ATRIBUTOS FISICO-QUIMICO DE FRUTOS DE BACURIZEIROS (Platoniainsignis Mart) NO ESTADO DO MARANHÃO

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Iniciação Científica

Autores

Justino, M.N. (IFMA) ; Marques, J.C. (IFMA) ; Melo, A.L.M. (IFMA) ; Matos, J.M. (IFMA) ; Lima, C.N.S. (IFMA) ; Abreu, L.S. (IFMA) ; Nascimento, D.S.B. (IFMA) ; Muniz, R.A. (IFMA) ; Marques, G.E.C. (IFMA)

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi realizar a determinação de atributos físico- químicos de frutos de bacurizeiros nativos localizados em comunidades rurais no município de Morros - MA. Foram coletados frutos em plantas nativas, retirando-se as polpas de forma artesanal e as conservando através do processo de liofilização. Para as analises físicas foi determinado o comprimento e a largura com uso de paquímetro. Já as analises químicas obteve-se os teores de proteína, lipídios, carboidratos, resíduos minerais, pH, ATT e STT. Os frutos de bacurizeiros analisados demonstraram um formato arredondado e teores médios de proteínas de 6,7%, de lipídios 23,71%, resíduos minerais de 5,49%, carboidratosde 54,09%, STT de 14,57 %, pH de 3,5 e ATT de 2,93 % Ac.

Palavras chaves

Bacuri; composição química; morfologia

Introdução

O Estado do Maranhão existem diversas espécies frutíferas de ocorrência natural, nativas ou domesticadas que contribuem para uma riqueza de biodiversidade (ARAÚJO et al., 2010). O bacuri (Platoniainsignis Mart) é uma espécie nativa distribuída nas regiões da Pré-Amazônia Maranhense, Baixada Maranhense e nos Cerrados do extremo sul do Baixo Parnaíba (SOUZA et al., 2000). O fruto de bacuri pode ser consumido naturalmente ou na forma processada, especialmente como polpa congelada, sorvetes, bebidas dentre outros. Ocupa uma posição de destaque na preferência dos consumidores, especialmente, em Belém-PA, São Luís-MA e Teresina-PI, enquadrando-se, juntamente com o açaí, o cupuaçu, a pupunha, o abacaxi e a graviola, como os de maior aceitação (CLEMENT; VENTURIERI, 1990). Além disso, segundo Yamaguchi et al., (2014) a espécie têm sido frequentemente citado pelas suas amplas possibilidades de usos nas indústrias de alimentos e madeireira nos último anos. Apesar da sua importância social e do elevado potencial econômico pouco tem sido feito para o conhecimento e uso da espécie a fim do desenvolvimento de cultivares ou de práticas adequadas de cultivo e manejo (SOUZA et al., 2011). Assim como, necessita-se identificar melhores possibilidades de usos a partir de suas características químicas e físicas diante da grande abrangência territorial, da influência de clima e solo e das variações genéticas. Portanto, este trabalho teve por objetivo realizar a determinação de atributos físico-químicos de frutos de bacurizeiros nativos localizados em comunidades rurais no município de Morros - MA.

Material e métodos

Foram coletados 30 (trinta) frutos maduros de diferentes matrizes de plantas de bacurizeiros nativos encontrados em comunidades tradicionais pertencentes ao município de Morros-MA. Os frutos foram colhidos após a queda natural dos frutos, que configura o período de maturação ideal dos frutos. As amostras foram transportadas em caixas térmicas e analisadas no Laboratório de Alimentos do IFMA, Campus Monte Castelo. As polpas foram retiradas de forma artesanal para manutenção de suas propriedades e imediatamente liofilizada. Para as analises químicas foram realizadas determinações de pH, sólidos solúveis (°Brix), proteína, lipídios e resíduos minerais, de acordo com técnicas descritas pelo INSTITUTO ADOLFO LUTZ (2008). Nas análises morfológicas foram realizadas as determinações de comprimento e diâmetro dos frutos com uso do paquímetro.

Resultado e discussão

Os frutos de bacurizeiros analisados demonstraram um comprimento médio de 82 mm (±0,31) e diâmetro 103,9 mm (±0,35), configurando-se como frutos de formato arredondados. Em comparação a frutos de outros genótipos analisados no Estado do Maranhão, os frutos estudados são maiores, podendo influenciar diretamente no rendimento de polpa/fruto (CARVALHO et al., 2008). Já para as características químicas os frutos estudados apresentaram teores médios de proteínas de 6,7% (±1,9), de lipídios 23,71% (±6,87), resíduos minerais de 5,49% (±2,18), carboidratos de 54,09% (±3,1), Sólidos Solúveis (°Brix) de 14,57 (±2,63), pH de 3,5 (±0,25) e ATT de 2,93 (±0,8). Os teores encontrados estão acima dos valores descritos por outros autores de acordo Bezerra et al (2005), semelhantes aos teores para Brix, pH e ATT em Santos et al (2013). O Brix elevado nos frutos do bacuri é constituído principalmente por açucares redutores (Bezerra et al., 2005). A acidez elevada é uma característica desejável para indústria de alimentos, por que favorece a conservação da polpa pela dificuldade de infestação de microrganismo. As características físico-químicas encontradas mostram o efeito da variabilidade dos genótipos analisados, assim como, do efeito no ambiente.

Conclusões

Os frutos de bacurizeiros analisados possuem formato mais arredondado e uma composição química com teores elevados que influencia a qualidade das polpas, o processo de conservação e uso para obtenção de diversos subprodutos alimentares. Portanto, este estudo contribuiu para gerar mais conhecimento sobre a espécie e mostrou a influência genotípica e do ambiente na qualidade dos frutos.

Agradecimentos

Ao programa de Iniciação Científica PIBIC / IFMA/FAPEMA. Ao Núcleo de Estudos em Agroecologia financiado pelo CNPq, MCTI, MAPA, MDA.

Referências

ARAÚJO, J. R.; MARTINS, M. R.; SANTOS, F. N. dos. Fruteiras Nativas-ocorrência e potencial de utilização na agricultura familiar do Maranhão. In: Moura, E. G. Agroambientes de transição: entre o trópico úmido e semi-árido do Brasil. São Luís: UEMA, 257-308, 2010.
BEZERRA, G. de S. A.; MAIA, G.A.; FIGUEREDO, R. W. de; SOUZA FILHO, M. de S. M. de. Potencial agroeconômico do bacuri: revisão. B. CEPPA, v.23, n.1, 47-58. 2005.
CARVALHO, G. E. de V.; SOUZA, V. A B. de.; CUTRIM, F. de A.; COSTA, N. N. F. Características físico-químicas de frutos de bacurizeiros (Platoniainsignis Mart) no estado do Maranhão. In:Anais..XX Congresso Brasileiro de Fruticultura, Vitoria, 2008.
CLEMENTE, C.R; VENTURIERI, G.A. Bacuri e Cupuassu. In: NAGGI, S.; SHAW, P.E.; MORAES, F.H. Native fruit spcies of economic potencial from the brasilian amazon. Angewandt Botanic, v.68, 47-52, 1994.
LUTZ, A. Métodos físico-quimicos de análises de alimentos. 2008. Disponível em: http://www.ial.sp.gov.br/. Acesso em: jan 2013.
SANTOS, P.R. P dos; CARVALHO, R. B. F. de.; COSTA JUNIOR, J. S. da C.; FREITAS, R. M. de.; FEITOSA, C. M. Levantamento das propriedades físico-químicas e farmacológicas de extratos e compostos isolados de Platoniainsignis Mart uma perspectiva para o desenvolvimento de fitomedicamentos. Ver. Brs. Farm. V.94, n.2, 161-168, 2013.
SOUZA, V.A.B.; VASCONCELOS, L.F.L.; ARAÚJO, E.C.E; ALVES, R.E. Bacurizeiro (Platoniainsignis Mart.). Jaboticabal: 72.2000. (Série Frutas Nativas, 11).
SOUZA, V. A. B. de.; ARAUJO, E. C. E.; VASCONCELOS, L. F.L.; LIMA, P.S da C. Variabilidade de características físicas e químicas de frutos de germoplasma de bacuri da região meio-norte do Brasil. Ver. Bras. Frutic. v.23, n.3, 677-683, 2001
YAMAGUCHI, K. K. L.; PEREIRA, C.V. L.; LIMA, E. S. VEIGA JUNIOR, V. F. da. Química e farmacologia do bacuri (Platoniainsignis). ScientiaAmazonia, v.3, n. 2, 39-46, 2014.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará