ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA TRATADA NA CIDADE MARABÁ-PARÁ

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Físico-Química

Autores

D' Lucas Moura Marinho, W. (IFPA-INDUSTRIAL MARABÁ) ; Lopes da Silva, A. (IFPA-INDUSTRIAL MARABÁ) ; Medeiros Braga, N. (IFPA-INDUSTRIAL MARABÁ) ; Jessica da Silva Araújo, S. (IFPA-INDUSTRIAL MARABÁ) ; Gomes Oliveira, U. (IFPA-INDUSTRIAL MARABÁ) ; Maria Pimentel Coutinho, R. (IFPA-INDUSTRIAL MARABÁ)

Resumo

A água é capaz de veicular uma grande quantidade de substâncias contaminantes, sendo que o consumo está associado a diversos problemas de saúde. Partindo dessa problemática, esta pesquisa teve como objetivo avaliar a água destinada ao consumo humano através de parâmetros físico-químicos e microbiológicos tais como pH, turbidez, oxigênio dissolvido, amônia, nitrato, nitrito, condutividade elétrica, fosforo total, coliformes fecais e totais Os resultados obtidos nesta pesquisa apontaram que 99% das amostras analisadas estavam contaminadas por Escherichia coli e 10% estavam com turbidez elevada, em desacordo com a portabilidade estabelecida pela portaria Nº 2.914/2011 do Ministério da Saúde.

Palavras chaves

Portabilidade ; Parâmetro físico-químico; ETA

Introdução

No Brasil, a Lei n° 9.433/97, que institui a Política Nacional de Recursos Hídricos, reafirma o direito à água das gerações presentes e futuras, além da utilização racional e integrada da água. Em 22 de março de 1992 a Organização das Nações Unidas institui o Dia Mundial da água, publicando um documento intitulado Declaração Universal dos Direitos da água, que tem como objetivo atingir todos os indivíduos, todos os povos e todas as nações. A água é uma substância de grande importância para a existência da vida no planeta terra, sendo um dos recursos naturais indispensável ao ser humano e aos demais seres vivos, além de ser suporte essencial ao ecossistema. No entanto algumas atividades realizadas pelo homem, vem acarretando uma deterioração do nível de qualidade das águas (SOUZA, 2000). A contaminação causada aos recursos hídricos tem proporcionando um risco de grande relevância à saúde humana, especialmente em locais com condições inadequadas de saneamento e suprimento de água, o que pode ser observável principalmente nas regiões urbanas. A pesquisa foi realizada com o propósito de avaliar os riscos de contaminação causados por agentes patogênicos e substâncias inorgânicas, e observar a qualidade da água distribuída para o consumo da cidade de Marabá, no Pará. Este projeto de pesquisa teve como objetivo avaliar amostras de água destinada ao consumo doméstico através dos parâmetros físico-químicos e microbiológicos com o propósito de avaliar os riscos de contaminação causados por agentes patogênicos e substâncias inorgânicas encontradas na água fornecida a comunidade Marabaense.

Material e métodos

Para a realização do presente estudo foram realizadas 30 coletas divididas em 3 núcleos do município de Marabá-PA nas seguintes coordenadas; núcleo 1: 5°20'43.77"S e 49°04'41.31"O; núcleo 2: 5°20'44.56"S e 49°07'51.68"O; núcleo 3: 5°22'22.28.92"S e 49°08'00.72"O. Os materiais coletados foram condicionados em uma caixa térmica com gelo para proporcionar a preservação do material. As análises basearam-se em métodos do Ecokit Sênior água doce/salgada (Alfakit Ltda), Condutivimetro portátil ITCD-1000, Medidor de Oxigênio Dissolvido MO- 910 e Microscópio estilo lupa LEICA EZ4HD. As análises foram realizadas em triplicata e tiveram suas médias e desvio padrão calculados. Os resultados obtidos foram tabelados, e comparados com a Portaria Nº 2.914/2011 do Ministério da Saúde e EPA-USA (Tabela 1).

Resultado e discussão

Como mostrado na tabela 1, a qualidade da água distribuída no Polo Marabá apresentou resultados satisfatórios quanto ao parâmetro físico-químico, entretanto 10% das amostras de turbidez tiveram fora do padrão estabelecido. O anexo 3, 4 e 7 da Portaria Nº 2.914/2011 do Ministério da Saúde informa a quantidade máxima permitida de nitrato, nitrito, pH, turbidez, entre outros parâmetros físico-químicos. Apenas a turbidez apresentou-se em desacordo com a Portaria apresentando valor médio de 55 ± 15 NTU. Os resultados microbiológicos revelaram que 99% das amostras coletadas estavam contaminadas por E.Coli, como mostra a Tabela 2, contaminação essa proveniente de possíveis falhas nas tubulações de distribuição ou ausência de manutenção no sistema de armazenamento, de ambos as partes tanto da empresa e consumidor. Os resultados obtidos na presente pesquisa foram comparados com a portabilidade estabelecidos pela portaria Nº 2.914/2011 do Ministério da Saúde. Segundo o anexo 1 da mesma, enfatiza que 95% das amostras coletadas após a saída do sistema de distribuição, não deverá conter a presença de coliformes fecais. Contudo, os dados das análises microbiológicas não estavam de acordo com a portaria.

figura 2

Tabela 2 – Análises microbiológicas de Coliformes e Escherichia coli de água tratada na cidade de Marabá-PA.

figura 1

Tabela 1 – Parâmetros físico-químicos das amostras de água tratada na cidade de Marabá-PA.

Conclusões

Os resultados físico-químicos obtidos e as informações reunidas neste trabalho detectaram que a água fornecida para a comunidade marabaense está nos padrões recomendados pela potabilidade da Portaria Nº 2.914/2011 do Ministério da Saúde com exceção do parâmetro Turbidez elevado. Desta forma, verificamos que a empresa responsável pelo controle de distribuição necessita de maior investimento por parte do poder político do estado do Pará, sendo ao mesmo tempo comprovado um breve avanço no sistema de tratamento e na estrutura da empresa.

Agradecimentos

Referências

SOUZA, D. A. Desenvolvimento de metodologia analítica para determinação de multiresíduos de pesticidas em águas de abastecimento de São Carlos – SP. 52 2000. 109p. Dissertação (Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental). Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2000.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria n° 2914 de 12 de dezembro de 2011. Dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília, 2011, Seção 1, do dia 26 seguinte, página 266.
BRASIL. Ministério da casa civil. Lei nº 8.001, de 13 de março de 1990.

Institui a Política Nacional de Recursos Hídricos, cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, regulamenta o inciso XIX do art. 21 da Constituição Federal.

COSTA, J.S. et al. Physicochemical Characterization Of Water Quality - Lagoa Dos Índios In Macapá, Brazil. American Chemical Science Journal, vol 5, 18 out. 2014. Disponível em: <http://www.sciencedomain.org/abstract/6546 >. Acesso em 02 set. 2016.

FIORUCCI, Antonio Rogério; FILHO, Edemar Benedetti. A importância do oxigênio dissolvido em ecossistemas aquáticos. Química nova na escola, N°22, novembro 2005. Disponivem em: < http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc22/a02.pdf>. Acesso em: 02 set. 2016.

LTDA, AlfaKit. Ecokit Sênior Água Doce / Salgada com Análise Microbiológica. Disponível em:<http://www.alfakit.ind.br/ecokit-senior-agua-doce-salgada-com-analise-microbiologica-cod-6684/1/>. Acesso em:02 set.2016.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará