Superação dos desafios da Política dos 3R´s na educação utilizando a abordagem CTSA

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Iniciação Científica

Autores

Correa, C.P. (IFSUDESTEMG) ; Mauricio, S.C. (IFSUDESTEMG) ; Garcia, J. (IFSUDESTEMG) ; Barbosa, E.P. (IFSP) ; Toledo, T.A. (IFSUDESTEMG) ; Vieira, E.R. (IF SUDESTE MG) ; Barbosa, D.B.A. (IF SUDESTE MG)

Resumo

Esta pesquisa propõe um debate que contextualize os desafios da aplicação da Política dos 3R´s na educação, utilizando a abordagem CTSA. Neste ínterim, a mesma proporciona uma reflexão sobre a ênfase no “Reciclar”, além do questionamento sobre a defasagem do estudo da Química Ambiental na educação brasileira, objetivando a formação de cidadãos mais críticos em relação ao seu meio ambiente. A utilização da relação entre os 3R´s e a CTSA afoita o interesse dos discentes, pois se lida com temas presentes no cotidiano, proporcionando uma pesquisa mais produtiva para ambos os lados.

Palavras chaves

Política dos 3R´s; CTSA; Ensino de Química Ambient

Introdução

O aumento do volume de lixo no meio ambiente tem sido assunto em diversas disciplinas abordadas nas escolas. Este tema está relacionado com a Política dos 3R´s, e também com a abordagem CTSA. Este trabalho foi fundamentado a partir da proposta da Política dos 3R´s, que consiste em um plano nacional para redução do volume do lixo, estipulado em 1992, a partir dos princípios de “Reciclar, Reduzir e Reutilizar”, objetivando o total equilíbrio entre estes três princípios. Além disso, para fazer a relação entre o tema proposto e o cotidiano dos estudantes, utilizamos a abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA), que consiste em uma proposta didática utilizada como uma forma de se compreender as inter-relações entre seus quatro aspectos, visando à introdução de concepções do cotidiano do estudante no seu desenvolvimento científico e tecnológico (BORGES et al, 2010). Conquanto, nota-se que muitas escolas quando trabalham os 3R´s com seus alunos, enfatizam o termo “Reciclar” em atividades que visam chamar a atenção do discente para o cuidado com o meio ambiente. Está implícito nesta visão o modo como vivemos em sociedade. Dessa forma, por quais motivos tais, assim como todo o contingente social, não empregam a ação “Reduzir” ou “Reutilizar”? Destarte, é com este questionamento que visamos estimular, através da disciplina Química, a preocupação dos estudantes com os graves impactos ambientais e sociais que estamos vivenciando (LAYRARGUES, 2002). Com esta pesquisa, nos proporcionou uma ampliação sobre os fatores que influenciam na implementação desta política, assim como analisar sua presença no conhecimento dos discentes.

Material e métodos

O projeto foi ministrado em 2 turmas do 3º ano do ensino médio no IFSudesteMG- JF, totalizando uma amostragem de 42 alunos. Inicialmente houve uma reunião com os professores de química e geografia, objetivando uma melhor organização e desempenho da proposta educacional. A metodologia escolhida para abordagem com foco na Política dos 3R´s em sala de aula foi um debate visando proporcionar uma maior liberdade para os alunos, permitindo que estes tenham autonomia em suas opiniões, críticas e questionamentos. O debate consistiu em uma reflexão sobre a aplicação da Política dos 3R´s na educação e sociedade em geral, de forma igualitária, de cada um dos “R´s”. Houve também um grande questionamento sobre a defasagem da educação da Química Ambiental nas escolas e a ênfase no Reciclar, respectivamente. Atualmente, a prática educativa corrente se insere na lógica da metodologia da resolução de problemas ambientais locais de modo pragmático, tornando a reciclagem do lixo uma atividade-fim, ao invés de considerá-la um tema- gerador para o questionamento das causas e consequências da questão do lixo (LAYRARGUES, 2002). Por conseguinte, os temas debatidos foram construídos de acordo com o referencial teórico (MARCON,et.al., 2014) e foi utilizado a disposição em “U” dos discentes em sala (MUNSBERG, et.al., 2014), porquanto esta facilita a circulação do professor e o contato direto com cada estudante sempre que necessário, auxiliando na observação e avaliação no processo de ensino- aprendizagem. Destarte, ao final de cada debate, houve a aplicação de questionários, os quais foram elaborados a partir de metodologias descritas por Günther (2003) e eram constituídos por questões de punho específico e pessoal que visavam a investigação do conhecimento dos alunos sobre a Política dos 3R´s.

Resultado e discussão

A partir das observações ao longo do debate e análises dos questionários aplicados, observamos que uma grande parcela dos alunos demonstrou pouco ou nenhum conhecimento relacionado aos assuntos da Química Ambiental, e quando questionados em relação a Política dos 3R´s, só tinham o conhecimento básico do Reciclar. Ademais, quando perguntamos se tinham preocupações em relação ao meio ambiente em seu cotidiano, 33 dos 42 alunos responderam que não. Ao longo do debate, percebemos que grande parte dos alunos tiveram um grande interesse pelo tema. Muitos deles elaboraram questionamentos e observações enriquecedoras. A disposição em “U” teve uma grande influência nesse processo, deixando os alunos instigados com o contato direto com o professor e mais livres para os questionamentos com os próprios colegas de turma.

Conclusões

A partir da análise dos dados obtidos percebemos o quão enriquecedor foi tal pesquisa para nós. Notamos que a maioria dos alunos não haviam refletido sobre nossos questionamentos. Este trabalho contribui não só para os conhecimentos de discentes mas também para os docentes uma vez que traz questionamentos não habituais ao ambiente da Química, sendo este, portanto, um tema que deve ser cada vez mais estudado e difundido entre a sociedade, de um modo geral, e comunidade escolar, em particular.Neste ínterim, o principal caminho para a redução dos problemas ambientais é a Educação Ambiental.

Agradecimentos

IF Sudeste MG – Campus Juiz de Fora e fAPEMIG pela bolsa concedida

Referências

JACOBI, P. Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade. Caderno de pesquisa, vol. 113: p. 192. São Paulo: Fundação Carlos Chagas: março 2003.
GÜNTHER, H. (2003). Como Elaborar um Questionário (Série: Planejamento de Pesquisa nas Ciências Sociais, No 01). Brasília, DF:UnB, Laboratório de Psicologia Ambiental. URL: www.psi-ambiental.net/pdf/01Questionario.pdf.
LAYRARGUES, P.P. O cinismo da reciclagem: o significado ideológico da reciclagem da lata de alumínio e suas implicações para a educação ambiental. In: LOUREIRO, C.F., LAYRARGUES, P.P. & CASTRO, R.S. (Org.) Educação Ambiental: repensando o espaço da cidadania. São Paulo: Cortez, 2002. p. 179-219.
MUNSBERG, J. A. S.; FELICETTI, V. L. A Sala de Aula como Espaço de formação Mútua dos Sujeitos. In: 6º Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Educação Comparada, 2014, Bento Gonçalves. Processos de Privatização da Educação. Porto Alegre: ediPUCRS, 2014. v. 1. p. 1-13.
MARCON, G. T. G.; ANDRADE, M. C. K.; VENERAL, D. C. Os desafios da Educação Ambiental frente à Política Nacional de Resíduos Sólidos. Revista Meio Ambiente e Sustentabilidade | vol.5 n.3 | jan/jun 2014.
Borges, C. O. et al; Vantagens da Utilização do Ensino CTSA Aplicado à Atividades Extraclasse. XV Encontro Nacional de Ensino de Química (XV ENEQ), 2010.

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