AVALIAÇÃO E DETERMINAÇÃO DOS TEORES DE CaO, MgO E DO PODER DE NEUTRALIZAÇÃO DO CALCÁRIO DOLOMÍTICO E GESSO AGRÍCOLA

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Química Analítica

Autores

Conceição, C.N. (IFMA) ; Fernandes, I.A. (IFMA) ; Morais Neto, M.D. (IFMA) ; Oliveira, M.R.A. (IFMA) ; Lima, K.M. (IFMA) ; Abreu, A.O. (IFMA) ; Pinheiro, G.D. (IFMA) ; Matias, S.R.S. (IFMA) ; Melo, A.R.P. (IFMA) ; Silva, M.G.C. (IFMA)

Resumo

Os corretivos agrícolas são cruciais na correção e neutralização de acidez de solos e na nutrição de plantas. O objetivo do presente trabalho foi determinar os teores de CaO (Óxido de cálcio) e MgO (Óxido de Magnésio) no calcário dolomítico e gesso agrícola e verificar a concentração de PN (poder neutralizante) destes. A metodologia foi realizada através de cálculos, padronizações, titulações das soluções e interpretações de dados. Observou- se que o poder de neutralização carbonato de cálcio (CaCO3) foi indicado no calcário e gesso agrícola mesmo em um valor baixo. Já a disponibilidade de CaO e MgO, ambos apresentaram-se em concentrações baixas, sendo que a maior concentração de CaO e MgO foi no calcário e gesso agrícola, respectivamente.

Palavras chaves

calcário dolomítico; gesso agrícola; neutralização

Introdução

A correção da acidez é necessária para melhorar o aproveitamento dos fertilizantes e alcançar maior produtividade das culturas exploradas. Quando se eleva o pH do solo com o uso de corretivo, promove-se o aumento da disponibilidade de alguns nutrientes e, ao mesmo tempo, a insolubilização de outros, considerados tóxicos para as plantas, como alumínio e manganês, e também o aumento dos teores de cálcio e de magnésio (PRIMAVESI, 2004).Os materiais considerados corretivos da acidez dos solos são aqueles que contêm como "constituintes neutralizantes" ou "princípios ativos": carbonatos, óxidos, hidróxidos ou silicatos de cálcio e ou de magnésio, isto é, compostos de cálcio e ou de magnésio de caráter alcalino e disponíveis economicamente em diversos materiais (ALCARDE, 1978).O Potencial de Neutralização (PN) indica, portanto, a capacidade potencial ou teórica do corretivo em neutralizar a acidez dos solos. Cada espécie neutralizante em uma determinada capacidade de neutralização, onde as capacidades estão expressas em relação a capacidade do CaCO3(Carbonato de Cálcio), tomado como padrão (ALCARDE, 2005). A identificação de um produto como corretivo de acidez dos solos é feita determinando os teores de cálcio e de magnésio, assim, sua ausência ou teores muito baixos indicam que o produto não é corretivo de acidez dos solos. Essa determinação fornece os teores desses constituintes na forma elementar, isto é, Ca e Mg; mas são expressos, por convenção, como CaO (Óxido de Cálcio) e MgO (Óxido de Magnésio) em todos os corretivos (ALCARDE, 2005). A avaliação química de corretivos é crucial para determinação dos teores de CaO e MgO e verificar o PN destes para verificação de suas eficiências na correção de acidez do solo.

Material e métodos

Os materiais utilizados foram: Béquer de 250mL;1 Balão volumétrico de 200mL;1 Bureta de 25mL; Erlenmeyer de 250mL; 1 bastão de vidro; Placa aquecedora. Reagentes: Fenolftaleína 1%; Solução de NaOH 0,1 mol/L padronizado; Solução de HCl 0,1 mol/L padronizado; Solução de EDTA 0,014 mol/L padronizado, Solução tampão pH 10; Solução de Preto de Eriocromo T 0,5%; Solução de Calcon 0,5%; Água destilada; Calcário dolomítico; Gesso agrícola. Métodosl: para a determinação do PN foi transferido uma alíquota de 20 ml da solução do calcário dolimítico para o erlermeyer de 250 ml e 3 gotas de solução de fenolftaleína a 1%. Depois de transferido, fez-se a titulação do mesmo, com solução de NaOH 0,1 mo/L padronizada até o aparecimento de uma leve cor rosada e anotado o volume gasto. Realizaram-se os procedimentos citados anteriores triplicados. Após a triplicação desses procedimentos, repetiram-se todos os procedimentos novamente, substituindo o calcário dolomítico por gesso agrícola. Assim, para a determinação de Cálcio, primeiro transferiu-se uma alíquota de 10ml da solução preparada no erlermeyer de 250mL. Depois foi adicionado 10ml de tampão pH 10 e 3 gotas de calcon 0,5%. Após se transferiu a solução de EDTA 0,01mol/L para a bureta e titulou-se a solução contida no elermeyer, até obtenção da cor azul. Realizaram-se os procedimentos anteriores triplicados. Já na determinação de Cálcio e Magnésio, transferiu-se uma alíquota de 10mL da solução preparada no erlermeyer de 250mL. Depois, foi adicionado: 10mL de tampão pH 10 e 3 gotas de eriocromo negro T 0,5%. Foi transferida a solução de EDTA 0,01mol/L para a bureta e após transferida, foi titulada a solução contida no elermeyer, até obtenção da cor azul. E assim como nos procedimentos anteriores, este também foi triplicado.

Resultado e discussão

Segundo o autor Alcarde (1996) na prática, a capacidade de neutralização de um corretivo é obtida através de uma determinação analítica denominada Poder de Neutralização que se fundamenta em fazer uma amostra de corretivo exercer toda a sua capacidade de neutralização sobre uma quantidade conhecida. Em seguida determina-se o excesso de ácido e, por diferença, tem-se a quantidade de ácido neutralizado, que é quimicamente equivalente à quantidade de constituintes neutralizantes presente na amostra de corretivo. Segundo o mesmo autor, os valores de capacidade de neutralização das espécies CaO e MgO em relação ao CaCO3 que é considerado 1, são respectivamente 1,79 e 2,48. Onde o PN indica apenas que o produto é alcalino ou básico (ALCARDE,2005). Portanto, não possibilita caracterizar a natureza química do neutralizante, assim como também não possibilita caracterizar se o produto é corretivo de acidez dos solos, isto é, se a base está associada ao cálcio ou ao magnésio. Ainda segundo o autor ausência ou teores muito baixos desses elementos indicam que o produto não é corretivo de acidez dos solos. Desta maneira, comparando com os resultados obtidos de neutralização de CaCO3 no calcário e gesso, onde ambos apresentaram 89,2% e 93,1%, respectivamente, aproximadamente do valor de 1,0 do CaCO3 que supõe a capacidade de neutralização da acidez do solo. Já nos tabelas 01 e 02 os valores de CaO apresentaram-se relativamente baixos tanto no calcário quanto no gesso, sendo que a presença do constituinte CaO encontrava-se em maior concentração no calcário e MgO no gesso agrícola.

Resultado da determinação de CaO do Calcário e do Gesso Agrícola

Fonte: Elaborado pelos autores

Resultados das determinações de MgO do Calcário e do Gesso Agrícola

Fonte: Elaborado pelos autores

Conclusões

Conforme o poder de neutralização do CaCO3 constatou-se a presença deste em quantidade considerável tanto no calcário quanto no gesso agrícola, sendo que a maior concentração encontra-se no gesso. Onde a maior disponibilidade de CaO e MgO foi identificada pela maior concentração, respectivamente no calcário e no gesso agrícola.

Agradecimentos

Primeiramente a Deus e ao IFMA

Referências

ALCARDE, J.C.; BARBIN, D. Método simplificado de solubilização de calcários agrícolas para a determinação de cálcio e magnésio, Anais da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", 1978.
ALCARDE, J.C. Corretivos da acidez dos solos: características e interpretações técnicas por J.C. Alcarde. São Paulo ANDA, 2005. ANDA, Boletim Técnico, 6.

ALCARDE, J.C.; RODELLA, A.A. O equivalente em carbonato de cálcio dos corretivos da acidez dos solos. Scientia Agricola, v.53, n.2/3, p.6-12, maio/dez. 1996.

PRIMAVESI, A. C. Características de corretivos agrícolas. São Carlos: Embrapa Pecuária Sudeste, 2004. Embrapa Pecuária Sudeste. Documentos, 37.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará