MINICURSO DE SEGURANÇA DE LABORATÓRIO NA E. E. MANOEL DE MELO MONTENEGRO

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Iniciação Científica

Autores

Bezerra, D.R.S. (IFRN - CAMPUS IPANGUAÇU) ; Gomes, K.K.A.C. (IFRN - CAMPUS IPANGUAÇU) ; Menezes, M.L.S. (IFRN - CAMPUS IPANGUAÇU)

Resumo

Trabalhar segurança de laboratório é de suma importância para o desenvolvimento das atividades relacionadas às práticas de ensino no que tange aos experimentos químicos. Sabe-se que, o conhecimento empírico é extremamente relevante para a compreensão de alguns conteúdos considerados com maior teor de complexidade no âmbito das ciências naturais. Se faz necessário, portanto, instigar nos alunos senso de responsabilidade individual e coletiva para que haja resultados satisfatórios no sentido de alcançar os objetivos de aprendizagem.

Palavras chaves

PIBID; Química; Segurança de laboratório

Introdução

Articular as ações entre teoria e prática é de suma importância para o ensino de Química. O laboratório de ciências configura-se um espaço significativo para o desenvolvimento de práticas pedagógicas. Entretanto, se faz necessário que sejam tomadas precauções quanto aos diversos riscos de acidentes que podem acontecer nesse ambiente. De acordo com o conselho regional de Química, “a montagem do laboratório deve incluir todos os requisitos de segurança.” (OLIVEIRA et al, 2007 p. 1). Portanto, é extremamente relevante que sejam estabelecidas normas rígidas de segurança para o desenvolvimento de atividades de práticas de pesquisa dentro do laboratório de ensino e de aprendizagem. Nessa perspectiva, os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) que atuam na Escola Estadual Manoel de Melo Montenegro (EEMMM), desenvolveram um minicurso sobre segurança de laboratório com os alunos de Ensino Médio da referida escola, para que assim, pudessem dar início às monitorias práticas planejadas com o professor da disciplina de Química.

Material e métodos

Os bolsistas do PIBID fizeram uma revisão bibliográfica, selecionando artigos relacionados ao assunto, escolhendo as principais orientações adotadas em laboratórios escolares. Baseados nas normas de laboratório estabelecidas por órgãos de regulamentação competentes, produziu-se uma apresentação em slides para demonstrar de forma clara, com imagens e vídeos, como as normas deveriam ser seguidas dentro daquele espaço. Para aplicabilidade de tais orientações numa prática experimental, escolheu-se a titulação. Os bolsistas utilizaram todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) recomendados, além de seguirem as normas com rigorosidade.

Resultado e discussão

Com a apresentação do minicurso segurança de laboratório, os bolsistas conseguiram viabilizar a ida dos estudantes a um ambiente de construção de conhecimento de grande importância para o ensino de Química, pois possibilita a articulação entre teoria e prática. Além de conhecer o espaço, a atividade possibilitou a compreensão por parte dos educandos acerca da postura adequada que deve ser mantida neste ambiente, visto que existem reagentes perigosos e que precisam ser manuseados com segurança, além das vidrarias que podem se tornar objetos de risco se não forem manipuladas apropriadamente.

Conclusões

A partir do que foi abordado, compreende-se que professores, monitores, alunos e demais pessoas que estejam envolvidas em atividades dentro do laboratório de ensino, devem estar devidamente treinadas e conscientes dos riscos que permeiam o espaço quando utilizado de forma trivial. Apesar da importância dos laboratórios enquanto subsídios pedagógicos e de se fazer necessário, sempre que possível, promover a vivência dos educandos nesse ambiente de práticas de pesquisas científicas, não se pode descuidar das normas estabelecidas para que os trabalhos empíricos, além de produzir conhecimentos científicos, venham gerar nos atores envolvidos, senso de responsabilidade partindo do individual para o coletivo.

Agradecimentos

Referências

OLIVEIRA, Celia Maria Alem de; et al. Guia de laboratório para o ensino de Química. São Paulo, 2007.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará