DETERMINAÇÃO DE CLORETO EM SALMOURA DE ENLATADOS

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Química Analítica

Autores

Farias, B.M.F. (IFMA) ; Souza, C.B.F. (IFMA) ; Reis, J.B. (IFMA) ; Marques, G.N. (IFMA)

Resumo

Os produtos de pescado enlatado no mercado brasileiro recebem uma salmouragem pré enlatamento que não é padronizada em função das variáveis físicas ambientais e químicas das espécies. A resultante é um produto cujo controle da qualidade deixa a desejar no tocante ao teor de sal final dos enlatados.O Brasil é um pais que tem sua cultura alimentar voltada ao prazer de comer, e isso significa que uma alimentação baseada no alto consumo de massas, gorduras, açucares e carne (LEONARDO,2006). Esse padrão se reflete consequentemente no consumo de sal, pois este acentua o sabor dos alimentos, além de ser um ingrediente muito importante nos alimentos industrializados por reduzir sua atividade de água e, por consequência, aumentar sua vida útil.

Palavras chaves

Salmoura; Enlatados; Alimentos

Introdução

O objetivo deste experimento é determinar a encontrar a concentração de cloreto de sódio em uma amostra de salmoura de enlatados comercial utilizando o método de Mohr. No mundo todo pessoas vem sofrendo com doenças causadas pelo excesso de cloreto de sódio nos alimentos como doenças cardíacas. O trabalho proposto, alcançando qualidade e profundidade necessárias, poderá contribuir para a análise e monitoramento de cloreto em amostras que contém salmoura , assim o presente trabalho visa identificar quantitativamente através do método de Mohr a concentração de cloreto de sódio presente em enlatados de milho verde.

Material e métodos

Reagentes: Nitrato de prata previamente seco em mufla e armazenado em dessecador; Cromato de potássio; cloreto de sódio seco em mufla. Materiais: Bureta de 25ml; pipeta volumétrica de 10ml e 25ml; balão volumétrico de 250ml; Erlenmeyer de 250ml; proveta de 10ml. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL • Com uma pipeta volumétrica transferiu-se 10mL de salmoura para um balão volumétrico de 250mL e completou-se o volume com água destilada. • Transferiu-se 25mL da amostra para um erlenmeyer de 250mL • Adicionou-se 25mL de água destilada. • Adicionou-se 1 ml da solução indicadora de K2CrO4 5%. • Colocou-se em uma bureta de 50mL a solução padronizada de AgNO3 0,1mo/L. • Titulou-se a amostra com a solução de AgNO3.

Resultado e discussão

Utilizou-se o método direto de Mohr, onde a substância que se desejava determinar foi titulada com solução padrão de AgNO3 até o ponto de equivalência, momento no qual se obteve a alteração da coloração inicial amarela, para marrom avermelhado, após a adição de 2,5 mL de AgNO3. Essa alteração da coloração ocorreu devido à presença do indicador cromato de potássio. Vgasto1=2,7ml Vgasto2=2,5ml Vgasto3=2,5ml Média Vgasto=2,5ml AgNO3(aq) + NaCl(aq)→ n° de mol ≈ n° de mol Vf (ml)x Mtitulante(mol/l) x F = Vamostra(ml) x Mtitulado(mol/l) 2,5 x 0,1(mol/l) x 1 = 50(ml) x Mtitulado(mol/l) Mtitulado(mol/l)=0,005 cálculo da porcentgem: M= m/ MM x V 0,05(mol/l)= m/ 58,44 x 50(ml) m=146 %=146/100 %=1,46

Conclusões

De acordo com os dados experimentais calculados, a porcentagem de cloreto de sódio obtida foi abaixo a porcentagem de cloreto de sódio indicada na embalagem, o que indica que o roteiro foi seguido de maneira correta e estão de acordo com as normas do Ministério da Saúde.

Agradecimentos

Agradecemos ao professor Jonas Reis por todo o auxilio durante a pesquisa , aos meus colegas que colaboraram com esse estudo e ao Instituto Federal do Maranhão por

Referências

BRASIL. Ministério da saúde. Hipertensão avança e atinge 24,4% dos brasileiros. Brasília: Ministério da Saúde, 2010.
STRAZULLO, P. et al. Salt intake, stroke, and cardiovascular disease: meta-analysis of prospective studies. British Medical Journal, London, v.339. n.B4567, dez. 2009.
LEONARDO, M. Antropologia da alimentação: a cultura alimentar brasileira. Revista Brasileira de estudos Interculturaid( Etnic), Belo horizonte, ano 3,n.6,p.1, dez. 2016.
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/28406/000769920.pdf?sequence=1 (acesso em 10/06/2016)
http://esac.pt/noronha/coordenadorCETQA/relatorios/Claudia%20Duarte%20Relatório%20Estágio.pdf (acesso em 10/06/2016)
http://www.quimicalegal.com/titulacao-argentimetrica-de-salmoura-metodo-de-mohr-puc-campinas/ (acesso em 10/06/2016)

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará