Adsorção do corante têxtil azul de remazol por pecíolo de buriti (Caxias Maranhão)

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Química Inorgânica

Autores

Azevedo, N. (IFMA) ; Amorim, S. (IFMA) ; Oliveira, R. (IFMA) ; Junior, J. (IFMA) ; Junior, J. (IFMA) ; Camelo, G. (IFMA) ; Silva, D. (IFMA) ; Silva, D. (IFMA) ; Santos, D. (IFMA) ; Silva, F. (IFMA)

Resumo

As indústrias têxteis são responsáveis por boa parte da poluição das águas, que lançam uma diversidade de substâncias na natureza. Os corantes utilizados no processo de tinturação de tecidos são contaminantes derivados da indústria têxtil. Uma das formas de remoção desses corantes é o uso de adsorventes. Nesse trabalho fez-se uso do pecíolo de buriti com o objetivo de propor seu uso como uma alternativa na adsorção desses corantes. Além disso, é uma plante nativa e estrategicamente sustentável no resgate e conservação dos recursos naturais, além de alternativa ao reflorestamento de áreas degradadas. Neste sentido, este trabalho se propõe a estudar a capacidade de adsorção do pecíolo do buriti (parte medular) para remoção do corante azul de remazol da água.

Palavras chaves

Adsorção;; Azul de Remazol;; Pecíolo do Buriti;

Introdução

Atualmente, em função do crescente consumo de produtos industrializados, grandes quantidades de resíduos são comumente descartados na natureza. Esses descartes de resíduos, dependendo do tipo de compostos (biodegradáveis ou não biodegradáveis) podem ocasionar sérios riscos à saúde humana,as (GARCIA-QUIROZ et al.2003;. A poluição das águas por metais pesados, pesticidas e corantes têxteis tem sido amplamente reconhecida como um problema ambiental ocasionando inclusive riscos desconhecidos à fauna e a flora. Nesse sentido, muitos estudos são desenvolvidos com o objetivo do proporcionar a despoluição do meio ambiente. Os métodos mais empregados para esse fim são aqueles que envolvem processos fisico-químicos como a extração por solventes, troca iônica, precipitação química, osmose reversa e adsorção. Muitos desses processos são bastante dispendiosos, além de promoverem à geração de resíduos sólidos que se constitui em outro problema ambiental. No processo de remoção destes poluentes, a adsorção é um método bastante promissor. Esse método permite que o adsorvente possa ser regenerado ou ainda que este permaneça em contato com o ambiente, isto equivale a uma vantagem deste método em relação a outros, que geralmente ocasionam formação de produtos tóxicos ou radicas livres que acabam por contaminar novamente o ambiente,(SOUZA, J. L.2009) . A adsorção possui ainda outra característica importante em relação a outros métodos,(CRINI, G.2006).Neste sentido, este trabalho se propõe a estudar a capacidade de adsorção do pecíolo do buriti (parte medular) para remoção do corante azul de remazol da água,(FRANÇA, L. F. et al.1999).

Material e métodos

O pecíolo do buriti utilizado como adsorvente foi adquirido em vegetação local, retirou-se a camada superficial do mesmo e pulverizou-se a parte interna e peneirou-se para a obtenção da granulometria desejada. Os reagentes utilizados foram de natureza analítica e utilizados como fornecidos de fabrica ou tratados quando necessários. Triturou-se o pecíolo do buriti empregando um moinho de bolas (modelo puverizete 14, da fritsch), e em seguida peneirou-se para obtenção de granulometria na faixa de 0,088 < x <0,177 mm o pó de buriti foi lavado com solução de NaCl (0,1mol/L), e em seguida com água deionizada no intuito de retirar a matéria orgânica solúvel em água e maximizar o número de sítios ativos na superfície do adsorvente após isso pesou-se 5 g da amostra (pó de buriti) em uma cápsula de porcelana isenta de umidade que, em seguida, foi levada à estufa a 105° C, por 1 hora. Após resfriamento em dessecador a temperatura ambiente, para determinação de lipídeos pesou-se 3g da amostra em um cartucho de extração e em seguida cobriu-se o cartucho com um pedaço de algodão desengordurado, para evitar que o solvente, ao subir na parte média do aparato de soxhlet, após a extração, a mistura (óleo mais hexano) contida no balão foi para um evaporador rotativo para recuperação do solvente, evaporado o solvente, colocou-se o balão com resíduo na estufa a 105°C para remover o solvente restante. Esfriou-se em dessecador até a temperatura ambiente e pesou-se o teor de lipídios.

Resultado e discussão

Observou-se que após um determinado número de lavagens a condutividade tornou- se constante (em torno de 19 µS.cm-1) e próxima da condutividade da água deionizada (18 µS.cm-1), indicando que praticamente toda a matérias orgânicas solúvel em água já foi retirada do pecíolo. O pecíolo de buriti apresentou 4,20% de proteínas (baixo valor proteicos, inviável para fins alimentícios) e um valor calórico de 358 kcal/100g de amostra. O material apresentou um baixo teor de umidade (9,78%) que é um fator positivo. O adsorvente apresenta uma concentração considerável de cálcio (16,441 mg/L), um componente essencial dos seres vivos, principalmente nos animais. A quantidade de zinco gira em torno de 4,6 mg/L, sendo de essencial importância para os vegetais. De acordo com os testes realizados, o pHzpc (ponto de carga zero) foi estimado em 4,6, ou seja, abaixo deste valor de pH a superfície do material estará carregada positivamente e acima do pHzpc definido haverá excesso de carga superficial negativa no adsorvente Dependendo do pH do meio poderá haver liberação de extrativo da superfície do adsorvente para a solução durante o processo de adsorção. Durante a análise dos resultados observou- se que há um forte desvio das bandas de adsorção indicando a liberação de extrativo em pH’s básicos. A análise do espectro na região do infravermelho permitiu que fosse observada deformação axial do grupo funcional OH em ligação hidrogênio intermolecular confirmado em 3406 cm-1. Em 2916 cm-1 ocorre a deformação axial assimétrica de grupos metileno. Analisando a influência da concentração e fixando tempo de equilíbrio em 180 minutos e pH=2 em agitação constante. Verificou-se que a partir de determinada concentração do corante azul de remazol a quantidade adsorvida permanece praticamente constante.

Conclusões

Os resultados obtidos nos experimentos demonstram que o pecíolo do buriti tem características favorável a adsorção do corante azul remazol, como indica a composição físico-química e o valor do pHzpc. O pH mostrou-se ser um fator determinante no processo de adsorção, mais precisamente em pH’s abaixo do pHzpc, onde temos a maior quantidade removida. A concentração do corante e tempo de contato também influencia no processo de adsorção do corante. O aumento na concentração (600 mg/L) satura a superfície do adsorvente.O tempo de equilíbrio no processo de adsorção é igual a180 minutos. O processo de remoção do corante mostrou-se dependente da concentração, onde no estudo cinético a maior quantidade adsorvida foi na concentração de 800 mg/L.

Agradecimentos

Referências

ALBUQUERQUE, M. L. S. et al. Characterization of Buriti (Mauritiaflexuosa L.) oil by absorption and emission spectroscopies. J. BrazChemSoc, v. 16, p. 1113-1117, 2005.

CRINI, G. Non-conventional low-cost adsorbents for dye removal: a review. Bioresource Technology Bioresource Technology, v. 97, n. 9, p. 1061-1085, 2006.

CRINI, G. Recent developments in polysaccharide-based materials used as adsorbents in wastewater treatment. Prog.Polym.Sci., v. 30, p. 38-70, 2005.

FRANÇA, L. F. et al. Supercritical extraction of carotenoids and lipids from Buriti (Mauritiaflexuosa): a fruit of the Amazon region. J. Supercrit Fluids, v.14, p. 247-56, 1999.

GARCIA-QUIROZ, A. et al. Physical and chemical analysis of dielectric properties and differential scanning calorimetry techniques on Buriti oil. InstrumSciTechnol, v. 31, p. 93-101, 2003.

GOMES, L. R. P. Diversidade e estrutura genética em populações de buriti (Mauritia flexuosa L. F.) com base nos marcadores moleculares AFLP, 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais e Ambientais) –– Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2009.

HENDERSON, A.The palmae of the Amazon. Oxford University Press, New York. 326p, 1995.

SOUZA, J. L. Mesocarpo do coco verde (Cocos nucifera) como adsorvente para corantes: turquesa remazol e azul remazol, 2009. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Maranhão ,São Luis , 2009.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará