ESTUDO TEÓRICO DA INTERAÇÃO DO DIBENZOTETRAAZA[14]ANULENO DE COBALTO COM A MOLÉCULA DE OXIGÊNIO

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Físico-Química

Autores

Silva, A.C.A. (UFMA) ; Silva, A.L.P. (UEMA) ; Varela Júnior, J.J.J.G. (UFMA) ; Lima, L.S. (UFMA)

Resumo

Por meio da metodologia DFT (Density Functional Theory) fez-se uso do funcional B3LYP para analisar a estrutura eletrônica do complexo CoDBTAA e sua interação com oxigênio. O programa Gaussian 09 foi utilizado para a otimização das geometrias das estruturas. Os parâmetros geométricos obtidos mostram que a molécula apresenta-se mais estável no estado dubleto e os dados referentes a comprimento e ângulo de ligação corroboram com os da literatura. No que se refere à interação com o oxigênio, o modelo de adsorção mais provável é o end-on sendo a molécula mais reativa no orbital beta. O aumento do comprimento de ligação observado na molécula O2 comprova a interação do complexo com o oxigênio, contudo, variações pequenas neste parâmetro podem dificultar posterior processo de redução.

Palavras chaves

Cobalto; Teoria do Funcional da De; Molécula de Oxigênio

Introdução

Para o estudo das estruturas cristalinas e moleculares dos complexos de metais de transição, especialmente os sintéticos com ligantes macrocíclicos, torna-se necessária à compreensão de suas propriedades físicas e químicas. Entre os macrocíclicos sintéticos, os sistemas que contêm o dibenzotetraaza[14]anulene (DBTAA), tem sido estudado extensivamente nos últimos 46 anos, desde a síntese e caracterização cristalográfica por Raio-X em 1969 por Jager e Anorg. Assim, devido à necessidade de obtenção de melhores eletrocatalisadores, o estudo da reação de redução de oxigênio, também chamada de RRO, tem atraído pesquisadores a desenvolver materiais com melhor eficiência comparada a catalisadores de platina que possui alto custo e baixa disponibilidade. Desta forma, objetivou-se, neste trabalho, realizar um estudo teórico, com base na Teoria do Funcional da Densidade (DFT), do complexo do tipo CoDBTAA frente à reação de redução de oxigênio.

Material e métodos

Nos cálculos empregados por meio da metodologia DFT (Density Functional Theory) fez-se uso do funcional híbrido de troca e correlação de três parâmetros de Becke, com as correções de gradiente dadas pelos funcionais de Lee, Yang e Parr - B3LYP. Utilizou-se a base Lanl2DZ para o íon metálico Co2+, 3-21G* para o H e a 3-21G para o C e N e 311++G(d,p) para o O. A fim de verificar as diferenças energéticas entre as multiplicidades M=2S+1 para o complexo CoDBTAA foram realizados os cálculos de otimização com as multiplicidades de spin dubleto e quarteto. A otimização das geometrias das estruturas, além dos cálculos de energia de ligação, distribuição de cargas, bem como sua interação com oxigênio molecular foi realizada com a utilização do programa GAUSSIAN 09.

Resultado e discussão

A imagem (output) do complexo estudado está apresentada na figura 1, descrita abaixo. No que se refere aos parâmetros geométricos, à multiplicidade mais estável observada encontra-se no estado dubleto (-1053,27 ET), por possuir menor energia quando comparada a energia em Hartree (ET) verificada no estado quarteto (-1053,21 ET). Não foi observado mudança de simetria na molécula, permanecendo em D2h em ambos estados. O comprimento de ligação obtido foi de 1,922 Å, valor próximo ao valor teórico disponibilizado por SOUSA (2015), que foi de 1,913 Å para o CoDBTAA, também obtido pelo método DFT e valor experimental encontrado WHYTE (2012) que obteve distância de 1,896 Å para a molécula em estudo. Ao se realizar a interação do complexo com a molécula de oxigênio observou- se que o modelo de adsorção end-on e a multiplicidade quarteto apresenta-se como forma mais provável. Por meio dos valores de gap fornecido pela análise dos orbitais de fronteira verifica-se que o orbital β é o mais reativo. Avaliando-se a distância de ligação do aduto estudado tem-se que a distância de ligação do O2 sofreu aumento, comprovando que houve interação entre o complexo e a molécula de O2, entretanto variações pequenas podem dificultar posterior processo de redução.

Complexo CoDBTAA

Complexo estudado – Dibenzotetraaza[14]anuleno de Cobalto CoDBTAA

CoBDTAA-O2

Interação da molécula de CoBDTAA com oxigênio, com multiplicidade 4 e modelo end-on

Conclusões

A metodologia utilizada forneceu dados que comprovam que a estrutura do ligante influencia a capacidade de ligação do cobalto ao O2, estando os resultados obtidos condizentes com os fornecidos pela literatura, sendo, portanto a molécula Dibenzotetraaza[14]anuleno de Cobalto uma alternativa viável para a reação de redução do oxigênio.

Agradecimentos

À UFMA, Laboratório de Química Teórica.

Referências

BECKE, A.D.; Density-functional thermochemistry. III. The role of exact exchange, Journal of Physical Chemistry, v.98, 1993, p.5648.
FRISCH, M. J.; TRUCKS, G. W.; SCHLEGEL, H. B.; et. al.Gaussian 09, Revision A.1, Inc., Wallingford CT, 2009.
LEE, C.; YANG, W.; PARR, R.G.; Development of the Colle-Salvetti correlation-energy formula into a functional of the electron density, Physical Review B, v.37, p.785-789, 1988.
SOUSA, Natanael de S.; LIMA, Roberto B.; SILVA, Adilson L. P.; TANAKA, Auro A.; SILVA, Albérico B. F; VARELA JÚNIOR, Jaldyr de J. G.. Theoretical study of dibenzotetraaza[14]annulene complexes with first row transition metals, Computational and Theoretical Chemistry, 1054, p. 93-99, 2015.
WHYTE, A. M.; SHUKU, Y.; MICHOL, G. S.; MATSUSHITA, M. M.; AWAGA, K.; ROBERTSON, N. Planar Ni(II), Cu(II) and Co(II) tetraaza[14]annulenes: structural, electronic and magnetic properties and application to fiel transistors. J. Mater. Chem. V. 22, p. 17967, 2012.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará