ATIVIDADE LARVICIDA DE BENZILEDENO CONTRA AEDES AEGYPTI

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Iniciação Científica

Autores

Carvalho, H.L. (UNIFAP) ; Amorim, A.L. (UNIFAP) ; Souto, R.N.P. (UNIFAP) ; Ferreira, R.M.A. (UNIFAP) ; Ferreira, I.M. (UNIFAP)

Resumo

A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. O seu principal vetor de transmissão é o mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais. Assim, buscou-se a formação de larvicidas por compostos obtidos via reação de condensação de Koevenagel por ser uma ferramenta importante na obtenção de diferentes benziledeno, já que alguns apresentam importantes atividades biológicas. Dessa forma, atividade larvicida de benziledeno contra o vetor Aedes aegypti está se mostrando uma alternativa eficaz ao combate as larvas do mosquito transmissor da dengue, zica vírus e chikungunya. Dessa forma, houve variação de mortalidade das larvas de acordo com a estrutura de cada composto.

Palavras chaves

Knoevenagel; Dengue; Larvicida

Introdução

A dengue é uma doença endêmica que ocorre em regiões tropicais e subtropicais, transmitida pela fêmea do mosquito Aedes aegypti. Estima-se que de oito milhões de pessoas são infectadas todos os anos e quatro são pelo vírus da dengue. No Brasil, em 2008 um milhão de casos foram notificados (AMÂNCIO et al., 2014). Embora algumas vacinas estão sendo desenvolvidas no combate a infecção causada pelo vírus da dengue, a estratégia de controlar ou até mesmo em erradicar o vetor, Aedes aegypti é fundamental (CHIARAVALLOTI-NETO et al., 2015). O mosquito Aedes aegypti está adaptado ao ambiente doméstico com facilidade na reprodução e proliferação em lugares contendo água parada. O controle do mosquito vem pela ação integrada da população como manutenção e limpeza dos ambientes e o uso de larvicidas em água. Assim, reduzindo a população de mosquitos Aedes aegypti consequentemente a transmissão pelo vírus causador da dengue. (DICKIN et al., 2014). Neste sentido, nosso grupo de pesquisa vem se envolvendo com a síntese de compostos, que apresentem atividade larvicida.

Material e métodos

A obtenção dos compostos benziledeno 1a-d seguiu a metodologia descrita por Carvalho et al. (2016) fazendo uso da reação de condensação de Knoevenagel em água e glicerol como solvente a temperatura ambiente. Uma solução estoque de 3000 ppm, para cada compostos sintetizado, foi preparada. Em seguida 80 mL de água destilada foram transferidos para um frasco Bérquer (100 mL), adicionou-se 1 mL da solução estoque. Por fim, foi adicionado 10 larvas do mosquito Aedes aegypti e o volume foi completado com mais 20 ml de água destilada, dessa forma a concentração final foi de 30 e ação larvicida (mortalidade) foi monitorada em 24 h para cada composto benziledeno 1a-d.

Resultado e discussão

Os compostos utilizados como agentes larvicidas foram obtidos via reação de condensação de Knoevenagel na presença de água:glicerol a temperatura ambiente. (CARVALHO, 2016). Neste sentido decidimos avaliar o potencial larvicida dos compostos sintetizados. A atividade larvicida variou-se conforme a estrutura dos compostos empregados, sendo que o composto 1a contendo o grupo para metoxila apresentou ação de 90%. Já para o composto 1b, derivado da vanilina, que apresenta os grupos para hidrolixa e meta metoxila não apresentou ação larvicida para os mosquitos Aedes aegypti. O composto 1c que apresenta ligação α,β,γ,δ-C=C, apresentou 100% de atividade larvicida, neste caso o composto apresentou mortalidade em apenas 5 h de contato da solução com as larvas. Para os compostos 1d e 1e ambos contendo grupos halogenados, flúor e cloro, respectivamente, o composto contendo o átomo de cloro foi mais eficiente, onde o índice de mortalidade foi de 100% enquanto para o composto contendo o átomo de flúor foi de 80%. Neste caso, fica evidente que a estrutura dos compostos utilizado em ação larvicida é altamente influenciada pela estrutura do composto. Novos testes serão realizados, variando-se a concentração com o objetivo de determinar a ação pelo CL50 e CL 90.

Tabela 1. Atividade larvicida dos benziledeno 1a-e

Tabela 1. Atividade larvicida dos benziledeno 1a-e

Conclusões

Mediantes a este cenário de epidemias temos um longo caminho a trilhar na direção de novos compostos com propriedades larvicidas e repelentes em Aedes aegypti. Uma análise preliminar dos seguintes compostos utilizados mostrou uma promissora ação no controle das larvas do mosquito Aedes aegypti.

Agradecimentos

À UNIFAP pelo apoio financeiro Projeto Nº 23125003351201556/PAPESQ,e ao DEX/PROEAC pelo auxílio financeiro aos autores H. L. Carvalho e A. L. Amorin.

Referências

1. AMÂNCIO, F. F.; Ferraz, M. L.; Almeida, M. C. d. M.; Pessanha, J. E. M.; Iani, F. C. M.; Fraga, G. L.; Lambertucci, J. R.; Carneiro, M., Journal of Infection and Public Health 2014, 7 (6), 547-552.
2. CHIARAVALLOTI-NETO, F.; PEREIRA, M.; FÁVARO, E. A.; DIBO, M. R.; MONDINI, A.; RODRIGUES, A. L.; CHIEROTTI, A. P.; NOGUEIRA, M. L., Acta Tropica 2015, 142, 167-177.
3. DICKIN, S. K.; SCHUSTER, C. J., Global Environmental Change 2014, 29, 155-164.
4.CARVALHO, H.L.; AMORIM, A.L.; FERREIRA. I.M., Síntese De Knoevenagel Em Água E Glicerol: Uma Alternativa Eficiente E Verde, 2016.


Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará