Avaliação das concentrações de metais pesados em águas superficiais do Córrego Pernada em Paraíso do Tocantins - TO

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ambiental

Autores

Ramos, M.L. (IFTO) ; Viroli, S.L.M. (IFTO) ; Dias, T. (IFTO) ; Pinto, R.R. (IFTO) ; Almeida, J.N. (IFTO) ; Rodrigues, F.M. (IFTO) ; Rodrigues, L.G.S.M. (IFTO) ; Freitas, I.R. (UNICAMP) ; Sousa, H.S.A. (IFSC CAMPUS BLUMENAU) ; Junior, D.B.R. (IFTO)

Resumo

A presença de metais tóxicos, nas águas do Córrego Pernada ao longo do seu curso no município de Paraíso é de grande importância sobre possíveis impactos causados ao meio ambiente. Como objetivo de determinar as concentrações de Chumbo, Ferro, Zinco e Cromo foram realizadas mensalmente em pontos compreendidos entre a nascente e a foz do Córrego. As médias das concentrações de Cr, Cu, Zn e P apresentaram valores superiores dos permissíveis pela Legislação. Os resultados apresentados fornecem bases para o monitoramento, conservação e proteção do córrego. O monitoramento da qualidade da água do córrego Pernada constitui um instrumento de gestão ambiental, para subsidiar de forma concreta as ações de planejamento e controle do uso da água.

Palavras chaves

metais pesados; águas superficiais; córrego

Introdução

A rápida taxa de urbanização é a causa de um dos principais impactos causados ao ciclo hidrológico pois em diversas regiões as águas superficiais e subterrâneas encontram-se contaminadas, restringindo seu uso e aproveitamento.(TOMAZ, 2001). A poluição das águas é gerada por efluentes domésticos e industriais. Os agentes percussores da poluição das águas são: matéria orgânica biodegradável originária de esgotos domésticos, compostos orgânicos sintéticos não degradáveis, como pesticidas, detergentes e metais que conferem toxidade ao meio ambiente (REBOUÇAS, 2006; LIBÂNIO, 2007; BELÓ et al., 2010). Os metais são contaminantes químicos não biodegradáveis, que se acumula nos organismos vivos afetando a qualidade de solos e águas. As principais fontes antrópicas destas espécies são fertilizantes, pesticidas, combustão a carvão e óleo, emissões veiculares, queima de biomassa na zona rural, incineração de resíduos urbanos e industriais, mineração, fundição e refinamento. (SOUZA, 2007). Metais pesados como o cádmio, chumbo, cobre, cromo, manganês, mercúrio, zinco podem ser citados como os mais estudados, devido a seus efeitos à saúde humana (Segura-Muñoz, 2002). A presença de metais pesados pode estar relacionada com resíduos industriais e domésticos e entradas atmosféricas (Sreenivasa Rao, 2006). A determinação da concentração dos metais nas águas do Córrego Pernada é de grande importância, visto que podem oferecer informações relativas a respeito da presença destes compostos em corpos d’água e inferir os possíveis impactos causados ao meio ambiente. Como objetivo de determinar a concentração de Chumbo(Pb), Ferro(Fe), Zinco (Zn) e Cromo (Cr) em águas do Córrego Pernada ao longo do seu curso na cidade de Paraíso e correlacionar os resultados obtidos com a Legislação Vigente.

Material e métodos

As coletas das amostras foram realizadas mensalmente, totalizando 24 coletas, entre os meses de novembro de 2015 a junho 2016 em três pontos compreendidos entre a nascente e a foz do Córrego Pernada. O 1º ponto de coleta foi na entrada norte da Cidade, 2º ponto na transição entre o Jardim Paulista e Setor Oeste, e o o 3º ponto saída sul da Cidade. A amostragem, armazenamento e preservação das amostras seguiu as orientações do Guia para Orientação de Coleta e de Preservação de Amostras da CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. As amostras de águas foram previamente preparadas por meio de procedimentos de preparo das normas do Standard Methods for the Examination of Water and Waste water(APHA, 1998).

Resultado e discussão

As concentrações de Cr, Cu, Pb e Zn das amostras de água superficial coletadas no córrego Pernada apresentadas na Tabela 01 e Gráfico 01. A partir dos dados encontrados, calculou-se a média, desvio padrão, em mg/L, de cada metal pesquisado. Na Tabela 01, também são resumidos os valores máximos permissíveis estabelecidos na Resolução CONAMA N° 357/2005.Os metais tóxicos presentes em um sistema aquático ameaçam a saúde humana devido a seus impactos na qualidade das águas, alimentos e ecossistemas. Tendem a acumular-se nos organismos vivos provocando distúrbios e doenças variadas. São lançados no ambiente como efluentes das atividades econômicas, como poluentes de origem industrial, pela circulação de veículos, e por descarte indevido de resíduos sólidos afetando a qualidade de solos e águas superficiais e subterrâneas (BISINOTI et al, 2004; CASTRO, 2007). As médias das concentrações de Cr, Cu, Zn e Pb apresentaram valores superiores aos valores máximos permissíveis pela Resolução CONAMA N° 357/2005, para corpos de água doce classe 3. De acordo com Rios-Arana et al. (2004), Zn e Pb foram os elementos que apresentaram maiores concentrações em água superficial em uma área de estudo com grande influência antropogênica. Metais como Cr e Pb, em concentrações superiores às máximas permitidas, são considerados neurotóxicos, capazes de induzir disfunções neurais ou causar lesões no sistema nervoso central ou periférico. A exposição a esses elementos desencadeia uma ampla variedade de manifestações clínicas que vão desde disfunções motoras e mudanças comportamentais até psicoses (Candurra et al., 2000; Segura-Muñoz et al., 2003). O Zn pode causar irritação e corrosão do trato intestinal, podendo ainda levar à necrose renal ou nefrite nos casos mais severos (Barceloux, 1999).

Tabela 01. Valores médios encontrados e permissíveis na Resolução CONA



Gráfico 01. Concentrações de Cr, Cu, Pb e Zn nas águas superficial do



Conclusões

As médias das concentrações de Zinco (Zn) e Chumbo (Pb) apresentaram valores superiores aos valores máximos permissíveis pela Resolução CONAMA N°357/2005. Os resultados apresentados fornecem bases para o monitoramento, conservação e proteção do córrego. O monitoramento da qualidade da água do córrego Pernada constitui um instrumento de gestão ambiental, recomendando-se sua continuidade, para obter uma série consistente de dados sistematizados e para subsidiar de forma concreta as ações de planejamento e controle do uso da água.

Agradecimentos

Referências

BARCELOUX, D. G. Zinc. Journal Toxicology - Clinical Toxicology, London, v. 37, n. 2, p. 279-292, 1999.

BELÓ, A.; PÉRCIO QUINÁIA, S.; LOWE PLETSCH, A. Caracterização de sedimento superficial do Rio Jordão na Região Centro-Sul do Estado do Paraná, Brasil. Ambiente e Água - An Interdisciplinary Journal of Applied Science, Taubaté, v. 5, n. 1, p. 134- 144, 2010.

BISINOTI, et al. Avaliação da influência de metais pesados no sistema aquático da bacia hidrográfica da cidade de londrina-PR. Revista Analytica, v. n. 08, p. 22-27, Dezembro/Janeiro 2004.

BRASIL. Resolução CONAMA 357, de 17 de março de 2005. Dispõe sobre a classificação de corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n. 53, 18 de março de 2005. Seção 1, p. 58-63.

CANDURRA, S. M.; BUTERA, R.; GANDINI, C.; LOCATELLI, C.; TAGLIANI, M.;FASOLA, D.; MANZO, L. Occupational poisoning with psychiatric manifestations. Giornale Italiano di Medicina del Lavoro ed Ergonomia, Pavia, v. 22, n. 1, p. 52-61, 2000.


CASTRO L. M. A. Proposição de metodologia para a avaliação dos efeitos da urbanização nos corpos de água. 2007. 321f. Tese (Doutorado em Saneamento Meio Ambiente e Recursos Hídricos) Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte. Minas Gerais. 2007.


LIBÂNIO, M. Fundamentos de qualidade e tratamento de água. 2 ed. São Paulo: Átomo 2007.

REBOUÇAS, A. BRAGA, B. TUNDISI, J. Águas doces no Brasil: Capital ecológico, uso e conservação. 3 ed. São Paulo: Escrituras, 2006.

RIOS-ARANA, J. V.; WALSH, E. J.; GARDEA-TORREDEY, J. L. Assessment of arsenic and heavy metal concentrations in water and sediments of the Rio Grande at El PasoJuarez metroplex region. Environment International, New York, v. 29, p. 957-971, 2004.

SEGURA-MUÑOZ, S. I.; TREVILATO, T. M. M.; TAKAYANAGUI, A. M. M.; HERING, S. E.; CUPO, P. Metales pesados en agua de bebedores de presión. Archivos Latinoamericanos de Nutrición, Caracas, v. 53, n. 1, p. 59-64, 2003.

SOUZA. R. A. Avaliação de metais em águas na sub- bacia Hidrográfica do rio Ivinhema, mato grosso do sul. 2007. 97f. Dissertação (Mestrado em Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos) - Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Ambientais, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mato Grosso de Sul. 2007. Disponível em: < http://sistemas.ufms.br>. Acesso em: 10 julho. 2016.

SREENIVASA RAO, A. Distribution of pesticides PAHs and heavy metals in prawn ponds near Kolleru lake wetland, India. Environment International, New York, v. 32, p. 294-302, 2006.

TOMAZ, P; Economia de Água para Empresas e Residências: Um Estudo Atualizado sobre o uso Racional da Água. Navegar Editora, 2001.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará