Análise de variadas marcas de vinagre, quanto ao teor de ácido acético, e as consequências em caso de alterações nos padrões

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Química Analítica

Autores

Emanuel, E. (UFPA) ; Gonçalves, M. (UFPA) ; Eduarda, M. (UFPA) ; Batistuta, D. (UFPA) ; Rafael, R. (UFPA) ; Bezerra, V. (UFPA)

Resumo

O vinagre, consumido nas cozinhas brasileiras, precisa seguir padrões regidos por legislação para serem comercializados, um deles é o teor de acidez. Para verificar o teor, o método mais utilizado é a titulação calorimétrica, com a utilização deste, o presente trabalho determinou o teor de acidez de quatro marcas variadas de vinagre comercializadas no Estado do Pará. Os padrões estabelecidos baseiam-se no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento(MAPA). As amostras analisadas apresentaram teor de acidez de 3,96%, 3,90%, 4,02% e 4,80. Assim, felizmente, os mesmos expressaram acidez dentro das regulamentações.

Palavras chaves

teor de acidez; vinagre; análise titulométrica

Introdução

O presente trabalho é relacionado a análises químicas, mais concretamente, à análise de variadas marcas de vinagre, afim de obter os teores reais de ácido acético. É objetivo deste trabalho analisar o teor de ácido acético no vinagre e salientar os malefícios causados à saúde humana- já confirmados pelo Organização Mundial da Saúde (OMS)- em caso de alteração nos padrões pré- estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Material e métodos

O teor de ácido acético nas amostras de vinagre foram obtidos através da titulação de forma de triplicata para cada amostra, os volumes necessários da solução de hidróxido de sódio (NaOH) com concentração de 0,1molar(M) para que atingisse o ponto de equivalência estão representados na tabela 01. A média e o desvio padrão de cada amostra 1, 2, 3 e 4 respectivamente : Média: 6,6 mL; 6,5 mL; 6,76 mL; 8,0 mL. Desvio Padrão: 0,173; 0,303; 0,058; 0,360. A reação química no processo de titulação é a seguinte: CH3COOH(aq) + NaOH(l) → NaCH3COO(aq) + H-OH(l) A análise para determinar o teor de ácido acético em vinagre, foi feita pelo método titulométrico, por meio de uma titulação entre uma solução de concentração conhecida e outra desconhecida. O início da análise dá-se pela preparação da solução de hidróxido de sódio 0,1 M e a solução de vinagre com volume de 100 mL, sendo usado 5mL de vinagre. A solução de NaOH foi transferida para uma bureta de 50 mL, que foi feito o ambiente e a higienização e em seguida a aferição. Em seguida, pipetou-se 20 mL da solução de vinagre e transferido para um erlenmeyer, adicionando 3 gotas do indicador( fenolftaleína- com faixa de viragem de pH entre 8-10 ), e assim fazer a titulação até o ponto de equivalência (ou ponto de viragem- indica a mudança de cor). Esse método foi feito da mesma forma para as 4 amostras de vinagre.

Resultado e discussão

De acordo com as normas estabelecidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o teor de ácido acético no vinagre comercial deve estar entre 4% a 6%, o que mostra que todas as amostras estão dentro dos padrões estabelecidos pelo MAPA, conforme os valores da tabela 02. O elevado teor de ácido acético em vinagre poderia causar certas doenças, entre elas cirrose hepática e descalcificação de ossos.

Tabela 01 e 02

Dá os valores gastos de hidróxido de sódio na análise e o teor de ácido acético nas amostras

Conclusões

Com o auxilio da titulação, as concentrações encontradas foram, respectivamente, 3,96%, 3,90%, 4,02% e 4,80%, todas dentro do padrão estabelecido pelo o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Os desvios padrão de cada amostra comportam-se com um teor satisfatório. Com esses resultados detectamos que nenhuma marca de vinagre apresentou anormalidades, portanto nenhuma em uso poderá causar danos à saúde.

Agradecimentos

À UFPA – Campus de Belém, por disponibilizar o laboratório de química analítica e ambiental.

Referências

 www.curaeascensao.com.br/alimentaca_saude.Acesso:10.07.16
 www.medadv.info/pt/pages/339730.Acesso:10.07.16
 VOGEL. Arthur. Química analítica qualitativa. 5°ed. Rev. Por G. sehla
 Brasil ministério de agricultura pecuária e abastecimento: instrução normativa N°6 Brasília; 03 abr.2012

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará