Obtenção e estudo do efeito repelente do perfume de óleo essencial da folha de pitanga (Eugenia Uniflora L.).

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

FEPROQUIM - Feira de Projetos de Química

Autores

Rodrigues do Nascimento, T. (IFMT - CUIABÁ BELA VISTA) ; Mahatma Bispo, S. (IFMT - CUIABÁ BELA VISTA) ; Henrique Ribeiro de Brito, J. (IFMT - CUIABÁ BELA VISTA) ; Siqueira Tenório, N. (IFMT - CUIABÁ BELA VISTA) ; Souza dos Santos, V.H. (IFMT - CUIABÁ BELA VISTA) ; Priebe, J.M. (IFMT - CUIABÁ BELA VISTA) ; Mariotto, S. (IFMT - CUIABÁ BELA VISTA)

Resumo

Em virtude da grande incidência de doenças causadas por mosquitos e pela população não ter o hábito de usar repelentes cotidianamente, esse trabalho tem como objetivo desenvolver um produto de melhor aceitação e que tenha propriedades repelentes a esses insetos. Nesse sentido, foi elaborado um perfume utilizando óleo essencial da folha da pitanga, e verificado seu efeito repelente. Os resultados apresentaram um efeito de 85 % repelência.

Palavras chaves

Pitanga; perfume; repelente

Introdução

Óleos essências são líquidos, oleosos em temperatura ambiente, geralmente de odor agradável e acentuado. São extraídos de diversas partes da planta. Os óleos essenciais constituem misturas complexas de compostos orgânicos, geralmente hidrocarbonetos derivados oxigenados e alguns contendo nitrogênio ou enxofre na molécula. A composição desse óleo pode sofrer influência em decorrência da espécie, clima, solo, período de coleta e método de extração, implicando em mudanças nas suas propriedades químicas e medicinais1. O óleo essencial das folhas da pitanga (Eugenia Uniflora L.) tem sido usado pela indústria cosmética brasileira devido as suas propriedades adstringentes, associado ao seu aroma agradável. Suas principais aplicações são em xampus, condicionadores de cabelo, sabonetes e perfumes. Outros estudos também mostram que o odor das folhas tem propriedades repelentes contra insetos e também atividade antifúngica2. FAMUYIWA demonstraram mortalidade superior à 65% das larvas do mosquito Aedes Eagyptii utilizando o óleo essencial da folha de pitanga3. A partir desses resultados e vendo a necessidade de prevenção de doenças transmitida por esses insetos, o projeto tem por finalidade desenvolver um perfume utilizando óleo essencial da folha da pitanga para atuar também como um agente repelente para a população.

Material e métodos

O óleo essencial da folha de pitanga foi obtido através da extração por arraste a vapor pelo método Clevenger, sendo misturada a folha triturada com água destilada numa proporção de 1:10 (m/m). Esse sistema permaneceu em refluxo por aproximadamente 3 horas. A formulação do perfume ocorreu pela diluição do óleo essencial da folha em álcool cereal, acrescentando-se água ultrapura e fixador. Obtendo um volume total de 38mL de perfume. Essa solução foi acondicionada no freezer durante 3 dias e em seguida foram realizados os testes de repelência do produto. Para a realização destes testes, foram preparadas armadilhas colocando 50mL de extrato feno em 200mL de água de torneira. As armadilhas foram dispostas pelo campus do Instituto Federal de Mato Grosso – campus Bela Vista Cuiabá em 3 pontos distintos. Para cada ponto foi colocado uma armadilha de referência (B) e outra com o perfume (A). Após 5 dias as armadilhas foram coletadas e feita a contagem de ovos utilizando microscópio.

Resultado e discussão

As extrações do óleo essencial da pitanga foram realizadas com folhas frescas, coletadas no período matutino na cidade de Cuiabá-MT. Cada procedimento usou 100 gramas de folha, obtendo-se um volume aproximado de 1 ml de óleo após 3 horas. O perfume desenvolvido com o óleo essencial extraído não apresentou material precipitado e turbidez após os 3 dias armazenados no freezer. Demonstrando um produto elevada miscibilidade, sugerindo assim, um produto de boa qualidade. Nos testes de repelência, observou-se uma menor incidência de ovos nas amostras com o produto, conforme os dados apresentados na Tabela 01. Isso indica que o perfume desenvolvido apresenta efeito repelente de aproximadamente 85%, por inibir que esses insetos colocassem seus ovos nas iscas onde estava inserido. Esses resultados estão coerentes com os apresentados por Coitinho, que utilizando óleo essencial de E. Uniflora para controle de vários insetos, observou repelência de 88,5%4.

FIGURA REFERENTE A TABELA 01.

Tabela 01. Dados obtidos da contagem do número de ovos encontrados nas iscas.

Conclusões

O presente trabalho teve como finalidade analisar a capacidade de repelência do perfume desenvolvido com o óleo essencial da folha de pitangueira. Pelos resultados dos testes obtidos é possível afirmar que produto possui poder de repelência de aproximadamente 85%. Compreende-se então que a pesquisa cumpriu os seus objetivos, evidenciando o perfume repelente de pitanga como um método alternativa ao combate e prevenção de enfermidades causadas por esses insetos, além de proporcionar um aroma agradável aos seus usuários.

Agradecimentos

Nosso agradecimento a Deus e a todos parcipantes do trabalho, e um agradecimento especial aos nossos orientadores Prof. Jonas Miguel Priebe e a Prof. Dra. Sandra Mari

Referências

1. GERMER, S. P. M. Extração do óleo essencial de cravo-da-índia em leito fixo com dióxido de carbono líquido subcrítico. Dissertação. Unicamp, 1989.
2. SILVA, S.B. Estudo da extração do óleo de pitanga (Eugenia Uniflora L.) vermelha e roxa empregando os solventes CO2 e n - propano em altas pressões. UNIOESTE – Toledo, 2012.
3. FAMUYIWA, F. G.; ADEBAJO, A.C. Larvicidal properties of Eugenia Uniflora Leaves. Agric. Biol. J. N. Am., 3(10), p. 401-405, 2012.
4. Coitinho RLBC. Atividade Inseticida de óleos essenciais sobre Sitophilus zeamais Mots. (Coleoptera: Curculionidae) [tese]. Recife: Universidade Federal Rural de Pernambuco; 2009.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará