PIBID: Sistema de monitorias realizado na Escola Estadual Manoel de Melo Montenegro.

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Iniciação Científica

Autores

Silva, F.R. (IFRN) ; Souza, J.B. (IFRN) ; Gomes, K.K.A.C. (IFRN) ; Bezerra, D.R.S. (IFRN) ; Lourenço, T.O. (IFRN) ; Menezes, M.L.S. (IFRN)

Resumo

É notória a dificuldade dos alunos, apresentada na disciplina de Química, visto que a mesma é considerada como uma matéria de difícil compreensão. O trabalho tem por objetivo relatar a experiência dos bolsistas do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), o qual faz parte do programa do Ministério da Educação/CAPES, que atua no campus Ipanguaçu/RN, elencando a proposta de monitorias, aplicada na Escola Estadual Manoel de Melo Montenegro para os alunos do Ensino Médio. Os grupos de bolsistas se dispuseram a auxiliar os alunos tirando dúvidas sobre os conteúdos de Química, dessa forma, observa-se a importância da prática das monitorias para os discentes, os quais se mostraram participativos contribuindo para seu aprendizado.

Palavras chaves

PIBID; Monitorias; Formação docente

Introdução

O sistema de monitoria é bastante utilizado nas Instituições de Ensino Superior, sobretudo nas licenciaturas, com vistas a fomentar a iniciação à docência, por meio de uma metodologia diferenciada partindo do pressuposto de que existem diferentes vias de práticas pedagógicas. A monitoria por sua vez, possibilita aprendizagens em via dupla, ou seja, tanto o monitor, quanto o sujeito que está sendo assistido aprendem concomitantemente. “É fundamental que as atividades do monitor possibilitemo aprofundamento de seu conhecimento teórico-prático.” (SANTOS;LINS, 2007 p.40) O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, vinculado ao IFRN campus Ipanguaçu, tem atuado de forma assídua e interativa na E. E. Manoel de Melo Montenegro com propostas de ações didáticas satisfatórias aos objetivos traçados nos planejamentos pedagógicos. A prática pedagógica, em seu cerne, “necessita assumir um caráter ativo, produtivo e atuante no sentido da renovação e transformação.” (SANTOS; LINS, 2007 p.17) As monitorias, a priori, idealizadas com a finalidade de promover uma vivência participativa dos bolsistas na escola parceira, tomaram dimensões mais amplificadas em que, a procura dos estudantes de Ensino Médio pelas orientações dos universitários aumentava-se consideravelmente. Outrossim, os desafios para os bolsistas que buscavam cada dia mais se capacitarem para atender a demanda. Nessa perspectiva, o sistema de monitoria foi implantado na escola citada e tem se desenvolvido progressivamente.

Material e métodos

A pesquisa foi realizada sob uma perspectiva teórica e prática, em que os bolsistas (PIBID) do curso superior de licenciatura em Química, campus Ipanguaçu/RN, observaram e detectaram algumas dificuldades dos alunos do Ensino Médio da escola parceira em relação a determinados conteúdos considerados complexos na disciplina. As monitorias foram desenvolvidas a partir dos planejamentos que acontecem semanalmente, caracterizando-se uma das praticas docentes realizadas pelos bolsistas. A princípio, a organização se deu de maneira que, os bolsistas dividiram-se formando duplas, as quais visitavam a escola no decorrer de três dias semanais. As monitorias ocorreram principalmente nas semanas que precediam o calendário de provas das turmas contempladas, e aconteceram durante os intervalos de aula. Nos primeiros dias, observou-se pouco interesse por parte dos alunos em procurar os monitores, porém, com o intuito de incentivar os estudantes, os bolsistas insistiram e passaram nas salas de aula convidando aqueles que por ventura tivessem dúvidas acerca dos assuntos abordados pelo professor de Química, mediante a perseverança e entusiasmo dos universitários, a demanda por auxílio na resolução dos exercícios dos livros didáticos ampliou-se, obtendo-se, portanto, êxito no sistema de monitoria.

Resultado e discussão

As monitorias contribuíram tanto para a formação docente dos bolsistas do PIBID, apresentando alternativas de ensino que perpassam os métodos aplicados na aula expositiva, como para os alunos da escola parceira, que são assistidos pelos licenciados, com auxílio em suas dúvidas sobre assuntos de Química Geral. Os benefícios são direcionados para a formação superior de futuros professores, assim como para a formação básica dos alunos de Ensino Médio. O projeto proporcionou ao alunado uma melhor relação de aprendizagem com os conteúdos ministrados em sala de aula. Aos bolsistas promoveu aperfeiçoamentos em atividades inovadoras relacionadas à área docente. A proposta colabora para a construção de relações interpessoais professor-aluno, pois coloca o licenciando frente a frente ao educando, transformando a escola em um ambiente acolhedor. Segundo Müller (2002, p. 276), “a relação professor-aluno é uma condição do processo de aprendizagem, pois essa relação dinamiza e dá sentido ao processo educativo.” Com outras palavras, essas interações são essenciais para que haja uma formação contínua dos vários tipos de conhecimentos, que são fundamentais na construção moral e intelectual dos indivíduos.

Conclusões

Este trabalho possibilitou aos monitores e alunos, criar um espaço de aprendizagem, uma aproximação com os discentes e enriquecendo os saberes dos mesmos. Dessa forma, tornaram-se participativos, relatando de maneira positiva e enriquecedora o seu desempenho nas avaliações.

Agradecimentos

Agradecemos ao IFRN - campus Ipanguaçu pelo incentivo a pesquisa e ao orientador pelo apoio no trabalho.

Referências

SANTOS, Mirza Medeiros dos; LINS, Nostradamos de Medeiros. Monitoria como espaço de iniciação à docência: possibilidades e trajetórias –Natal, RN: EDUFRN – Editora da UFRN, 2007.

MÜLLER, Luiza de Souza. A interação professor – aluno no processo educativo.São Paulo, 2002. Disponível em: <http://www.usjt.br/proex/arquivos/produtos_academicos/276_31.pdf> Acesso em: 10 de agosto de 2016.

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