Desenvolvimento de blenda polimérica a partir da síntese entre um biopolímero e o diglicil éter do bisfenol A

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Iniciação Científica

Autores

Eufrázio Romão, A.L. (UECE) ; Maria Barbosa Davi, D. (UECE) ; Pavani, A. (CTI) ; Nascimento, R.F. (UFC)

Resumo

Os polímeros apresentam propriedades variadas. Porém, em situações especificas, é desejável que determinado material reúna qualidades que vão além daquelas inerentes à classe a qual pertence. Por este motivo novos materiais poliméricos, tais como copolímeros e blendas, estão sendo desenvolvidos. A formulação de blendas pode ser obtida a partir da simples mistura de dois ou mais polímeros. No presente trabalho foi estudado a sínteses entre a quitosana e o digiglicil éter do bisfenol A, bem como o solvente de cada polímero e miscibilidade deles entre si. Sendo possível, dessa forma, alcançar os objetivos almejados.

Palavras chaves

Polímeros; Blendas; Síntese

Introdução

Os polímeros naturais são macromoléculas orgânicas encontradas naturalmente em organismos vivos, tais como proteínas, polissacarídeos e ácidos nucléicos. Os polímeros sintéticos são macromoléculas obtidas a partir da manipulação química de moléculas menores. A maioria dos polímeros obtidos pelos processos artificiais é formada por compostos orgânicos. (ALLINGER, 1975; KOTZ E TREICHEL, 2002). De forma geral os polímeros apresentam propriedades variadas, incluindo: leveza, flexibilidade, baixa condutividade elétrica e térmica, baixas temperaturas de processamento. Porém, em situações especificas, é desejável que o material em questão reúna qualidades que vão além daquelas inerentes à classe a qual pertence. Por este motivo, não raramente, novos materiais poliméricos são desenvolvidos tais como copolímeros e blendas (KOTZ E TREICHEL, 2002). A formulação de blendas pode ser obtida a partir da simples mistura de dois ou mais polímeros, obtendo-se um material com propriedades intermediarias aos polímeros de origem. A formação do novo material ocorre sem que haja reações químicas entre os polímeros. Termodinamicamente, pode-se inferir que as maiorias dos polímeros de uma blenda são imiscíveis. A superação da barreira imiscibilidade na produção da blenda pode ser obtida pela compatibilização. Este mecanismo melhora através de processos químicos com adição de copolímeros, copolímeros enxertados ou outros processos, a miscibilidade dos polímeros envolvidos, viabilizando a formação do material desejado (FEITOSA, 2008). Visando o desenvolvimento de uma blenda, foram usados nesse experimento, o diglicidil éter de bisfenol A (DGEBA), um polímero sintético de base epóxi conhecido comercialmente como SU-8 e a quitosana, um biopolímero obtido da desacetilação da quitosana.

Material e métodos

A primeira a etapa dos procedimentos experimentais evolveu testes de miscibilidade entre a quitosana pulverizada e SU-8 líquido. Inicialmente tentou-se solubilizar a quitosana diretamente em SU-8. Após os procedimentos de agitação mecânica e manual demonstrar serem ineficazes na miscibilidade entre os polímeros optou-se por deixar a mistura em repouso por 48 horas. Mesmo após o repouso a mistura permanecia heterogênea. Após estudos, verificou-se que não se encontrava descrito na literatura solvente capaz de solubilizar ambos os polímeros. Então, optou-se por testes de miscibilidade às cegas levando em consideração apenas as propriedades de cada polímero. Após alguns testes verificou-se que a acetona poderia ser usada no processo para promover a reação entre os materiais estudados. Procedeu-se então a síntese entre a quitosana e o DGEBA. Misturou-se 05 g de quitosana em 30 mL de SU-8. Acrescentou-se à mistura 30 mL de acetona P.A da Vetec. A mistura foi mantida em repouso por 48 horas. Após o repouso realizou-se a evaporação do solvente. Em seguida a mistura foi mergulhada em 50 ml de propileno glicol. Agitou-se a mistura com bastão de vidro. Para a obtenção de membranas, espalhou-se uma fina camada da mistura em 09 placas de Petri. Em seguida levou-se a o material para cura em estufa a 40oC por aproximadamente 2 horas ou até a completa evaporação do solvente.

Resultado e discussão

Os experimentos demonstraram que os produtos utilizados para a síntese relatada no presente estudo são completamente imiscíveis entre si. Também foi possível verificar que a mistura heterogênea entre quitosana e SU-8 não é solúvel em éter-dietílico, ácido nítrico, propileno glicol, ácido acético ou em triton-x100. Porém, a acetona promove a diminuição da viscosidade do SU-8 e facilita o envolvimento das partículas de quitosana pelo SU-8 promovendo, durante o repouso, a interação entre os polímeros. A coagulação da blenda é facilitada pelo propileno glicol. O processo de cura do material pode ser realizado através da exposição deste a radiação ultravioleta. Porém, a cura pode demorar mais de 72 horas. O SU-8 deve ser utilizado em excesso, o excedente pode ser recuperado da acetona por evaporação. A síntese entre diglicil éter do bisfenol A ocorre à temperatura ambiente intermediada pela acetona. A previsão da reação entre os polímeros considerou que nos compostos nitrogenados com aminas primárias, os dois hidrogênios do grupo amina (-NH2) são ativos, pois estão ligados ao nitrogênio e são bastantes reativos, inclusive sendo capazes de reagir com grupos epoxídicos. Portanto é possível prever que a mistura entre quitosana e SU-8 promove a exposição dos átomos de hidrogênio dos grupos amina, presente na quitosana, à reação com os radicais epoxídicos do SU-8, sob a ação de catalisador, conforme reação abaixo.

Esquema da reação quitosana-SU-8



Blenda polímerica - Membrana

Blenda obtida da síntese de SU-8 com diglicil éter do bisfenol A

Conclusões

O procedimento realizado permitiu a produção de 09 membranas de aproximadamente 0,8g cada, formadas a partir da síntese entre a quitosana e SU-8 solubilizados em acetona, coagulados em propileno glicol e curado em estufa. A blenda obtida nesse processo deverá ser utilizada em estudo de adsorção de metais.

Agradecimentos

AO SISNABIO, Funcap E UECE.

Referências

ALINGER, Norma L. Química Orgânica, Do original Organic chemistry. Livros Técnicos e Científicos S.A. Rio de Janeiro, RJ. 1976.
FEITOSA, M. A. Fernandes. Compatibilização de blenda polimérica de poliamida 6,6/ polietileno de baixa densidade utilizando radiação ionizante de feixe de elétrons, 2008, 49 folhas. Dissertação de mestrado, Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares. São Paulo/São Paulo 2008.
KOTZ E TREICHEL. Química e reações químicas, 4ª ed. Livros Técnicos e Científicos Editora S.A. Rio de Janeiro, RJ. 538 pag. 2002. Do original Chemistry and Chemical Reactivity.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará