DETERMINAÇÃO DO PERFIL FITOQUÍMICO E AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES BIOLÓGICAS DE EXTRATO DA ESPÉCIE SCLERONEMA MICRANTHUM DA FAMÍLIA BOMBACACEAE

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Iniciação Científica

Autores

Tarciso, D. (UFAM) ; Marques, T. (UFAM) ; Abreu, A. (UNIFESPA) ; Souza, M. (UFAM)

Resumo

As plantas medicinais são usadas desde a antiguidade para tratar diversas doenças e tem subsidiado a pesquisa farmacêutica na descoberta de novos agentes biologicamente ativos. Neste contexto, foi realizado a prospecção fitoquimica, avaliação da atividade citotóxica e antioxidante do extrato etanólico bruto obtido das folhas da espécie Scleronema micranthum conhecida popularmente como cedrinho. Os resultados obtidos na prospecção fitoquímica sugerem a presença dos componentes metabólicos leucoantocianidinas, flavonoides, saponinas e fenóis. A avaliação da atividade citotóxica e antioxidante para o EESM indica a que o conjunto de metabolitos secundários possuem moderada ação frente aos ensaios realizados. Os resultados alcançados com esse estudo reforçam a necessidade de mais testes.

Palavras chaves

fitoquimica; plantas; citotóxica

Introdução

O principal objetivo deste trabalho foi realizar a análise fitoquímica e avaliação da atividade biológica do extrato etanólico obtido a partir da extração das folhas da espécie Scleronema micranthum da família Bombacaceae. Específicos Análise fitoquímicas para caracterização da presença de grupos fenólicos específicos da espécie em estudo; Avaliar a atividade citotóxica da espécie frente ao microcrustáceo Artemia salina Leach;

Material e métodos

A prospecção fitoquímica foi realizada conforme descrito na literatura (MATOS, 2001). O extrato seco foi analisado utilizando-se os reagentes convencionais para detecção de grupos fenólicos específicos, tais como: reação de Shinoda (ácido clorídrico e magnésio), solução de solução de cloreto férrico. O ensaio de toxicidade frente ao microcrustáceo Artemia Salina Leach foi realizado conforme a metodologia descrita por Meyer (1982), O extrato foi testado em diferentes concentrações (0, 20, 40, 50, 60, 80, 100, 250, 500, 750 e 1000 μg/mL), cada teste foi acompanhado de controle negativo (água salina e Tween 80 a 5%) e positivo com Dicromato de Potássio (60 e 120 μg.mL-1). Para obtenção dos valores da dose letal (LD50) foi utilizada a análise PROBIT, através do software BIOSTAT® 2009. Para comparação dos valores de LD50 entre as espécies, foi utilizado o intervalo de confiança obtido pela análise PROBIT, 95% de confiança.

Resultado e discussão

O estudo fitoquímico preliminar da espécie SMD (Bombacaceae) sugeriu a presença de diferentes classes de metabólitos secundários. A realização do estudo fitoquímico preliminar faz-se necessário em função de se conhecer as possíveis classes de metabólicos de interesse farmacológico e/ou bioativos que podem ou não estar presente no extrato, e assim auxiliar qual o melhor método para sua extração e avaliação da atividade biológica. Neste estudo, os constituintes do extrato etanólico bruto da espécie S. micranthum Ducke, foram identificados qualitativamente, indicando metabólicos secundários, tais como, fenois, leucoantocianidinas, flavonóides, flavona e saponinas. Considerando o valor do intervalo de concentração para a toxicidade de um extrato, pode-se afirmar que o EESM é moderadamente tóxico, pois o valor da DL50 corresponde a 117,667 µg/mL, sugerindo que a espécie S. micranthum Ducke apresenta potencial biológico podendo tornar-se uma fonte de matéria- prima promissora para as indústrias farmacológicas. Quanto menor for o valor da LD50 frente a um organismo teste, maior é sua atividade citotóxica, sugerindo potencial atividade antitumoral. Dados experimentais corroboram que existe uma importante correlação entre a CL50 e a dose efetiva media DE50 obtida para linhagens tumorais (McLaughlin et al.1998).

Conclusões

O ensaio de determinação do perfil fitoquimico mostra que a espécie possui alguns metabólicos secundários tais como: fenois, leucoantocianidinas, flavonóides, flavona e saponinas. Através dos testes realizados com a espécie S. micranthum foi possível observar que a mesma apresenta atividade citotóxica moderada frente a Artemia Salina Leach capacitando-a para testes futuros e possivelmente para uso em desenvolvimento de antitumorais.

Agradecimentos

A Universidade Federal do Amazonas – UFAM, Instituto de Ciências Exatas - ICET. Laboratório de Preparo de Amostras e Analises – LPAA – ICET Precious Woods Amazon/Ita

Referências


MCLAUGHLIN JL. The Use of Biological Assays to Evaluate Botanicals, Drug Information Journal 32: 513-524. 1998
NGUTA, J. M. et al. Biological screenig of kenya medicinal plant using Artemia salina L. (Artemiidae). Pharmacologyonline, [s.1], v. 2, [s.n] p. 458-78, 2011.
VANDERLÚCIA, F.P.; MARILUZI, P. C. CONSTITUINTES QUÍMICOS DE Bombacopsis glabra (BOMBACACEAE). Rev. Quim. Nova, MG, vol. No. 2, 213-215, 2006.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará