Café solúvel como revelador de fotos analógicas

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

FEPROQUIM - Feira de Projetos de Química

Autores

Domingues, C.A.P. (OBJETIVO ARUJA) ; Izidoro, G. (OBJETIVO ARUJA) ; Izidoro, N. (OBJETIVO ARUJA) ; Lara, N. (OBJETIVO ARUJA) ; Lee, L. (OBJETIVO ARUJA) ; Nishimura, A. (OBJETIVO ARUJA)

Resumo

Este trabalho tem como objetivo a revelação de fotos analógicas em preto e branco, substituindo os reagentes tradicionais do processo por substâncias do cotidiano, que são menos tóxicas e economicamente viáveis. O processo tomou como base o Caffenol, método de revelação que utiliza como base o café solúvel (Ácido Cafeico) e Vitamina C (Ácido Ascórbico). A metodologia consistiu em testar o melhor tempo de residência do filme no banho revelador, a fim de obter eficiência de nitidez e contraste. Para a revelação dos filmes utilizamos 2 banhos, sendo o primeiro (revelador) formado por Café Solúvel, Vitamina C e Carbonato de Sódio e o segundo (fixador) formado por tiossulfato de Sódio.

Palavras chaves

CAFÉ; FOTOS; VITAMINA C

Introdução

Desde a antiguidade os homens já tinham algum conhecimento relacionado a fotografia, com a descoberta da câmara escura e o escurecimento da prata pela luz, em um processo onde a imagem era projetada em um tecido embebido em soluções de sais de prata fotossensíveis. Esse processo foi se desenvolvendo ao longo do tempo, até que Joseph Nicéphore Niépce consegue registrar a primeira fotografia da história em 1826. Assim como nas outras áreas, a fotografia também sofreu algumas alterações com o desenvolvimento da tecnologia. Entre elas, a substituição da foto analógica pela foto digital, o que possibilitou o acesso à produção fotográfica por grande parte da população. Porém, na fotografia digital perdeu-se a compreensão do processo químico de formação e revelação da imagem, pois as câmeras digitais não utilizam o processo químico de revelação. O objetivo desse trabalho é substituir os reveladores tradicionais, tais como o Metanol (para-metilaminofenol sulfato), Fenidona ( 1-fenil-3- pirazolidona) e a Hidroquinona (1-4 dihidroxibenzeno) que são agressivos e poluentes tanto para ingestão quanto para exposição, por um alternativo, caffenol, que é de fácil acesso e ambientalmente inofensivo, uma vez que é proveniente do café solúvel. O princípio ativo que permite a revelação por esse método é o Ácido Cafeico (Ácido Hidroxinâmico) que atua como o redutor dos sais de prata presente no filme analógico. O café solúvel misturado com o Carbonato de Sódio e Vitamina C (Ácido Ascórbico) torna-se o banho revelador. Nessa formulação, a Vitamina C age como retardador e o Carbonato de Cálcio atua como acelerador. Como fixador, utiliza-se o Tiossulfato de Sódio.

Material e métodos

Materiais: Reagentes: - Tiossulfato de Sódio [Na2S2O3] - Vitamina C - Cebion® (Ácido Ascórbico) - Carbonato de Sódio [Na2SO4] - Café solúvel (Nestle®) - Água destilada Vidrarias e Equipamentos: - Béquer - Bastões de vidro - Tanque de revelação - Rolo de filme para foto analógica 35mm ISO 200 (Kodak®) - Câmera analógica Platinum Snappy QT (Canon®) Métodos: Utilizando uma máquina analógica registramos 36 poses do filme fotográfico ISO 200. Em uma sala escura, adicionamos o rolo no tanque de revelação e reservamos. Para as soluções reveladoras, separamos 4 béqueres (A, B, C e D) e procedemos o preparo das soluções da seguinte forma: Béquer A: 45g de café solúvel em 150mL de água; Béquer B: 24g de Carbonato de Sódio em 150mL de água; Béquer C: 3 comprimidos de Vitamina C em 100mL de água; Béquer D: 4,5g de Tiossulfato de Sódio em 100mL de água. Para a revelação do filme, misturamos os conteúdos dos béqueres A, B e C e colocamos no tanque de revelação. Após o tempo de atuação da mistura, descartamos a mesma e efetuamos 4 lavagens com água destilada. Em seguida, adicionamos a solução de Tiossulfato de Sódio no tanque de revelação e deixamos agir. Descartamos a solução e fizemos 4 lavagens com água destilada. Os negativos revelados permaneceram em secagem por 1 semana. Afim de garantir melhor resolução, testamos diferentes tempos de permanência do rolo de filme nas soluções, variando de 5 a 20 minutos.

Resultado e discussão

Na fotográfica analógica a imagem se forma quando a luz, captada pela abertura da lente, atinge o filme e reduz os íons prata à prata metálica. Por serem pouco sensíveis à ação luminosa (haletos de prata - AgX), o negativo também contem impurezas, tais como sulfetos, que aumentam a sensibilidade. Se três átomos de prata metálica forem produzidos no mesmo ponto, tal ponto ficara visível. O Caffenol atua como redutor da prata, que foi ativada pela luz, reduzindo à sua forma metálica formando a imagem, de acordo com a reação: 2 AgX(s) + C9H8O4(aq) → 2 Ag(s) + C9H6O2(aq) + 2 HX(aq) + O2(g) O fixador (Tiossulfato de Sódio – Na2S2O3) tem o objetivo de eliminar os sais de prata que não se sensibilizaram, e portanto, garantindo a integridade da imagem. Para isso, o sal de sódio reage com o haleto (X-) formando um sal solúvel, segundo a reação: 2 Na2S2O3(aq) + 2 AgX(s) → NaX(aq) + Na3[Ag(S2O3)2](aq) Afim de obter a melhor resolução, variamos o tempo de residência do filme no banho. Começamos a perceber a formação de imagem a partir de 5 minutos de permanência. No entanto a qualidade não foi satisfatória, uma vez que o resultado foi uma foto com pouca nitidez e muito escura. Isso pode ter acontecido pois o caffenol não é um forte redutor. Assim resolvemos aumentar o tempo de permanência do negativo no banho, variando de 3 em 3 minutos. A partir de 9 minutos a resolução das imagens começaram a ser satisfatórias (Figura 1), o que corrobora a hipótese de que, sendo o Ácido Cafeico um redutor fraco, é necessário maior tempo de atuação. A confirmação veio conforme aumentávamos o tempo de atuação, sendo de 15 e 20 minutos o ideal (Figura 2).

ANEXO 1 - PÁTIO DA ESCOLA - ENSINO MEDIO

Foto revelada com tempo de permanecia de 9 minutos

ANEXO 2 - PARQUE DA ESCOLA - ÁREA INFANTIL

Foto revelada com tempo de permanecia de 20 minutos

Conclusões

Por inúmeras questões a fotografia digital substituiu a analógica. Apesar de obsoleto, o método por filmes permite compreender o processo de revelação e formação de imagens, além de servir como base para aplicação de conceitos da eletroquímica. O café pode ser um excelente revelador, uma vez que garante resolução e nitidez das imagens com a mesma qualidade dos reveladores tradicionais, porém com menor custo, utilizando produtos do cotidiano e ambientalmente inofensivo. Assim, o referido trabalho pode ser aplicado tanto como uma ferramenta didática como uma alternativa a métodos tradicionais.

Agradecimentos

A escola por ter possibilitado e fomentado o desenvolvimento de trabalhos extras, tais como este. E ao professor Carlos A. P. Domingues (Carlão) pela sua incansável d

Referências

CORRÊA, J. R.; A EVOLUÇÃO DA FOTOGRAFIA E UMA ANÁLISE DA TECNOLOGIA DIGITAL. 2009 Viçosa – MG.
FILGUEIRAS, C. A. L.; A ESPECTROSCOPIA E A QUÍMICA: Da descoberta de novos elemtnos ao limiar da teoria quântica. QNEsc. Maio 1996.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará