ESTUDO DO EQUILÍBRIO LÍQUIDO-VAPOR DE MISTURAS BINÁRIAS UTILIZANDO AS EQUAÇÕES DE MARGULES

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Físico-Química

Autores

Tavares Silva, R. (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE) ; Martins, R.J. (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE) ; Lamego, L.S.R. (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE)

Resumo

Foi desenvolvido e testado um sistema que utiliza as equações de Margules com dois e três sufixos para descrever o equilíbrio líquido-vapor. Os sistemas binários testados foram tolueno–m-xileno e benzeno–tolueno.

Palavras chaves

Equlíbrio líquido-vapor; Margules; Termodinâmica

Introdução

O objetivo de estudo deste trabalho é a modelagem do equilíbrio líquido-vapor de sistemas binários, utilizando as equações de Margules através de um sistema de cálculo desenvolvido por um dos autores (Silva, R.T.). Para relacionar as fugacidades à temperatura, pressão e fração molar do componente em cada fase, são introduzidas as variáveis termodinâmicas conhecidas como coeficiente de fugacidade (φ), para a fase vapor e o coeficiente de atividade (γ) para a fase líquida. A equação do virial, truncada no segundo termo, é frequentemente utilizada no cálculo dos coeficientes de fugacidade das espécies na fase vapor e modelos para a energia de Gibbs molar de excesso[1] são utilizados para a o cálculo dos coeficientes de atividade das espécies na fase líquida. Neste trabalho considerou-se a fase vapor ideal e o desvio da idealidade na fase líquida foi descrito através das equações de Margules de dois e três sufixos[2]. Dados de equilíbrio líquido-vapor de sistemas binários, disponíveis na literatura[3], foram utilizados para teste do sistema desenvolvido e da adequabilidade dos modelos selecionados. Para os sistemas investigados a equação de Margules com três sufixos forneceu resultados melhores do que a equação de dois sufixos, como seria esperado.

Material e métodos

O programa “Ajuste da curva de equilíbrio líquido-vapor (ELV)” é uma interface de cálculo e representação gráfica, desenvolvida no ambiente integrado de desenvolvimento Lazarus (http://lazarus.freepascal.org), em linguagem Pascal. Construído modularmente, permite a adição de novas rotinas para aumentar as possibilidades de seu uso. Dentre as funcionalidades implementadas estão: a escolha da equação a ser utilizada (Margules com dois sufixos - um único parâmetro binário, ou com três sufixos - dois parâmetros binários); o cálculo das pressões e composições da fase vapor com os parâmetros resultantes e a confecção dos gráficos necessários à visualização dos resultados. O programa necessita dos seguintes dados: pressão total do sistema, as pressões de vapor de cada componente, suas composições nas fases líquida e vapor. O programa inicialmente determina os valores de coeficiente de atividade (γi) para cada espécie do binário e a energia livre de Gibbs de excesso molar pela relação de Gibbs-Duhem, independente da equação escolhida. Com este resultado, cada interface, segundo a equação selecionada, faz um ajuste com base no métodos dos mínimos quadrados linear para determinar o(s) parâmetro(s) binário(s) de mistura calculando o valor do coeficiente de atividade para cada espécie e a pressão total do sistema. O segundo programa, “Construção de gráficos”, foi desenvolvido de forma independente do primeiro em razão da facilidade com que se realiza a a leitura de informações para a representação das curvas. Com os resultados obtidos, foram calculados os desvios padrões relativos médios (MRSD) [4] e representaram-se as curvas de pressão por composição do componente (1) da mistura.Foram utilizados dados experimentais da literatura dos sistemas benzeno–tolueno e tolueno–m-xileno.

Resultado e discussão

A figura 1 é uma tela em tempo de execução do formulário de entrada de dados do programa “Ajuste da curva de equilíbrio líquido-vapor (ELV)”, após a realização do ajuste para o binário benzeno-tolueno. Nota-se que, além do gráfico de ajuste, são apresentados os dados de entrada e os botões que permitem o acesso aos demais formulários (cálculos de coeficiente de atividade, energia de Gibbs molar de excesso e os parâmetros binários). O programa “Construção de gráficos” poderia ter sido desenvolvido como um módulo do programa inicial. Mas, para não alterar a filosofia de leitura de dados, optou-se por construir novo programa que lê os arquivos de saída contendo resultados do ajuste. Este programa, além da apresentação das curvas, calcula o MRSD para cada conjunto de pontos. Para o binário benzeno-tolueno, foram obtidos quatro resultados de MRSD para o modelo de Margules de dois sufixos: 0,0104 a 333 K e 0,0139 a 353 K; e para o modelo de três sufixos: 0,0218 a 333 K e 0,0310 a 353 K. Observam-se, na figura 2, as curvas para esse binário com o código: azul para os dados experimentais; vermelho e verde para os valores calculados pelos modelos de Margules de dois e três sufixos, respectivamente, a 333 K; e roxo e laranja para os valores calculados pelos modelos de Margules de dois e três sufixos a 353 K. Notam-se que os resultados do ajuste a 333 K estão em melhor acordo com os dados experimentais do que na temperatura mais elevada. Porém, na temperatura de 353 K, há um índice maior de coincidência entre os valores calculados e experimentais em maiores concentrações de benzeno. Para o tolueno–m-xileno, os MRSD obtidos para o modelo de Margules de dois sufixos foram: 0,0296 a 333 K e 0,0098 a 353 K; e para o modelo de Margules de três sufixos: 0,0393 a 333 K e 0,0218 a 353 K.

Figura 1

Tela de entrada de dados do programa “Ajuste da curva de equilíbrio líquido-vapor (ELV)”.

Figura 2

Curvas de equilíbrio líquido-vapor.

Conclusões

Os programas apresentaram ótimo desempenho, realizando os cálculos necessários aos estudos do equilíbrio líquido-vapor de sistemas binários através das equações de Margules, com interfaces amigáveis. Para os binários escolhidos, encontrou-se um ajuste satisfatório, descrito por desvios menores do que 4%. Pretende-se introduzir modelos mais sofisticados, tais como o modelo UNIQUAC ou o modelo de Wilson na interface, para a ampliação dos cálculos dos coeficientes de atividade.

Agradecimentos

Os autores agradecem à FAPERJ pelo apoio financeiro.

Referências

1) POLING, B. E.; PRAUSNITZ, J. M.; O’CONNEL, J. P. The Properties of Gases and Liquids, 5ª Ed. Nova York: McGraw-Hill Book Company, Inc., 2001, p.8.19. 2) PRAUSNITZ, J. M., LICHTENTHALER, R. N., AZEVEDO, E. G. Molecular Thermodynamics of Fluid Phase Equilibria. 3ª Ed. Nova Jersey: Prentice Hall, 1998. 3) LEE, K-J, et al. Isothermal vapor–liquid equilibria for binary mixtures of benzene, toluene, m-xylene, and N-methylformamide at 333.15 K and 353.15 K. Fluid Phase Equilibria, EUA, v. 280, p. 42-48, 2009. 4) BEVINGTON, P., ROBINSON, D. K. Data Reduction and Error Analysis for the Physical Sciences. 3ª Ed. Nova York: McGraw-Hill Book Company, Inc., 2003, p.51.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará