Encapsulação do óleo essencial de citronela via geleificação: síntese e aplicação no controle de vetores

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

FEPROQUIM - Feira de Projetos de Química

Autores

Balata, A. (IFMT - BELA VISTA) ; Luciano, C. (IFMT - BELA VISTA) ; Martins, A. (IFMT - UAB) ; Martins, E. (IFMT - BELA VISTA) ; Santos, E. (IFMT - BELA VISTA) ; Santos, M. (IFMT - BELA VISTA)

Resumo

Entre as alternativas ecológicas, eficientes e de baixo custo para o controle de vetores está a utilização da citronela (Cymbopogon nardus) encapsulada. O óleo de citronela é um repelente natural, de fácil aquisição e cujo cultivo não exige muitos cuidados e age como controlador biológico do Aedes aegypti. Neste estudo foram sintetizadas partículas de alginato contendo óleo essencial de citronela. A eficiência de encapsulação do óleo essencial foi de 44%. O teste da ação das micropartículas indicou que o material foi efetivo ao evitar a presença de larvas em 100% das armadilhas nos locais avaliados.

Palavras chaves

Dengue; Cymbopogon nardus; Repelente

Introdução

Segundo Silva et al. (2015), o aumento da incidência dos casos de dengue na população tem sido em decorrência de uma urbanização descontrolada, a falta de tratamento de resíduos sólidos e líquidos além dos aspectos sociais. Para Barcellos et al. (2005) e Pignatti et al. (2004) é urgente o desenvolvimento de ações que visem o combate aos mosquitos vetores de doenças, podendo-se citar o Aedes aegypti, o Aedes albopictus, o Culex quinquefasciatus, etc, tendo como consequência a redução de doenças transmitidas por estes vetores, principalmente nas comunidades mais carentes. Entre as alternativas ecológicas, eficientes e de baixo custo está a utilização de sistemas de encapsulação com o uso do alginato (De Paula et al, 2010). O óleo de citronela é um inseticida repelente natural, de fácil aquisição cujo cultivo não exige muitos cuidados e age como controlador biológico do Aedes aegypti. Neste sentido, a encapsulação é uma opção tecnológica viável no combate ao mosquito da dengue (Dubey et al., 2009). Este trabalho, além de focar a eliminação do mosquito e dos seus respectivos criadouros, proporciona o desenvolvimento tecnológico de novos materiais aplicados à resolução de uma problemática de grande importância socioambiental.

Material e métodos

Foram utilizados os reagentes alginato de sódio (gastronomyLab), cloreto de cálcio anidro (Synth), óleo essencial de citronela (Cymbopogon winteranus, Ferquim), água destilada e surfactante tween 80 (Sigma Aldrich) para a síntese das micropartículas de alginato. Para a síntese das partículas com óleo de citronela encapsulada, 60 g da solução de alginato de sódio (3,5% m/v) foram misturados com 15 g de tween 80 e 6 g de óleo essencial de citronela. A mistura foi feita em ultraturrax à 10.000 rpm e a seguir gotejada sobre solução de CaCl2 5% m/v para o endurecimento das partículas via crosslinking. As micropartículas foram lavadas com água destilada em filtro e secas à 35ºC em estufa por 24h e 15 dias à temperatura ambiente (30ºC). Para a caracterização 1,2 g das partículas contendo óleo de citronela encapsulada foram pesadas em um tubo Falcon de 50 mL ao qual foram adicionados 15 mL de n-hexano para a extração do óleo essencial. Procedeu-se outra extração com água para a retirada do tween residual, sendo os extratos e o resíduo final secos em estufa à 60ºC. O experimento foi realizado em triplicata. Para avaliar a efetividade da ação das partículas foram confeccionadas armadilhas com garrafas PET (com 500 mL de água) e postas em locais adequados nas residências, fora do alcance de luz solar direta. Foram adicionados 1,0g das partículas em cada armadilha, em 50% do total das mesmas. Nas outras armadilhas (50%) continham apenas água.

Resultado e discussão

As micropartículas de alginato (Figura 1) sintetizadas apresentaram aspecto homogêneo e odor característico do óleo essencial de citronela, fato este observado mesmo após vários dias de secagem (7, 15, 30 e 60 dias). A secagem das amostras indicou que a umidade das micropartículas foi de 75,7% m/m, indicando ser esse um material com elevada afinidade com o solvente aquoso. A análise das partículas demostrou que 16,37% (±2,51) de sua massa é constituída pelo óleo essencial. A eficiência de encapsulação foi 44% após 60 dias da síntese. Na Tabela 1 são apresentadas as composições centesimais das partículas com óleo de citronela encapsulado. O teste da ação das micropartículas demonstrou que o material sintetizado foi efetivo no combate ao mosquito e à proliferação de larvas. Foi observada uma eficiência de 100%, pois em nenhuma das amostras contendo as partículas encapsuladas foram encontras larvas do mosquito, enquanto em todas as amostras em branco, aquelas que não continham as partículas, foram verificadas a presença de larvas após 7 dias. Em todas as armadilhas que não continham as partículas o número de larvas foi superior à 6. Os locais escolhidos tiveram como característica a elevada incidência de pernilongos, especialmente no final de tarde.

Figura 1

Partículas de alginato contendo óleo essencial de citronela encapsulado.

Tabela 1

Caracterização das partículas.

Conclusões

O óleo de citronela foi encapsulado utilizando-se como matriz o alginato de sódio, sendo observado uma eficiência de encapsulação de 44% após 60 dias da síntese. O teste da ação das micropartículas indicou que foram efetivas ao evitarem a presença de larvas em 100% das armadilhas nos locais aferidos. O simples processo de produção e baixo custo mostram que a utilização da citronela encapsulada é viável tanto no combate dos variados vetores quanto à produção em larga escala para atender toda a comunidade. A aplicação das partículas em potenciais criadouros pode evitar a proliferação de vetores.

Agradecimentos

Agradecemos ao Instituto Federal de Mato Grosso por ceder o espaço e ao nosso orientador por sua dedicação e colaboração deste projeto. 

Referências

DE PAULA, Haroldo CB et al. Esferas (beads) de alginato como agente encapsulante de oleo de croton zehntneri Pax et Hoffm. Polímeros, v. 20, n. 2, p. 112-120, 2010.

SILVA, Alexandro Medeiros et al. Geostatistical modeling of dengue fever and temperature-rainfall variation in João Pessoa, Brazil. Sociedade & Natureza, v. 27, n. 1, p. 157-169, 2015.

BARCELLOS, Christovam et al. Identification of places with potential transmission of dengue fever in Porto Alegre using Geographical Information Systems. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, v. 38, n. 3, p. 246-250, 2005.

PIGNATTI, Marta Gislene et al. Políticas ambientais e saúde: as práticas sanitárias para o controle do dengue no ambiente urbano. II Encontro da ANPPAS. UFMT. Cuiabá, 2004.

DUBEY, R.; SHAMI, T. C.; RAO, K. U. B. Microencapsulation Technology and Applications. Defence Science Journal, v. 59, n. 1, p. 82-95, 2009.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará