CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA DO ÓLEO E FRUTO PEQUI (Caryocar brasiliense) DA REGIÃO DE ARAGUAÍNA-TO

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Química Analítica

Autores

Nascimento, F.L. (UFT) ; Lopes, N. (USP) ; Silveira, B. (UFT) ; Lisboa, M. (UFT) ; Silva, G. (UFT)

Resumo

Este trabalho visa à caracterização química do pequi (Caryocar brasiliense) comercializado na cidade de Araguaína-To. Para isto, serão realizadas análises da composição centesimal e cromatográficas da casca, polpa, semente e óleo do pequi. No preparo de amostras, serão empregados os métodos de derivação, extração em fase sólida (SPE) e microextração em fase sólida (SPME). Os dados obtidos serão tratados estatisticamente empregando a Análise de Componentes Principais (PCA) e agrupamento hierárquico (HCA). Com esses resultados pretende-se adquirir informações que levem a um incremento na qualidade do fruto pequi consumido na região de Araguaína, de forma a contribuir para a popularização desse alimento em regiões onde seu consumo ainda é restrito como o sudeste e sul do Brasil.

Palavras chaves

pequi; pequizeiro; caryocar brasiliense

Introdução

O pequizeiro é uma árvore típica encontrada no Cerrado Brasileiro, e o seu fruto, o pequi (Caryocar brasiliense) é um dos mais comercializado deste bioma. O Estado do Tocantins (TO), por exemplo, ocupa a 7ª posição no ranking dos estados produtores de pequi (EMBRAPA), sendo responsável por 40% da produção total do fruto, juntamente com os estados da Bahia, Goiás e Minas Gerais (Miranda-Vilela et al., 2011). Estudos realizados dos extratos de pequi revelam a presença dos componentes voláteis responsáveis pelo aroma característico do fruto e de componentes bioativos importantes e amplamente conhecidos pelo seu potencial antioxidante (Roesler et al., 2008). Este trabalho visa à realização da caracterização do perfil químico do óleo e fruto Cariocar brasiliense cultivado na região de Araguaína. Para isto, a técnica de cromatografia a gás acoplada à espectrometria de massas (GC-MS) foi empregada. A análise da composição centesimal das amostras também estão sendo realizadas. Durante o preparo das amostras, são utilizados os métodos de derivatização, extração em fase sólida (SPE) e micro extração em fase sólida (SPME). Os dados obtidos pelas técnicas analíticas serão tratados estatisticamente empregando a Análise de Componentes Principais (PCA)e Agrupamento Hierárquico (HCA). Com esses resultados pretende-se determinar composição proximal de minerais, ácidos graxos e compostos polares na casca, polpa e amêndoa do pequi, além da composição volátil da casca, polpa, e semente do fruto e de seu óleo. Com isso pretendemos adquirir informações que levem a um incremento na qualidade do fruto e óleo de “pequi” consumido na região de Araguaína-To, além de contribuir para a popularização desse alimento em regiões onde seu consumo ainda é restrito como o sudeste e sul do Brasi

Material e métodos

Na primeira etapa do trabalho foi realizada amostragem do pequi da região de Araguaína, em seguida, condicionamento e armazenamento em freezer a 0 ºC. As amostras passaram por etapas preliminares de análises na seguinte ordem: umidade e cinzas, proteína bruta, fibra bruta, extração de lipídios totais, carboidrato e análise da composição volátil. As análises de teor de umidade e cinzas foram realizadas de acordo com Cunniff (1998). A umidade foi obtida em estufa a 105 ºC por 4 horas e teor de cinzas foi determinado em mufla a 600 ºC, por aproximadamente 12 horas. A análise do teor de proteína bruta (PB) foi baseada no processo semi-microKjedahl, segundo Cunnif (1998). Este método determina o nitrogênio total da amostra, que é convertido em proteína bruta empregando o fator específico, 5,75 (Brasil, 2003). A fibra bruta foi analisada segundo o método do Instituto Adolfo Lutz (1985), utilizando o resíduo da filtração da análise de lipídios totais. Os lipídios totais foram extraídos segundo método de Bligh e Dyer (1959), este se baseia na extração pelos solventes: metanol, clorofórmio e água, a frio, na proporção 2:2:1:8 respectivamente. Os carboidratos nas amostras foram obtidos por diferença entre o valor total (100%) e a soma da umidade, resíduo mineral, lipídios totais e fibras (Moraes, 2013). A análise da composição volátil do pequi foi realizada empregando a técnica de Micro Extração em Fase Sólida com Cromatografia á Gas acoplada à Espectrometria de Massas (HS-SPME-GC-MS). As ferramentas estatísticas empregadas no tratamento dos dados de GC-MS foram Análise de Componentes Principais (PCA) e Análise de Agrupamento Hierárquico (HCA), utilizando o software Pirouette versão 2.60 da Infometrix, Woodinville, WA, USA e o programa Origin 6.0.

Resultado e discussão

Os componentes individuais foram identificados por comparação entre os espectros de massas e os dados de retenção por cromatografia gás com os dados previamente analisados e arquivados no Sistema de dados. O cromatograma á gas do aroma do óleo mostra os dezesseis constituintes voláteis identificados com seus valores percentuais. Os componentes majoritários foram o éster hexanoato de etila (28,92%), seguido pelo éster butanoato de etila (19,46%). Os componentes minoritários foram acetona 3-hidroxi-2-butanona e butanoato de metila (0,59%). Em geral, os voláteis do aroma são metabolizados de amino ácidos, lipídios e carboidratos (Maia et al., 2008). A produção destes ésteres depende da variabilidade de álcoois e ácidos com C2-C8 unidades de carbono produzidos pela oxidação de ácidos graxos insaturados por enzimas da planta. Da mesma forma, acredita-se que os ácidos graxos saturados encontrados no óleo de “pequi” são produzidos após hidrogenação de ácidos graxos insaturados. Com relação a análise da composição centesimal da polpa e da amêndoa, foram determinados: umidade, cinzas, lipídios, fração fibroalimentar total e proteína. Todas as análises foram realizadas em triplicatas, e os resultados obtidos foram expressos em média e desvio padrão entre as amostras. A polpa do pequi se mostrou mais rica em lipídeos, fibras e proteínas com valores iguais a 33%, 10% e 3% respectivamente. Isso mostra que o consumo da polpa poderá trazer benefícios a população, haja vista que o consumo regular de fibra alimentar na dieta está relacionada com a redução do risco de doenças patológicas. A amêndoa apresentou um baixo teor de umidade e um teor elevado de minerais, representado pelas cinzas. Tanto a polpa como a amêndoa são fontes de ácidos graxos insaturados (52% e 62%), respectivamente.

Conclusões

Neste estudo inicial mostramos que o hexanoato de etila seguido por octanoato de etila, butanoato de etila, butanoato de isopropila, propanoato de etila, 2-3-butanodiol, ácido 4-metil-2-oxavalérico são provavelmente os componentes chaves para o aroma do óleo de pequi da região de Araguaína-To. A polpa do pequi se mostrou mais rica em lipídeos, fibras e proteínas com valores iguais a 33%, 10% e 3% respectivamente. Isso mostra que o consumo da polpa poderá trazer benefícios a população, reduzindo o risco de doenças patológicas. A Amêndoa apresentou baixo teor de umidade e um teor alto de cinzas.

Agradecimentos

PROGRAD-UFT, NPPNS-USP e FCF-USP.

Referências

1. Roesler, R.; Catharino, R.R.; Malta, L.G.; Eberlin, M.N.; Pastore, G. Antioxidant activity of Caryocar brasiliense (pequi) and characterization of components by electrospray ionization mass spectrometry. Food Chemistry, 2008, 110, 711-117.
2. Miranda-Vilela, A. L. ; Lordelo, G. S. ; Akimoto, A. K. ; Alves, P. C. Z. ; Pereira, L.C. S.; Klautau-Guimarães, M.N.; Grisolia, C.K. Genetic polymorphisms influence runners responses to the dietary ingestion of antioxidant supplementation based on pequi oil (Caryocar brasiliense Camb.): a before-after study. Genes & Nutrition: a journal devoted to study of relationship between genetics & nutrition for improvement of human health, Genes Nutr., 2011, 6, 369-395.
3. Maia, J.G.S.; Andrade, E.H.A.; D´Silva, M.H.L. Aroma volatiles of pequi fruit (Caryocar brasiliense Camb.). Journal of Food Composition and Analysis, 2008, 21, 574– 576.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará