ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA DA ÁGUA NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS NO MUNICÍPIO DE OURICURI-PE

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Físico-Química

Autores

de Araújo Silva, G. (IF SERTÃO -PE) ; de Alencar Lopes, F.S. (IF SERTÃO -PE) ; da Silva Junior, M.M. (IF SERTÃO -PE) ; da Silva, R.C. (IF SERTÃO -PE)

Resumo

A pesquisa se baseia em determinar os parâmetros físico-químicos da água nas escolas públicas estaduais do município de Ouricuri-PE e avaliar se são apropriados para o consumo humano.

Palavras chaves

Parâmetros Físico-Químico; Água; Escolas

Introdução

O cuidado com a água é de fundamental importância, já que esta é o insumo para a vida. As disponibilidades da água doce não são ilimitadas. É indispensável preservá-las, controlá-las e, se possível acrescê-las. Como consequência da explosão demográfica e do rápido aumento das necessidades da agricultura e da indústria moderna, os recursos hídricos constituem objeto de uma demanda crescente. Dessa forma é necessário preservá-la e utilizá-la racionalmente. Já foi causa de grande repercussão a denúncia feita acerca do abastecimento a famílias do semiárido nordestino feito com água imprópria para consumo humano por carros-pipas mantidos pelo Exército e governos estaduais em Pernambuco, Alagoas, Bahia e Piauí [1]. O caso que mais chamou atenção foi registrado em 2013 no município de Ouricuri (PE), Sertão do Araripe. O grande enfoque deste trabalho é analisar a qualidade de água nas Escolas Públicas Estaduais no Município de Ouricuri-PE visando determinar indicadores físico-químicos como: acidez (CO2), alcalinidade, cloreto (Cl¬- ), pH, turbidez, condutividade elétrica e dureza total.

Material e métodos

As amostras de água coletadas com o auxílio de frascos reagentes (400mL) esterilizados em vidro borosilicato se deram em diferentes pontos (amostra 1=bebedouro, amostra2=cantina e amostra3=cisterna) nas escolas, dentre elas: Escola de Referência Ensino Médio (EREM) São Sebastião (S.S); EREM Fernando Bezerra (F.B); Nossa Srª de Fátima (N.S.F); São Vicente de Paula (S.V.P); Dom Idílio José Soares (D.I.J.S); Telésforo Siqueira (T.S). Todas as amostras foram acondicionadas em caixas de isopor com gelo até serem levadas ao laboratório. Para determinação de CO2 em água foi feito a titulação da amostra com NaOH 0,02 mol/L. Já a alcalinidade foi determinada pela titulação com solução de HCl 0,02 mol/L. O princípio do método de Mohr foi utilizado para determinação de Cl- em água, onde se utiliza a titulação com AgNO3 [2]. Para a medida de pH, turbidez e condutividade elétrica foram utilizados os seguintes instrumentos, respectivamente, pHmetro, turbidímetro e condutivímetro. Para indicação de íons cálcio e magnésio em água, onde conferem a dureza total na água, foi feito a titulação com solução padrão de EDTA. Todos os procedimentos de titulação foram feitos em triplicata. Após vinte e quatro horas (24h) em repouso no refrigerador, as amostras de água foram analisadas determinando os parâmetros físico-químicos e comparando os resultados com o valor de referência das portarias Ministério da Saúde nº 518/GM/2004 [3].

Resultado e discussão

Dentro os parâmetros físico-químicos analisados, os mais divergentes de acordo com a portaria foram alcalinidade e gás carbônico. Em nossos resultados todas as escolas tiveram uma alcalinidade baixa menor do que trinta (30) mg/L CaCO3. O valor de referência padrão para este parâmetro é entre 30-500 CaCO3 mg/L. A única escola que apresentou um valor dentro do padrão, 38 mg/L CaCO3 (Tabela 1) para alcalinidade foi a F.B, onde o ponto coletado foi o bebedouro. Em relação ao parâmetro acidez com valor de referência 5-10 mg CO2/L, as escolas que estão irregular com valor menor que 5 mg CO2/L são a N.S.F, S.V.P e T.S. Todos os pontos coletados para a N.S.F apresentou acidez baixa, menor do que o padrão permitido. As escolas S.V e T.S apresentaram acidez baixa apenas no ponto coletado que foi o bebedouro, os demais pontos estão dento do padrão permitido para CO2. De acordo com o Gráfico 1, dentre as escolas, a D.I.J.S teve maiores parâmetros físico- químicos dentro dos padrões para turbidez, condutividade e cloretos.

Parâmetros Fisico-Quimicos das Amostras de Água da Escola EREM.F.B



Grafico dos Parâmetros Fisico-Quimicos das Amostras de Água das Escola



Conclusões

No decorrer desta pesquisa foi constatado a partir dos resultados obtidos que a melhor escola que apresentou parâmetros regulares, segundo a portaria nº 518/GM/em 25 de março de 2004, foi a EREM Fernando Bezerra. A água deste estabelecimento de ensino é regular e própria para o consumo humano.

Agradecimentos

IF SERTÃO PE - Campus Ouricuri pela oportunidade concedida, e a bolsa de Iniciação Científica (PIBIC-IF SERTÃO PE).

Referências

1- http://www.portalserrita.com.br/noticias/pernambuco/22200, acessado em: 09 de agosto de 2016.

2- INSTITUTO ADOLFO LUTZ. Normas Analíticas do Instituto Adolfo Lutz. v. 1: Métodos químicos e físicos para análise de alimentos, 3. ed. São Paulo: IMESP, 1985.

3- PORTARIA Nº 518/GM Em 25 de março de 2004. http://dtr2001.saude.gov.br/sas/PORTARIAS/Port2004/GM/GM-518.htm, acessado em: 09 de agosto de 2016.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará