UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: refletindo a cerca do projeto integrador do IFRN

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Iniciação Científica

Autores

Lourenço, T.O. (IFRN) ; Souza, J.B. (IFRN) ; Ferreira, E.J. (IFRN) ; Souza, L.G.S. (IFRN)

Resumo

O trabalho tem por objetivo refletir acerca das experiências vividas no Projeto Integrador do IFRN, para a formação dos licenciandos em química do campus Ipanguaçu/RN. O Projeto Integrador foi realizado em uma escola pública e buscou articular teoria e prática, se constituindo como um espaço de pesquisa e formação. Para tanto, foi feito também um levantamento bibliográfico, a partir dos estudos realizados nas disciplinas de Didática, Projeto Integrador e Estágio I. Como contribuições elencam-se a experiência do projeto na formação docente dos estudantes de licenciatura; a importância de estratégias de ensino diversificadas e lúdicas, a pesquisa como um meio indispensável na formação do educador e a interdisciplinaridade como um caminho possível para romper com práticas fragmentadas.

Palavras chaves

Projeto Integrador; Formação Docente; Interdisciplinaridade

Introdução

O trabalho aborda uma experiência de formação docente dos licenciandos em Química vivenciada no projeto integrador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). De acordo com o Projeto Político Pedagógico do Instituto, o Projeto Integrador (PI) se constitui como uma estratégia metodológica que objetiva articular teoria e prática, ressignificando o processo de ensino aprendizagem. Parte de uma análise crítica da realidade dos indivíduos, visando trabalhar de forma interdisciplinar os conteúdos de diferentes disciplinas. Sabemos que a escola é organizada por disciplinas, no entanto, o que observamos é uma divisão que tem causado fragmentação e descontextualização dos conhecimentos, como se cada disciplina trancafiasse seus saberes, sem permitir nenhum tipo de diálogo com as outras áreas. Tal divisão gera, muitas vezes entre os estudantes, um entendimento de que o conhecimento é algo estático, abstrato e acabado. Consideramos que uma das alternativas para superar essa disciplinaridade pode ser encontrada no projeto integrador, já que se trata de uma metodologia de ensino e aprendizagem que visa proporcionar a interdisciplinaridade. O PI assume um papel fundamental na formação docente, por possibilitar aos licenciandos experimentar os desafios da docência e pensar estratégias metodológicas condizentes com as demandas da escola. Além de vivenciar o protagonismo, os estudantes conhecem também os desafios do professor. Diante destas considerações, afirmamos a importância de refletirmos acerca das aprendizagens construídas nos projetos integradores. É um espaço de formação, que toma por base a realidade da escola pública e proporciona aos estudantes problematizar a relação teoria e prática e experimentar os desafios da profissão docente.

Material e métodos

A pesquisa de natureza teórico e prática apresenta as experiências dos estudantes da Licenciatura em Química, proporcionadas pelo projeto integrador do IFRN campus Ipanguaçu/RN, realizado nos dias 25 e 26 de abril de 2016. O projeto foi realizado na Escola Estadual Manoel de Melo Montenegro (EEMMM) no município de Ipanguaçu/RN envolvendo cerca de 160 alunos do Ensino Médio do turno matutino, bem como, a comunidade escolar, incluindo professores, supervisores e diretor. Para tanto, foi realizado também um estudo bibliográfico propiciados pelas disciplinas do curso de Química, como Didática, Projeto Integrador e Seminário de Orientação de Estágio I, além de leituras do Projeto Político Pedagógico do IFRN.

Resultado e discussão

Esse trabalho proporcionou aos Licenciandos em Química do IFRN – campus Ipanguaçu, compreender e evidenciar a relevância dos PI, na matriz curricular dos cursos de licenciatura, para a formação docente, tendo em vista, um grande déficit no que diz respeito às experiências dos graduandos nas escolas, já que muitas vezes, esse primeiro contato se restringe às disciplinas do estágio. Ao trabalhar a temática “LIXO - Pensando globalmente, agindo localmente”, foi possível observar em primeira instância a presença da comunidade escolar para ouvir e discutir em uma mesa redonda na Câmara dos Vereadores em Ipanguaçu sobre o tema apontado. Na oportunidade ficou perceptível a disponibilidade, o envolvimento e a participação da grande maioria para compreender os problemas ambientais que acontecem no planeta, voltados para a sua comunidade local. No segundo momento foi realizada junto à escola uma gincana, que tinha como proposta os assuntos abordados na disciplina de Química. Embora entendida como uma disciplina de caráter muito abstrato, procuramos apresentá-la de uma forma lúdica. Tal proposta trouxe como resultados alunos engajados e participativos, capazes de resolver os problemas que foram propostos nas atividades, utilizando maneiras criativas. Afirmamos que essa experiência nos proporcionou desenvolver uma relação interpessoal com os alunos, o que consideramos essencial para a construção do conhecimento, além de vivenciarmos uma experiência interdisciplinar. Para Heloísa Luck a interdisciplinaridade é “o processo que envolve a integração e engajamento de educadores, num trabalho conjunto, de interação de disciplinas do currículo escolar entre si e com a realidade, de modo a superar a fragmentação do ensino, objetivando a formação integral dos alunos” (LUCK,1994, p. 64).

Conclusões

O PI possibilitou aos licenciandos em Química, uma visão mais complexa sobre a formação docente. A elaboração, o planejamento e a concretização do projeto, contribuiu de forma positiva para que pudéssemos nos aproximar da escola, das vivências dos alunos, bem como por identificar a escola como um espaço de pesquisa e formação. Esta experiência nos demonstrou também, que o professor não é apenas aquele que se dispõe a atuar em sala, mas, alguém que é responsável por desenvolver atividades dinâmicas, aprimorar o conhecimento da disciplina e contextualizar os conteúdos com a realidade do alunado.

Agradecimentos

À E.E.M.M.M, a qual concedeu o espaço para aplicar o PI, aos discentes da mesma, aos professores de Projeto Integrador, Didática e à Professora Louize Gabriela.

Referências

CASTRO, José de; BIELLA, Jaime. Interdisciplinaridade: riscos, desafios e encontros. Natal: SESI, 2010.

IFRN. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Projeto Político Pedagógico – PPP. 2012. Disponível em: <http://portal.ifrn.edu.br/institucional/arquivos/documento-base-do-ppp > Acesso em: 29 de julho de 2016.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará