Aproveitamento da semente de cupuaçu para elaboração de brownie

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

FEPROQUIM - Feira de Projetos de Química

Autores

Arruda, A. (IFMT - BELA VISTA) ; Bianchi, L. (IFMT - BELA VISTA) ; Milhomem, Y. (IFMT - BELA VISTA) ; Pouso, L. (IFMT - BELA VISTA) ; Schwingel, J. (IFMT - BELA VISTA) ; Viana, E. (FACENE)

Resumo

Brownie é um doce de chocolate feito num tabuleiro para blocos e partido em pequenos quadrados. O sabor singular dos frutos nativos da Amazônia tem contribuído para sua demanda tanto in natura como na forma industrializada. A semente do cupuaçu desperta interesse econômico por se tratar de material tido como descartável. Além disso, a polpa de cupuaçu ainda é pouco explorada, no entanto apresenta um grande valor nutricional com grande potencial a ser explorado pelas grandes e pequenas empresas. O presente trabalho objetivou desenvolver brownie que utilizasse o cupuaçu como um todo, dessa maneira usou a semente para obter o chocolate e a polpa como cobertura do doce.

Palavras chaves

Brownie; Alimento Sustentável; Chocolate de Cupuaçu

Introdução

O consumo e a comercialização de bolo no Brasil vêm crescendo, principalmente com a tendência de alimentos prontos para consumo ou as misturas para bolos. Nesse contexto, empresas de pequeno porte e indústrias de alta escala estão se beneficiando, cada vez mais com diversificação de bolos, sabores, textura, recheios e de produtos semelhantes aos bolos, cupcakes, brownies, e muffins (MOSCATTO; PRUDÊNCIO-FERREIRA; HAULY, 2004; PAVANELLI; CICHELLO; PALMA, 2005). Feeney et al. (1998) declara que os brownies tendem a formar uma camada densa e cremosa pro dentro e uma camada superficial mais firme, o que se assemelha com o produto final do trabalho. O cupuaçu (Thobroma grandiflorum) é caracterizado pelas suas características muito agradáveis de sabor e odor. É usado para preparar variedade de sucos, sorvetes e outras sobremesas. A semente, cujo peso representa cerca de 20% do fruto possui alto valor nutritivo, além disso, essa semente apresenta semelhanças químicas e botânicas com a semente de cacau, possibilitando a utilização na fabricação de chocolate, no entanto são comumente descartadas. Dessa maneira foi possível a formulação de um brownie a base de chocolate da semente de cupuaçu, visando à culinária sustentável. Além da semente, a polpa também foi usada como cobertura da sobremesa.

Material e métodos

As amostras de cupuaçu foram adquiridas em uma feira na região de Cuiabá. As sementes do cupuaçu foram retiradas manualmente. Para elaboração do chocolate: cupuaçu grande, açúcar mascavo, licor de chocolate. As sementes foram levadas ao fogo em uma panela com água; as sementes são retiradas da panela e colocadas em liquidificador com o licor; a mistura é batida até obter aparência cremosa, só aí o açúcar mascavo é adicionado a essa mistura. Para elaboração do brownie: açúcar, trigo, margarina, chocolate de cupuaçu. Além disso, a polpa foi preparada com açúcar para a produção de uma calda. As análises sensoriais contaram com a participação de 20 indivíduos os quais receberam uma ficha de avaliação com os seguintes quesitos: sabor, aparência global, aroma, textura e cor. A avaliação foi realizada com notas que caracterizavam a aprovação do produto em um nível hierárquico crescente de 1 (péssimo) a 5 (gostei muitíssimo).

Resultado e discussão

O brownie foi desenvolvido para o aproveitamento do cupuaçu, especificamente, sua semente, matéria da qual origina-se o “chocolate”, e casca (caso haja farinha da casca). Este fruto ainda é constantemente descartado pelos populares, mesmo contendo quantidade significativa de vitamina C na sua polpa integral (SANTOS et al. 2010). O chocolate formulado a partir das sementes é extremamente saboroso e obteve grande aceitação diante dos testes de aprovação. Foram feitas análises físico-químicas do fruto e análises sensoriais, as quais apresentaram excelentes resultados. O trabalho conseguiu aproveitar grande parte do fruto, visto que, apenas a casca foi descartada, usando todo seu interior.

Tabelas






Conclusões

O brownie produzido a partir do chocolate de cupuaçu destaca-se pela similaridade de sabor com o original devido as semelhança entre a semente de cupuaçu e a semente de cacau. Dessa forma o brownie produzido apresentou alto potencial de aceitação em análise sensorial. Assim, sua produção se torna viável incentivando o consumo de produtos que valorizam os recursos naturais.

Agradecimentos

Aos companheiros de trabalho por todos esses anos de amizade e pela dedicação intensa nos projetos.

Referências

SANTOS, G. M.; MAIA, G. A.; SOUSA, P. H. M.; FIGUEIREDO, R. W.; COSTA, J. M. C.; FONSECA, A. V. V. ATIVIDADE ANTIOXIDANTE E CORRELAÇÕES COM COMPONENTES BIOATIVOS DE PRODUTOS COMERCIAIS DE CUPUAÇU. Ciência Rural, Santa Maria, Online. p. 2. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cr/2010nahead/a638cr1991.pdf>. Acesso em 20 de jul. de 2016
MOSCATTO, J.A.;PRUDÊNCIO-FERREIRA, S.H.;HAULY, M.C.O. Farinha de yacon e inulina como ingrediente na formulação de bolo de chocolate. Ciencia e Tecnologia de Alimentos, v. 24m n.4, p.643-640, 2004.
BRASIL. INSTITUTO ADOLFO LUTZ. Ministério da saúde. Agencia Nacional de Vigilância Sanitária. Métodos Físico-Químicos para Analise de Alimentos. Brasília, 4º ed., 1018p. 2005.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará