IMPACTOS NOS RECURSOS HÍDRICOS DA ZONA COSTEIRA AMAZÔNICA: O CASO DE RESEX MÃE GRANDE CURUÇÁ

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Iniciação Científica

Autores

Costa, M. (UFPA) ; Cãnete, V. (UFPA) ; Freitas, H. (UFPA) ; Pereira, S. (UFPA) ; Oliveira, A. (UFPA) ; Silva, C. (UFPA) ; Santos, D. (UFPA)

Resumo

O nordeste do estado do Pará, é detentora de um riquíssimo ecossistema costeiro, é uma zona de transição entre ambientes aquático e terrestre com uma grande biodiversidade. Criada em 2002, A Reserva Extrativista Mãe Grande de Curuçá é uma das UC nacionais de uso sustentável - cujo objetivo é conciliar a manutenção dos meios de vida da população local que vive na sua área à conservação de recursos naturais renováveis. Este trabalho teve como objetivo realizar um levantamento dos problemas de poluição nos corpos hídricos que podem afetar a Resex. Através de questionários foi possível fazer o levantamento dos principais problemas locais e sugerir alternativas, como a discussão com a população local sobre os impactos causados e como preveni-los, através de medidas mitigadoras e preventiva.

Palavras chaves

Recursos hídricos; conservação; reserva extrativista

Introdução

As zonas costeiras constituem-se em um dos biomas com maior biodiversidade no território brasileiro (PRATES & LIMA, 2009). A costa Atlântica do nordeste paraense, composta por 40 municípios e com uma extensão de aproximadamente 500 km onde estão incluídos no Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro (SILVA, 2011) é uma região rica em biodiversidade, sendo nesta região que se localiza uma área de preservação nacional, a Reserva Extrativista Mãe Grande de Curuçá. A Resex “Mãe Grande” compreende um território de 37 mil hectares e é considerada uma das reservas mais importantes da costa amazônica por fornecer recursos naturais para 52 comunidades tradicionais de pescadores e agricultores (FIGUEIREDO et al., 2009). O mangue é uma vegetação dominante que se destaca pela importância na manutenção e equilíbrio do meio ambiente Aliado ao crescimento demográfico, à exploração desmedida dos recursos, ao desmatamento da vegetação nativa, à especulação imobiliária e finalmente a poluição de todas as formas pela ação antrópica, vem causando danos de forma irreparáveis ao meio ambiente costeiro, inclusive à sobrevivência da população local. Os projetos socioambientais ou econômicos desenvolvidos e aplicados para a região precisam ser revistos e condicionados à realidade, aplicando a sustentabilidade de forma prática e consciente já que se trata de um ambiente extremamente frágil e de difícil recuperação. Os tipos de impactos ambientais são vários e precisam ser identificados quanto a análise de degradação, sendo importante também se conhecer a origem e a extensão do impacto ambiental. A proposta deste trabalho foi identificar os impactos ambientais ocorridos na Resex no nordeste paraense, a sua origem e extensão para que se produzam dados uteis para prevenção e preservação dos recursos

Material e métodos

Através de levantamentos bibliográficos sobre os aspectos geográficos na região em que se situa a Reserva Mãe Grande de Curuçá o arranjo metodológico para este estudo se deu da seguinte maneira; a) Para identificar os impactos ambientais ocorridos na região da reserva foram escolhidos três temas para apreciação popular, através de pesquisa em campo; Contaminação nos recursos hídricos, impactos de grandes projetos e influência nos usos dos recursos da reserva; b) A pesquisa em campo para se conhecer o tema, se deu em formulário contendo as três propostas direcionadas para pescadores e extrativistas da reserva num total de 20 entrevistados. Para cada tema foi anexado questionários para que se identificasse que tipo de anomalias ou alteração ocorrida no meio ambiente, uma análise da degradação. Além da pesquisa foi utilizado registro fotográfico para melhor esclarecimento e fundamentos.

Resultado e discussão

Foram aplicados questionários aos usuários da Resex. Aonde 60 % dos entrevistados são pescadores e usam esta atividade na sua subsistência, 40 % são extrativistas e que relatam que utilizam todos os recursos disponíveis na Resex. 98 % dos entrevistados mostraram que tem conhecimento do que é a Resex e para que ela foi criada. 100 % dos entrevistados mostraram que possuem conhecimento sobre a implantação dos grandes projetos para a região. 100 % afirmam que tem conhecimento dos impactos causados por estes projetos nos ecossistemas locais. Mas somente 10 % relataram que afetaria a vida aquática com a mortandade de peixes e mariscos. Na tabela 1 se encontram os resultados encontrados para os impactos observados na Resex Mão Grande Curuçá. Segundo Sardinha et al. (2010) a avaliação dos impactos podem ser observado na tabela 2. Nos locais 1, 2 e 4 os impactos foram classificados com pouco impacto, já no local 3 os impactos foram classificados como moderados. Neste local pode-se observar às proximidades do núcleo urbano o lançamento de esgoto não tratado, o lixo e outras atividades antrópicas que podem estar causando a redução da qualidade ambiental no local. Quando se perguntou aos entrevistados qual seu posicionamento em relação a estes projetos 90 % dos entrevistados se mostraram contra a implantação do Porto na Resex no entanto não souberam justificar sua resposta, 10 % disseram que são contra porque haveria muitos impactos na região. Foi possível observar que a população local necessita ser esclarecida quanto aos impactos causados pelos grandes projetos que estão sendo planejados para sua implantação na região e que as empresas interessadas precisam ser intimadas a dar esclarecimentos a população pelo do Ministério Público através de audiências públicas e outros meios.

Tabela 1. Indicadores de impactos e índice de avaliação ambiental simp



Tabela 2. Intervalos de valores e classificação de impactos dos indica

Fonte: Sardinha et al., 2010

Conclusões

Foi possível concluir que na análise das amostras de água, a pesquisa de campo e o registro fotográfico, demonstraram que o mais grave impacto ambiental é a contaminação dos recursos hídricos que ocorrem nas águas das áreas costeiras. O procedimento correto e eficaz para se tentar pelo menos amenizar essa questão é o devido tratamento das várias formas de poluição que existem e que avançam nas zonas costeiras uma das alternativas é a construção de estações de tratamento de esgoto e o constante monitoramentos destas áreas, tanto dos órgãos do governo, quanto fiscalizadas pela própria comunidade

Agradecimentos

Agradeço ao PIBIC-PE/UFPA, pela bolsa assim como todos da equipe do projeto das RESEXs marinhas do salgado paraense, em especial à equipe do LAQUANAM.

Referências

REFERÊNCIAS
FARRELL, T.A.; MARION, J.L. The protected area visitor impact management (PAVIM) framework: a simplified process for making management decisions. Journal of sustainable tourism, 10(1):31-51, 2002.
FIGUEIREDO, E. M.; FURTADO, L. G.; CASTRO, E. R. Trabalhadores da Pesca e a Reserva Extrativista Marinha Mãe Grande de Curuçá - PA: Impactos Socionômicos da Rodovia PA-136. Amazônia: Ci. & Desenv. 5(9):231-252, 2009.
GRAEFE A.R.; KUSS, F.R.; VASKE, J.J. Visitor impact management – The planning framework. Washington (D.C.): National Parks and Conservation Association, 1990.
MEJÍA, F.G.; CARVAJAL, A>M.; PATIÑO, J.I.R. Design of a visitor impact management system for SCUBA diving areas in San Andres Island (Colombia). Faculdade del Ciencias Ambientales Administración del Medio Ambiente, 2002;
PRATES, A. P. L.; LIMA, L. H. Biodiversidade Costeira e Marinha. Disponível em <www.mma.gov.br/estruturas/chm/_arquivos/biodivbr.pdf>, acesso em 13/06/2016.
SARDINHA, D. S.; CONCEIÇÃO, F. T.; GODOY, L. H. Índice simplificado na avaliação de impacto ambiental nos recursos hídricos da bacia hidrográfica do Ribeirão do Meio, Leme, São Paulo, Brasil. Augmdomus, 2:82-97, 2010.
SILVA, S.T. Planejamento urbano na zona costeira. Anais do XIV Congresso Nacional do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito, Fortaleza, 2011.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará