SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE NANOPARTÍCULAS DE CuO ESTABILIZADAS COM PVA NO COMBATE IN VITRO AO PROTOZOÁRIO LEISHMANIA AMAZONENSIS

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Química Inorgânica

Autores

Rodrigues, W.V. (IFMA) ; Pereira, J.S. (IFMA) ; Chaves, L.O. (IFMA) ; Conceição, C.V. (IFMA) ; Macedo, A.D. (IFMA)

Resumo

As leishmanioses (conhecida por calazar)são doenças tropicais endêmicas e negligenciadas em muitos países,incluindo o Brasil.Os tratamentos são baseados em sais antimoniais e arsênio,com longo período de administração e efeitos colaterais.É reportado que nanopartículas como o Au,Ag,MgO e o CuO,tem o efeito antileishmaniose in vitro,embora apresentem uma alta citotoxicidade às células humanas.Neste trabalho foi realizada síntese e caracterização nanopartículas de CuO pelo método coprecipitação,utilizando CuSO45H2O,NaOH estabilizado com PVA .Os materiais foram caracterizados pelas técnicas de difração de raios X,espectroscopia Raman,e Potencial Zeta,no qual sugere-se uma possível interação entre o CuO e o PVA para futura aplicação no combate in vitro ao protozoário Leishmania amazonensis.

Palavras chaves

CuO; PVA; Leishmaniose

Introdução

As doenças tropicais negligenciadas (DTNs) são definidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como doenças que causam infecções graves, tal como a leishmaniose(DIAS, L. C. et al 2013).A leishmaniose é uma doença infecciosa causada por parasitas do gênero Leishmania na família Trypanosomatidae. A doença se manifesta como três tipos: cutâneas, mucocutâneas e viscerais leishmaniose, que é também conhecida como calazar. O tratamento clássico da leishmaniose requer a administração de drogas tóxicas e pouco tolerados que são os sais antimoniais e arsênio (Tiuman, T. S. et al 2011). O uso de nanopartículas metálicas isoladas no combate aos protozoários da leishmaniose é conhecido, e ganham destaque em publicações em periódicos importantes. O trabalho desenvolvido por Jebali e Kazemi (2012), comparou o efeito toxicológico das nanopartículas de Au, Ag, ZnO e MgO, apresentando um efeito bastante pronunciado no apoptose dos protozoários da leishmania.Estudos conduzidos por Ikram et al. (2015) Said et al. (2015); Najafzade et al. (2015), no qual utilizaram nanopartículas de cobre na forma de metálica, óxidos ou complexado, também apresentaram um efeito considerado no tratamento in vitro, ainda que a toxicidade seja considerada alta em células macrofágicas de ratos. O poli(álcool vinílico) (PVA) é a resina sintética, solúvel em água, produzida em maior volume no mundo. Por suas excelentes propriedades, o PVA tem sido utilizado em um grande número de aplicações industriais. Este polímero é um excelente adesivo, possui boa resistência a solventes. Também utilizado como colóide protetor, e tem uma boa eficiência quando utilizado como agente estabilizante.

Material e métodos

A síntese foi realizada pelo método de coprecipitação onde utilizou hidróxido de sódio (NaOH) como agente de precipitação com um volume de 20mL na concentração de 0,2M e sulfato de cobre pentahidratado (CuSO4.H2SO4) como agente percussor com volume de 20mL de concentração 0,1M , ambos foram dissolvidos em água ultra pura. Os 20mL da solução de NaOH foi titulada da solução de CuSO4.H2SO4 de mesmo volume, mantendo a mistura sobre agitação durante todo o processo, ocorrendo a formação do precipitado de cor verde escura. Após o término da titulação, o precipitado formado permaneceu durante 1 hora sobre vigora agitação. Posteriormente a substancia foi centrifugada e lavada com água destilada, e esse procedimento aconteceu em triplicata. A substância foi transferida para uma placa de petri e em sequência foi colocada para secar em estufa numa temperatura de 100°C por 1hora e 30 minutos, obtendo-se um pó de cor marrom. Na sequência foi calcinado por 4horas numa temperatura de 500°C, obtendo-se as nanopartículas de CuO isoladas. Também foi preparada uma solução de PVA 4% com volume de 5mL. Para esta solução foi repetido o mesmo procedimento da solução para obtenção das nanopartículas isoladas, porém usou-se apenas 5mL da solução, após a formação do precipitado titulou-se os 5mL da solução de PVA. Após o processo de síntese as amostras foram levadas para caracterização por espectroscopia RAMAN (Bruker modelo Senterra com uma linha de laser em 785 nm), DRX (Panalytical, com fonte de Cobalto) e Potencial Zeta (malvern zetasizer).

Resultado e discussão

Na figura A é apresentado a amostra sintetizada das nanopartículas isoladas de CuO. Os difratogramas das amostras de nanopartículas de CuO isoladas e estabilizadas com PVA são mostradas nas figura B. No DRX, o material isolado apresentou uma boa estrutura cristalina do CuO, e o material estabilizado não apresentou diferenças significativas. O espectro RAMAN das amostras estabilizadas evidenciou a possibilidade de interação entre PVA e CuO, devido a mudança significativa nos seus espectros. Para medir a estabilidade das nanopartículas foi feito o Potencial Zeta do material isolado, apresentando um potencial -29 mV para concentração 6 microgramas/mL, indicando uma boa estabilidade nessa concentração.

Figura A

Nanopartículas sintetizadas

Figura B

DRX: CuO e CuO/PVA

Conclusões

O método de síntese por coprecipitação se mostrou eficiente para a obtenção do material nanoestruturado. O material isolado com PVA ainda não apresentou resultados significativos, o qual serão feitas mais analises como Infravermelho (IV) e Microscopia Eletrônica de Varredura(MEV).

Agradecimentos

Referências

DIAS, L. C. et al . Doenças tropicais negligenciadas: uma nova era de desafios e oportunidades. Quím. Nova, v. 36, n. 10, p. 1552-1556, 2013
Tiuman, T. S. et al .Recentadvances in leishmaniasistreatment. InternationalJournalofInfectiousDiseases, v. 15, p. 525-532, 2011
JEBALI, A.; KAZEMI, B. Nano-basedantileishmanialagents: A toxicologicalstudyonnanoparticles for future treatmentofcutaneousleishmaniasis. Toxicology in vitro. p. 1896– 1904, v. 27, 2013
IKRAM, M.; SADIA, R.; QAISAR, J.; AKRAM, S. Activityon Leishmania tropica of Metal Complexes with NNOO TetradentateSchiff Base Ligand: KineticandThermodynamicStudiesfrom TG-DTA AnalysisJ.Chem.Soc.Pak. v. 37. p. 869-878. 2015.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará