CONTROLE DE QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICO E QUIMIOMÉTRICO DE DETERGENTE LÍQUIDO DE CÔCO

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Físico-Química

Autores

dos Santos, A.J. (UFPA) ; Rocha Dias Góes, L. (UFPA) ; Viana Damasceno, T. (UFPA) ; da Costa Barbosa, I.C. (UFRA) ; Carvalho de Souza, E. (UFRA) ; dos Santos Silva, A. (UFPA)

Resumo

Detergentes são produtos sintéticos, fabricados pela indústria petroquímica que começou a ser comercializado a partir da Segunda Guerra Mundial, quando houve escassez de matéria prima, óleos e gorduras, para a fabricação de sabão. Visando a comparação e padronização de três marcas distintas de detergente líquido de coco, foram feitas análises físico químicas (pH, densidade, condutividade elétrica, índice de espuma, acidez e teor de voláteis ou umidade). Os resultados obtidos se mostraram semelhantes aos encontrados na literatura, e aplicação de técnicas estatísticas multivariadas (PCA e HCA) se mostraram eficientes na discriminação das amostras de sabão conforme a fábrica produtora.

Palavras chaves

produtos de limpeza; controle de qualidade; análises físico-químicas

Introdução

Detergentes são produtos sintéticos, fabricados pela indústria petroquímica que começou a ser comercializado a partir da Segunda Guerra Mundial, quando houve escassez de matéria prima, óleos e gorduras, para a fabricação de sabão (PRATES, 2006). O detergente é amplamente utilizado na limpeza doméstica, mas seu uso não se restringe a isso, sendo empregado no segmento da indústria têxtil, tintas e outros. Ele se diferencia do sabão por não ser biodegradável e possuir cadeias ramificadas que impedem a degradação por microrganismos (PRATES, 2006). O principal composto dos detergente é o tenso ativo e para que tenha capacidade satisfatória precisa ter boa qualidade de umedecimento, capacidade para remoção das impurezas, baixa toxicidade e capacidade de dispersar a sujeira removida (AMARAL, 2007). Visando a comparação de três diferentes marcas de detergentes líquidos de coco disponíveis no mercado, foi feito um estudo de parâmetros físico-químico (pH, condutividade elétrica, acidez, umidade e densidade). Aos dados obtidos foram aplicados testes de ANOVA para se estudar a semelhança de cada parâmetro entre as três marcas estudadas (A, B e C). Também foram aplicadas técnicas estatísticas multivariadas (HCA e PCA) para discriminar as amostras conforme sua marca.

Material e métodos

Foram adquiridas cinco amostras de detergente líquido de coco de três marcas distintas. Tais marcas foram denominadas de A, B e C. Todas as análises foram feitas no laboratório de Físico-Química da Faculdade de Farmácia da UFPA. Foram feitas as seguintes análises físico-químicas: pH, determinado usando pHmetro portátil previamente calibrado; a acidez através de titulação de uma solução de sabão (2 g de detergente dissolvido em 50 mL de água) com solução de NaOH 0,1 mol L-1tendo a fenolftaleína como indicador; densidade através da pesagem da amostra com o auxilio de uma balança semi-analítica e um picnomêtro; condutividade elétrica, usando-se um condutivímetro portátil previamente calibrado; umidade, que foi determinada após adicionar aproximadamente 3 g da amostra em cadinhos previamente taradas e deixa-los na estufa durante 24 h, à 105°C. Aos resultados encontrados foi aplicada análise de variância (ANOVA) seguida de teste de Tukey (p<0,05) para verificar as semelhanças dos valores dos parâmetros entre as três marcas estudadas. Também se aplicou uma análise de componentes principais (PCA) e uma análise hierárquica de agrupamentos (HCA) para a distinção entre marcas, utilizando o programa MINITAB 16.

Resultado e discussão

Os resultados obtidos nos testes físico-químicos encontram-se na tabela 1. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), têm-se que os detergentes devem ter pH variando entre 5,5 e 9,5, e os resultados obtidos correspondem aos valores da RDC 40/2008 vigente. A determinação da condutividade elétrica indicação para líquidos varia em concordância com a concentração de substâncias ionizadas dissolvidas em água (FERREIRA, 2007), ou seja, quanto maior a quantidade de sais presente na solução, maior será o valor da condutividade elétrica. Ao comparar as três marcas, observa-se que a marca C foi a de menor valor de condutividade elétrica (0,89 mS/cm) e as marcas A e B tiveram os valores iguais a 1,68 mS/cm e 1,79 mS/cm, respectivamente. Para densidade, o valor deve se aproximar a 1,2 g/cm³ e os valores encontrados são compatíveis com exceção para marca C. Os valores médios de acidez encontrados foram iguais a 2,06% (A), 0,37% (B) e 1,50% (C), indicando uma grande variação de acidez conforme a fábrica produtora. A aplicação das técnicas estatísticas multivariadas (PCA e HCA) produziu o resultado dado na Figura 1, em que se observa a separação das amostras de sabão líquido de coco conforme a fábrica produtora, principalmente no dendrograma, indicando que as amostras podem ser discriminadas conforme as fábricas que as produziu apenas com os cinco parâmetros estudados.

Tabela 1. Resultados encontrados

CE= condutividade elétrica. Letras iguais significa que há diferenças entre as amostras (ANOVA, p<0,05).

Figura 1. Gráfico das PCA’s e dendrograma (HCA)



Conclusões

Após análise dos dados observa-se que para pH a determinação vigente é compatível ao resultado obtido, assim como, para o teste de condutividade elétrica e densidade. As três formulações não apresentaram semelhanças em seus parâmetros físico-químico. As análises multivariadas podem servir para discriminar as amostras conforme a fábrica que produz os sabões líquidos de coco.

Agradecimentos

A UFPA e a UFRA

Referências

AMARAL, L; JAIGOBIND, A. G.; Dossie técnico. Detergente doméstico, 2007.
PRATES, M. M. Determinação de propriedades físico-químicas de sabões comerciais em barra para controle de qualidade. Florianópolis (SC), 2006.
Ferreira Pinto M.C. 2007. Manual medição in loco: temperatura, pH, condutividade elétrica e oxigênio dissolvido. CPRM/Serviço Geológico do Brasil, Belo Horizonte. 43p. Disponível em< http://www.cprm.gov.br/pgagem/manual_medicoes_T_%20pH_OD.pdf> Acesso em 28/07/2015

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará