Incertezas analíticas do Fosforo total pelo método vanadato-molibdato

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Química Analítica

Autores

Machado, I. (UFAM) ; Sousa, D. (UFAM) ; Saraiva, D. (FAMETRO) ; Saraiva, A. (ANALYTICAL CENTER) ; Santiago, L. (LABORATORIO ANALYTICAL CENTER) ; Menezes, M. (ELETRONORTE) ; Bizaio, L. (BIZAIO INSTRUMENTOS)

Resumo

Este trabalho descreve a aplicação do calculo de incerteza no ensaio fosforo total pelo método vanadato-molibdato ( SMEWW 22º edition), para valores aplicáveis ao meio ambiente. Com a finalidade de indicar quantativamente a qualidade das medições no método.

Palavras chaves

Incerteza; Medida; Fosfóro

Introdução

A incerteza do resultado de uma medição normalmente é composta de vários componentes que podem ser agrupados de acordo com as características do método usado para estimar seus valores numéricos. A incerteza total é a soma das incertezas geradas pelos diversos componentes do procedimento de medição, expressos como um desvio- padrão. Que caracteriza a dispersão dos valores que podem ser obtidos em torno da média (MILLER& MILLER, 2000), Podendo ser, por exemplo, um desvio padrão (ou um dado múltiplo dele) ou a metade de um intervalo correspondente a um nível da confiança declarado (FONSECA et al, 1985). Neste intervalo há uma probabilidade alta de conter o valor verdadeiro convencional que está sendo mensurado. Para combinar as incertezas das diversas variáveis existente foi utilizado um procedimento denominado por “Lei de Propagação dos Erros” (LIRA, 2002; INMETRO, 2008). Foi utilizado padrão de referência certificado de fósforo para corrigir a limitação frequentemente vista pelos desvios de proporcionalidade entre a absorbância medida e a concentração não linear. Alguns desses desvios, chamamos de desvios reais, são fundamentais e representam limitações reais da Lei de Beer. (SKOOG, 2009).

Material e métodos

Foi determinada a concentração de fósforo total em amostras de águas pelo método colorimétrico com ácido vanadato-molibdato fosfórico. Baseado no Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater. 22º Edition. 2012.4500-P C. Na avaliação foram consideradas as principais fontes de incerteza: Curva analítica; Repetividade; Diluição e Precisão. Com auxilio de dois técnicos com 05 repetições. Espectrofotômetro Hach modelo DR 5.000 ( comprimentos de onda visível e ultravioleta, tem uma lâmpada de tungsténio que produz na região visível do espectro (320 a 1100 nm), e uma lâmpada de deutério na região ultravioleta (190 a 360 nm)), utilizou-se padrão de referência certificado (Lote: J2-P02062). Pipetas e balões volumétricos com certificados RBC- INMETRO (Rede Brasileira de Calibração) . Utilizou-se o Guia Eurachem, Gum (Avaliação de dados de medição- Guia para a expressão de incerteza de medição) e Dicla 21 (NORMA Nº NIT-DICLA-021- Expressão da incerteza de medição por laboratório de calibração).

Resultado e discussão

Para o cálculo do fósforo foi considerada a incerteza associada à interpolação na curva analítica utilizando 05 pontos, a preparação dos padrões de trabalho e a precisão do método de ensaio. Os padrões de calibração foram: 1 mg/L; 5 mg/L; 10 mg/L; 15 mg/L e 20 mg/L. Obteve-se o valor de R2 igual 0,99704 e equação da reta: y = 0,03839x + 0,00612. Os valores associados de incerteza dos padrões de trabalho, curva analítica, repetitividade e precisão foram respectivamente: 0,00005 mg/L; 0,56797 mg/L; 0,02400 mg/L e 0,10784 mg/L. A combinada dessas incertezas foi de 0,57855 mg/L. Para o valor médio de 26,21 mg/L de fósforo, a incerteza expandida foi de ±1,16 mg/L; logo, o resultado foi expresso como 26,21 ± 1,16 mg/L. De acordo com o diagrama ( anexo II), a incerteza que mais influenciou no ensaio de fósforo foi à incerteza associada à curva analítica ou curva de regressão estimada. A estimativa do desvio padrão de regressão é frequentemente chamada de erro padrão da estimativa. Grosseiramente, ele corresponde à grandeza do desvio típico de uma curva de regressão estimada. (SKOOG, 2009).

Figura 1: Curva Analítica



Figura 2: Incerteza Combinada



Conclusões

Os cálculos das incertezas das análises físico-químicas mostraram que as metodologias estão padronizadas e metrologicamente corretas para as avaliações executadas. Que dentre a propagação de erros, o desvio mais relevante foi da curva analítica ou curva de regressão estimada, entretanto, seu grau de correlação (R2) é igual 0,99704, onde a maioria dos pares dos valores das variáveis se situa próxima da reta com uma inclinação positiva.

Agradecimentos

Agradecimentos ao Laboratório Analytical Center.

Referências

EURACHEM / CITAC Guide, “Measurement uncertainty arising from sampling A guide to methods and approach-es” Produced jointly with EUROLAB, Nordtest and the UK RSC Analytical Methods Committee First Edition 2007

EURACHEM/CITAC Guide: “Quantifying Uncertainty in Analytical
Measurement, second Edition, 2000.

FONSECA, Jairo Simonda; MARTINS, Gilberto de Andrade;TOLEDO, Geraldo Luciano. Estatística Aplicada. São Paulo: Atlas, 1985.

HOLLER,F; SKOONG,D ; CROUCH, S.Principios de analise instrumental; 6ºEDIÇÃO, 2009.

INMETRO- Avaliação de dados de medição -Guia para a expressão deincerteza de medição; ,2008

Lira, I. (2002).Evaluating the measurement uncertainty:fundamentals and practical guidance, Institute of Phy-sics Publishing.

Miller, James N.; Miller, Jane C., “Statistics and Chemomet-rics for Analytical Chemistry”, 5th Edition, 268 pages, Pear-son Prentice Hall,
Harlow, England, 2005, ISBN-10: 0-13- 129192-0, ISBN-13: 978-0131291928.

Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater. 22 nd Edition.
2012. 4500-P C e E.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará