AVALIAÇÃO DA ÁGUA FREÁTICA NO SETOR VILA REGINA ANTIGO LIXÃO DA CIDADE DE PARAÍSO DO TOCANTINS - TO

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ambiental

Autores

Batista, R.G. (IFTO CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS) ; Almeida, J.N. (IFTO CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS) ; Soares, G.B.S. (IFTO CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS) ; Pinto, R.R. (IFTO CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS) ; Dias, T. (IFTO CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS) ; Rodrigues, F.M. (IFTO CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS) ; Rodrigues, L.G.S.M. (IFTO CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS) ; Sousa, H.S.A. (IFSC: CAMPUS BLUMENAU) ; Viroli, S.L.M. (IFTO CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS) ; Freitas, I.R. (UNICAMP) ; Filho, L.H.B. (IFTO CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS)

Resumo

O objetivo do presente trabalho é o de avaliar a qualidade microbiológica e físico química da água freática do Setor Vila Regina, e o impacto ambiental ocasionado pelo aterramento e urbanização para fins residenciais da área do antigo lixão do Município de Paraíso do Tocantins - TO, tinta anos após a sua desativação. Foram realizadas coletas mensais de água em poços freáticos para análise de potencial hidrogeniônico, turbidez, cloreto, nitrato e amônia. Conforme a Portaria 2914/11/MS, as águas dos poços analisados localizados na Vila Regina, apresentaram níveis de nitratos fora dos padrões de potabilidade, indicando contaminação por matéria orgânica, não podem ser consumidas pela população sem tratamento.

Palavras chaves

Lixão; qualidade da água; água subterrânea

Introdução

Há uma intensa preocupação como a contaminação do solo e dos recursos hídricos decorrente da presença de elementos metálicos provenientes da inadequada da disposição de resíduos sólidos. (OLIVEIRA, 2004). Atividades antrópicas causam danos ao meio ambiente eliminando diferentes compostos químicos no ar, água e solo, que podem impactar o meio ambiente (RODRIGUES, 2003). Quanto ao uso da água subterrânea pelos consumidores expoem os consumidores, há dificuldade na percepção da poluição e falta de atenção à prevenção da poluição nas fontes de captação de águas subterrâneas (FOSTER et al, 1993). As águas subterrâneas são contaminadas pela infiltração da água da chuva; transferência de gases solúveis produzidos durante o processo de decomposição e o carregamento de materiais orgânicos e inorgânicos. (MOTA,1974). Os processos de adsorção, troca iônica, precipitação química e complexação são responsáveis pelo grau de poluição das águas subterrâneas (SCUDINO, 1992). O manancial subterrâneo, mesmo sem cor, sabor ou cheiro, pode estar contaminada com nitrato, metais pesados (SILVA, 2011). O acúmulo de nitrato na água pode causar a metamoglobina e câncer de estômago pela geração de compostos nitrados ( VARELA, 1995; STEINBERG, 1996). Os compostos nitrogenados e cloretos são indicadoras de contaminação por matéria orgânica (BRASIL, 2012). Objetivo do presente trabalho é avaliar a qualidade da água freática do Setor Vila Regina, e o impacto ambiental ocasionado pelo aterramento e urbanização para fins residenciais da área do antigo lixão do Município de Paraíso do Tocantins - TO, vinte anos após a sua desativação.

Material e métodos

O Setor Vila Regina foi um espaço destinado a recepção e armazenagem do lixo urbano da Cidade de Paraíso do Tocantins até o ano de 1996. Foram realizadas coletas mensais entre os meses de outubro de 2015 a junho de 2016 no setor Vila Regina totalizando seis (06) amostras. As amostras de água foram coletadas no período matutino entre 08:00 as 10:00 horas em poços freáticos através de amostrador adaptado em frasco de polietileno de 250 ml, esterilizado, evitando turbulências e bolhas. Após a coleta as amostras foram acondicionadas em caixas isotérmicas de polietileno com a temperatura entre 6ºC e 10 ºC. As amostras foram identificadas e analisadas no Laboratório de Saneamento do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, Campus de Paraíso do Tocantins. As análises de potencial hidrogeniônico (pH), turbidez, cloreto, nitrato e amônia foram realizadas conforme os procedimento metodológico da American Public Health of Water and Wastewater, 2005.

Resultado e discussão

A tabela 01 demostram os resultados médios das análises para determinação das concentrações de potencial hidrogeniônico pH, turbidez, cloreto, amônia e nitrato e os valores permitidos pela Portaria do Ministério da Saúde nº 2.914 de 2011. Segundo a Portaria o valor determinado para o pH variaram de 7,18 ± 0,20, e todos os resultados obtidos nas coletas atendem esse limite permitido na legislação. Os valores encontrados para turbidez variaram de 0,55 ± 0,23 UT, estando em conformidade com a legislação. A amônia apresentou um resultado de 0,61 ± 0,64 mg/L, a concentração de nitrato variou entre 9,04 ± 2,59 mg/L estando em desacordo coma legislação vigente para consumo de água. A análise de cloreto não ultrapassaram o permitido na Portaria do Ministério da Saúde nº 2.914/2011 sofrendo variação de 125,83 ± 5,95 mg/L. Diversos fatores além do nível de esgotamento podem causar alterações nas concentrações dos compostos químicos, como por exemplo, o elevado índice de nitrato que está relacionado com contaminações antigas e não recente de matéria orgânica, assim como as concentrações de cloretos, que geralmente nas águas subterrâneas são maiores do que em águas superficiais. Isso se deve ao fato que o cloreto chega fácil ao lençol freático, pois durante a sua percolação pelo solo não é absorvido (POHLING, 2009). Quando a água apresenta níveis de poluição elevada, com amônia acima do permitido, indica a falta de boas condições sanitárias e possível poluição por despejos domésticos (POHLING, 2009).Quanto aos indicadores de contaminação microbiológica (coliformes totais e fecais), nenhuma das amostras apresentou presença desses coliformes, atendendo o que estabelece a portaria referida anteriormente.

TABELA 01. Resultados das análises o e os valores permitidos pela Po



GRÁFICO 01. Análise da água subterrânea



Conclusões

Conforme a Portaria 2914/11/MS, as águas dos poços analisados localizados na Vila Regina, apresentaram níveis de nitratos fora dos padrões de potabilidade, indicando contaminação por matéria orgânica, não podem ser consumidas pela população sem tratamento. Os resultados demonstram falhas nas práticas de uso da água e ressalta a importância da conscientização dos consumidores, relativo aos riscos com a saúde ambiental, bem como a necessidade de promoção de políticas públicas que garantam acesso generalizado à água adequada ao consumo humano.

Agradecimentos

A DEUS.

Referências

APHA - AMERICAN PUBLIC HEALTH ASSOCIATION - Standard methods for the examination of water and wastewater. 16 ed. New York, APHA, AWWA, WPCF, 2005.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria n.º 2.914, de 12 de dezembro de 2011. Dispõe sobre procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, Seção 1, 04 de janeiro de 2012, p. 43-49.

FOSTER, Stephen. Determinação do risco de contaminação das águas subterrâneas: um método baseado em dados existentes. Tradução Ricardo Hirata; Sueli Yoshinaga; Seiju Hassuda; Mara Iritani. São Paulo: Instituto Geológico, 1993

MOTA;F.S.B. Aterro Sanitário e Poluição da Água. São Paulo, Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, Dissertação de Mestrado, 1974.

OLIVEIRA S.; PASQUAL A. Avaliação de parâmetros indicadores de poluição por efluente líquido de um aterro sanitário Vol. 9 - Nº 3 - jul/set 2004,240-249. Artigo técnico Engenharia sanitária ambiental.

POHLING, R. Reações químicas na análise de água. Fortaleza: Arte Visual, 2009.

RODRIGUES C. L.; TAIOLI F. Retenção de metais pesados no solo de cobertura do lixão de Ilhabela – SP Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental 14 a 19 de Setembro 2003 - Joinville - Santa Catarina III-032

SCUDINO; P.C.B. Avaliação Hidrogeológica e Área de Disposição de Resíduos Sólidos, com Risco de Poluição de Aqüíferos. In: Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, 7, ABAS, 1992.

SILVA, R. C. A. Avaliação da qualidade bacteriológica e físico-química, para consumo humano, de água de manancial subterrâneo, em áreas urbanas de Feira de Santana/BA/Brasil VII-009. 2011

STEINBERG, A.M. Fan,V.E., . Health implications on nitrate and nitrite in drinking water: an update on methaemoglobinemia occurrence and reproductive and development toxicity,Regul. Toxicol., Pharmacol. 23, p.35–43.1996

VARELA, M.M. Moraes Suarez, GONALES, A. Llopis, PEREZ, ,M.L. Tejerizo. Impact of nitrates in drinking water on cancer mortality in Valencia, Spain, Eur. J. Epidemiol. 11, p.15–21.1995

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará