido e de florescimento decorativo.

Material e métodos

Foram obtidos e testados o extrato aquoso (EAq) e o extrato alcoólico (EAl) da planta. O EAq foi preparado com o uso de 500g de folhas frescas e 200 mL de água destilada, colocados em refluxo por 2 h a 80oC, enquanto o EAl foi preparado com o uso de 200g de folhas frescas e 200 mL de etanol PA, colocados a temperatura ambiente por 30 dias. A eficiência dos extratos foi calculada a partir das taxas de corrosão (mm/ano), obtidas através de ensaios de perda de massa realizados a 25oC e com duração de 2h, com uso de corpos de prova de aço carbono P110 na presença de HCl 1 mol.L-1. Os extratos foram testados nas concentrações de 1%, 5% e 15% (v/v), visando obter a concentração ideal para a inibição, aliando baixo custo e alta eficiência.

Resultado e discussão

Os resultados dos ensaios de perda de massa, indicam para o ensaio em branco uma taxa de corrosão de 19,20 mm/ano, enquanto que as taxas de corrosão com o uso do extrato aquoso, nas concentrações de 1%, 5% e 15% foram de, respectivamente, 3,75 mm/ano, 1,78 mm/ano e 1,68 mm/ano. Já o extrato alcoólico apresentou taxas de corrosão de 2,93 mm/ano, 1,83 mm/ano e 1,21 mm/ano, nas concentrações de, respectivamente, 1%, 5% e 15%. Estas taxas de corrosão indicam uma considerável redução no processo corrosivo do aço carbono frente ao branco, na presença dos extratos testados, com o EAq apresentando eficiência de até 91,20% (extrato a 15%) e o EAl apresentando eficiência de até 93,67% (extrato a 15%).

Conclusões

Por terem apresentado boa eficiência e uma redução considerável do processo corrosivo, tanto o extrato aquoso quanto o extrato alcoólico das folhas da unxia kubitzkii H.ROB., mostram-se a princípio, como bons inibidores verdes. Ambos mostram-se economicamente mais viáveis como potencial inibidor de corrosão para o aço carbono na presença de HCl na concentração de 5% v/v, por aliar alta eficiência e baixo custo. Torna-se importante dar continuidade ao projeto, e realizar ensaios eletroquímicos visando obter informações quanto ao filme protetor formado, e melhor avaliar o processo de inibição.

Agradecimentos

Agradecimentos ao Instituto Federal do Rio de Janeiro, por acreditar no desenvolvimento científico-tecnológico que os projetos de seus discentes podem trazer para a socie

Referências

ALENCAR, M. F. et al. Extratos de plantas da Caatinga como inibidor de corrosão. 5o CongreSso Norte-Nordeste de Química. Natal, 2013.
BREGMAN, J.I., Corrosion Inhibitor. 2a Ed., New York, The Macmillan Company, 1963.
GENTIN, V., Corrosão. 3. ed. Rio de Janeiro: LTC-Livros Técnicos e Científicos S.A., 1996.
RAJA, P.B.;SETHURAMAN, M.G. Natural products as corrosion for metals in corrosive media – A review.Material Letters, 62, 113-116, 2008.
SILVA, P. F. Introdução à corrosão e proteção das superfícies metálica. Imprensa Universitária da UFMG, Belo Horizonte, 1981.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará