Inibidor de Corrosão de Origem Vegetal: Avaliação de Extratos de Plectranthus barbatus

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Iniciação Científica

Autores

Oliveira, D.F. (IFRJ) ; Cardoso, S.P. (IFRJ)

Resumo

Extratos de produtos naturais passaram a ser testados como potencial matéria ativa na formulação de inibidores de corrosão para peças metálicas, tendo em vista seu baixo custo e seu caráter não tóxico ao meio ambiente. O presente trabalho avaliou o uso de extratos de Plectranthus barbatus (boldo brasileiro) como potencial inibidor de corrosão para o aço carbono P110 em HCl. A eficiência dos extratos testados foi obtida a partir das taxas de corrosão, sendo observada expressiva redução na velocidade do processo corrosivo, indicando o promissor uso destes extratos na formulação de inibidores de corrosão.

Palavras chaves

Plectranthus barbatus; inibidor de corrosão; produtos naturais

Introdução

A corrosão é um processo espontâneo que acarreta a deterioração de peças metálicas, levando a vultosos gastos que envolvem desde a manutenção até a troca de peças e equipamentos, tornando indispensável o uso de métodos de proteção que visam parar ou reduzir o processo corrosivo (GENTIL, 1996). Vários são os métodos de proteção existentes. No caso específico de peças metálicas em meio ácido, os inibidores de adsorção são amplamente empregados como um método eficiente e de fácil utilização. Contudo, o uso de algumas substâncias empregadas como inibidores de corrosão vem sendo proibido, por conta de suas características tóxicas e danosas ao meio ambiente. Desta forma, a identificação de novos inibidores de corrosão, menos agressivo ao meio ambiente, tornou-se necessária revelando o potencial uso de produtos naturais como inibidores de corrosão, aliando alta eficiência, obtida a baixo custo e ambientalmente segura. Dentre os produtos naturais já testados, que apresentaram excelentes resultados de inibição, podemos identificar substâncias de uso corriqueiro como o chá branco (OLIVEIRA; CARDOSO, 2014), berinjela (OLIVEIRA et al., 2014), laranja, manga, tabaco, pimenta preta, cafeína, nicotina e mel (RAJA; SEYHURAMAN, 2008). O objetivo desta pesquisa foi investigar o uso de extratos de Plectranthus barbatus como potencial matéria ativa na formulação de inibidores de corrosão para o aço carbono P110 na presença de HCl. Conhecido como boldo brasileiro, o Plectranthus barbatus é uma planta herbácea ou subarbustiva, perene, chegando a até 1,5 metros de altura, possuindo em sua composição taninos e flavonoides, metabólitos presentes em extratos de produtos naturais já testados, sendo barata e de fácil cultivo, podendo ser encontrada em todo o território brasileiro.

Material e métodos

Dois extratos de Plectranthus barbatus (alcoólico e aquoso) foram obtidos e testados como inibidores de corrosão. O extrato alcoólico (EAlc) foi preparado utilizando 20g de folhas frescas da planta, maceradas e imersas em 200 mL de etanol PA por 24h. O extrato aquoso (EAq) foi preparado com 20g de folhas frescas da planta, maceradas e imersas em 200 mL de água destilada fervente por 5 minutos. Após o tempo de imersão, os extratos foram filtrados e armazenados sob refrigeração. A eficiência dos extratos foi calculada a partir das taxas de corrosão do aço carbono P110, obtidas através de ensaios de perda de massa realizados na presença de HCl 1 mol.L-1, a 25ºC e com duração de 2h. Cientes de que os inibidores possuem uma concentração ideal para inibição, onde se alcança a mais alta eficiência com o menor custo, testou-se os extratos nas concentrações de 1%, 10%, 20% e 30% (v/v).

Resultado e discussão

Os valores obtidos para as taxas de corrosão do aço carbono, na presença do extrato alcoólico (tabela 1) e do aquoso (tabela 2) de Plectranthus barbatus, indicam a redução do processo corrosivo, quando comparados ao ensaio em branco. Os extratos proporcionaram as menores taxas de corrosão na concentração de 30%, com valores de 1,53 mm/ano (EAlc) e 1,26 mm/ano (EAq). Em todas as concentrações testadas, o EAq apresentou taxas de corrosão inferiores as obtidas com o uso do EAlc.


Tabela 1 – Valores de taxa de corrosão e eficiência obtidas com uso do extrato alcoólico.


Tabela 2 – Valores de taxa de corrosão e eficiência obtidas com uso do extrato aquoso.

Conclusões

Os resultados apontam para a possibilidade do uso de extratos de Plectranthus barbatus (boldo brasileiro) como matéria ativa na formulação de inibidores de corrosão para o aço carbono P110 na presença de HCl 1 mol.L-1. Os valores de eficiência foram de até 90,83% para o extrato alcoólico, e de 92,39% para o extrato aquoso, valores estes comparáveis aos encontrados em inibidores comerciais. Novos ensaios devem ser realizados visando obter extratos liofilizados, de modo a eliminar o efeito do solvente utilizado no meio corrosivo.

Agradecimentos

Ao CNPq pela bolsa e ao IFRJ pelo apoio financeiro.

Referências

GENTIL, V., Corrosão. 3. ed. Rio de Janeiro: LTC-Livros Técnicos e Científicos S.A., 1996.
OLIVEIRA, T. M. ; CARDOSO, S. P. Extrato de Camellia sinensis (L.) Kuntze (THEACEAE) como inibidor de corrosão de origem vegetal. Perspectivas da Ciência e Tecnologia, 6, 46-53, 2014.
OLIVEIRA, T. M. et al. Produtos Naturais como inibidor de corrosão: avaliação do extrato da berinjela. 37ª Reunião Anual da SBQ, Natal, 2014.
RAJA, P.B.; SETHURAMAN, M.G. Natural products as corrosion for metals in corrosive media. A review Material Letters, 62, 113-116, 2008.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará