CALCULO DO ÍNDICE DE QUALIDADE DA ÁGUA PARA PROTEÇÃO DA VIDA AQUÁTICA PARA O RESERVATÓRIO DE TUCURUÍ

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Iniciação Científica

Autores

Lopes, D.B.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Freitas, K.H.G. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Deyse, L. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Santos, L. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Fernando, A. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Rocha, R. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Silva, T.M. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Almeida, C.R. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Pereira, S.F.P. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ)

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo avaliar a qualidade das águas para fins de proteção da fauna e flora do reservatório da UHE-Tucuruí. Para o desenvolvimento do estudo utilizamos o Índice de Preservação de Vida Aquática – IVA. As coletas de água foram realizadas em quatro campanhas em intervalo trimestral, em 16 estações de coleta. As análises de OD, Temperatura e pH foram medidos in situ. Através do cálculo do IVA pudemos identificar e classificar os corpos d’agua de acordo com o estabelecido pela CETESB,2010 e a Resolução 357/2005 CONAMA, onde identificamos que o reservatório de Tucuruí encontra-se classificado como ÓTIMO para a preservação da vida aquática. A pesquisa mostrou-se satisfatória pois o nosso objetivo foi alcançado.

Palavras chaves

IVA; UHE-Tucuruí; Qualidade da Água

Introdução

A água é um recurso natural de fundamental importância para a vida no planeta e indispensável para o desenvolvimento da sociedade, no entanto apesar de sua abundância, apenas uma pequena quantidade está disponível para o consumo humano. O IVA leva em consideração a presença e a concentração de contaminantes químicos tóxicos, seu efeito sobre os organismos aquáticos (toxicidade) e duas das variáveis consideradas essenciais para a biota (pH e oxigênio dissolvido), variáveis essas agrupadas no IPMCA – Índice de Variáveis Mínimas para a Preservação da Vida Aquática, bem como o IET – Índice do Estado Trófico de Carlson modificado por Toledo (1990). Desta forma, o IVA fornece informações não só sobre a qualidade da água em termos ecotoxicológicos, como também sobre o seu grau de trofia (ZAGATTO E BERTOLETTI, 2006). Para o calculo de IVA é necessário investigar algumas variáveis químicas e físico-químicas da água tais como: surfactantes, fenóis, transparência, OD, pH e alguns metais (Cd, Cu, Cr, Hg, Ni, Pb, P, Zn). A clorofila a é encontrada em todos os grupos de algas e cianobactérias. A clorofila a pode corresponder, dependendo das espécies presentes, de 1 a 2% do peso seco das algas planctônicas (APHA, 2014). Assim, a clorofila a pode ser considerada uma importante variável indicadora do estado trófico de ambientes aquáticos. O OD apresenta uma concentração máxima para dadas condições de temperatura e salinidade da água, que é conhecida como concentração de saturação. A concentração de saturação aumenta com a redução da temperatura da água (COLISCHONN & TASSI, 2008). O termo pH representa a concentração de íons hidrogênio em uma solução. Na água, este fator é de excepcional importância, principalmente nos processos de tratamento.

Material e métodos

A área de estudo foi o reservatório da Usina Hidrelétrica de Tucuruí,Foram realizadas quatro campanhas em intervalo trimestral, durante o ano de 2015 As amostras foram coletadas em 16 pontos amostrais. As coletas de água foram realizadas trimestralmente. As coletas de água foram efetuadas através de garrafa modelo "Van Dorn" (volume de 5 litros), obedecendo a critérios preconizados pela CETESB (1988). As amostras destinadas ao ensaio dos metais foram feitas no Laboratório de Química Analítica e Ambiental - LAQUANAM/UFPA. Após o envio das amostras para Belém estas foram acondicionadas em geladeiras no LACEN-ELETRONORTE para posterior tratamento e análise. As amostras de água foram levadas e resfriadas para o laboratório, e filtradas em membranas tipo GFF (Millipore 0,45 mM) utilizando sistema de filtração a vácuo. A transparência foi medida através de um disco de Secchi. As demais variáveis foram medidas imediatamente após a coleta da água, utilizando sondas multiparamétricas. Todas as variáveis, com exceção da transparência, foram medidas nos três estratos de profundidade.Parâmetros físico-químico como transparência, OD, pH, Temperatura foram medidos in situ. A analise dos metais foi feita utilizando o Espectrômetro de emissão ótica com plasma indutivamente acoplado (ICP-OES) modelo Vista Pro, O mercúrio nas amostras de água foi analisado por um Analisador Direto de Hg – DMA-80, para cada análise de amostra de água foram utilizados 100 µL da amostra filtrada em membrana 0,45 μm (Whatman Ltd.) e colocada sem abertura no DMA-80, todas as análises foram feitas em triplicata. As concentrações de clorofila a foram determinadas no espectrofotômetro, por meio das leituras nas densidades ópticas obtidas em três comprimentos de onda definidos (664, 665 e 750 nm).

Resultado e discussão

O resultado do cálculo de IVA foi identificado a partir da equação 1, através de seu resultado podemos classificar as categorias de qualidade: ótima, boa, regular, ruim e péssima conforme a Tabela 1. Uma forma de adaptar o IVA para uma determinada região é utilizar a estatística multivariada para justificar a entrada ou saída de um parâmetro do cálculo de IVA. Além de considerar as observações das características de cada corpo d’água. IVA = (IPMCA x 1,2) + IET (Equação 1) De acordo com a Legislação Estadual (Regulamento da Lei 997/76, aprovado pelo Decreto Estadual 8468/76) e Federal (Resolução CONAMA 357/05), a proteção das comunidades aquáticas está prevista para corpos d'água classificados nas classes 1, 2 e 3, sendo, portanto, pertinente a aplicação do IVA somente para esses ambientes. Na Tabela 2 são apresentados os valores possíveis de IVA, a partir dos valores do IET integrados com os do IPMCA. Na Tabela 3 são apresentados os índices calculados para o reservatório de Tucuruí, onde foi classificado como ÓTIMO na média anual, de acordo com o preconizado pela CETESB,2010 conforme a Tabela 1.

tabelas 1 e 2

Tabela 1 – Categoria de qualidade para IVA; Tabela 2 – Cálculo do IVA integrando os valores do IET com os valores do IPMCA

tabela 3

Tabela 3 – IVA – UHE-Tucuruí

Conclusões

Os resultados observados nas coletas das amostras de água de forma geral, todos os parâmetros estiveram de acordo com os valores estabelecidos pela resolução 357/2005 do CONAMA. O objetivo deste trabalho de avaliar a qualidade das águas para fins de proteção da vida aquática foi alcançado. O reservatório de Tucuruí foi classificado como ÓTIMO de acordo com o estabelecido pela CETESB, 2010. Esta pesquisa foi realizada em parceria com o Programa Eletronorte de Pesquisa e Desenvolvimento – PEPD. O IPMCA - Índice de Variáveis Mínimas para a Preservação da Vida Aquática, e IET - Índice do Estado Trófico modificado serão apresentados em outro trabalho.

Agradecimentos

Agradecemos à parceria do LAQUANAN/UFPA, LACEN/ELETRONORTE e PIBIC/UFPA, assim como todos da equipe, em especial à minha orientadora pela paciência e por acreditar em

Referências

ANA - AGÊNCIA NACIONAL DAS ÁGUAS. Panorama da Qualidade das Águas Superficiais no Brasil, Caderno de Recursos Hídricos, Brasília, SPR. 2006.

APHA; AWWA; WEF. Standard methods for the examination of water and wastewater: online. Washington, DC, c2006. Disponível em: http://www.standardmethods.org/store>. Acesso em: fev.2014.

CETESB - COMPANHIA DE TECNOLOGIA DE SANEAMENTO AMBIENTAL. Amostragem e monitoramento das águas subterrâneas – Norma CETESB, 1988.

CETESB. Variáveis de qualidade da água. Disponível em <http://www.cetesb.sp.gov.br/Agua/rios/variaveis.asp> acesso em 10/01/2010.

COLLISCHONN, W. ; TASSI, R. Introduzindo Hidrologia. Rio Grande do Sul. UFRGS, 2008.

CONAMA (CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE). RESOLUÇÃO No. 357. Ministério do Meio, 2005

ZAGATTO, P.A.; BERTOLETTI, E. (Eds.). Ecotoxicologia Aquática – Princípios e Aplicações. 1 ed. São Paulo, SP, Brasil. Editora Rima, 2006. p.347-382.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará