O DESTINO DOS RESÍDUOS CAUSADOS PELA RETIRADA DA POLPA DO AÇAÍ NAS BATEDEIRAS NA ZONA URBANA DO MUNICÍPIO DE CALÇOENE-AP

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ambiental

Autores

Neves, P.A. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ) ; Lima, R.F. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ) ; Mendes, S.R. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ) ; Silva, T.M. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ) ; Xavier, N.S. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ) ; Morais, S.S.S. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ)

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo investigar o destino final dos resíduos do açaí após a extração de sua polpa, bem como os danos causados ao meio ambiente decorrente do descarte na zona urbana do município de Calçoene ao Norte do Estado do Amapá. A coleta de dados efetivou-se com a aplicação de um questionário padrão que foi entregue aos vendedores locais. Após o levantamento dos resultados observou-se grande parte dos entrevistados não possui consciência crítica sobre os danos causados pelos resíduos, grande parte dos vendedores afirmaram que o adubo é uma excelente forma de reutilização, bem como, rações e materiais para o artesanato na produção de joias. Entretanto, há muitas informações que precisam ser adquiridas à respeito do descarte e reaproveitamento dos resíduos.

Palavras chaves

Açaí; Resíduos; Calçoene-Ap

Introdução

O açaizeiro (Euterpe oleracea) é típico da região amazônica e sua safra ocorre durante os meses de dezembro a janeiro e de junho a julho (QUEIROZ, 2004). O açaí é um importante componente da dieta amapaense e o consumo da sua polpa se dá principalmente acompanhado por farinha de mandioca e pescado (CHELALA, 2012), o que não é diferente na zona urbana do município de Calçoene, localizado ao norte do Estado do Amapá. Segundo Chelala, ([2007?]) o Estado do Amapá é o 2° maior produtor da região Norte, correspondendo a 2,26%, ficando atrás apenas do Pará com 94%. O açaí amapaense movimenta por ano 15 milhões, contribuindo com 2/3 do Produto Interno Bruto do Estado (FEQUEIRA, [2014?]). De acordo com pesquisas realizadas pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá - IEAP o Estado não possui legislação de manejo do fruto açaí tendo como consequência a forma irregular da extração e exportação do fruto. Destaca-se ainda a destinação dos caroços após a retirada da polpa, que em sua maioria é destinado aos lixões a céu aberto. De acordo com FARINAS et al (2009), os resíduos orgânicos dos caroços de açaí descartados em aterros sanitários, cursos d´água, leitos de rios e em lagos provocam proliferação de microrganismos que contribuem para reduzir o oxigênio na água causando a morte dos organismos aquáticos, e muitas vezes do próprio rio ou lago. Diante deste cenário, o presente trabalho objetivou investigar o destino final aos resíduos do açaí após a extração de sua polpa, bem como danos causados ao meio ambiente decorrente do descarte na zona urbana do município de Calçoene-Ap.

Material e métodos

A princípio fez-se necessário à realização de um levantamento de dados através de pesquisas bibliográficas com objetivo de obter maior esclarecimento da temática desenvolvida. A pesquisa desenvolveu-se na área urbana do município de Calçoene-AP, tendo como público alvo 11 vendedores de açaí que se disponibilizaram em participar da pesquisar, dos 18 que trabalham na área. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário padrão com 11 perguntas, das quais 4 tiveram maior relevância e serão discutidas neste trabalho. O questionário objetivou investigar os seguintes assuntos: destino dado aos resíduos; danos causados ao meio ambiente; forma a qual é feita a obtenção do fruto e alternativas utilizadas para o reaproveitamento dos desses resíduos. Após a aplicação dos questionários os dados foram analisados, relacionados e tabulados com o auxilio do software Excel, que gerou gráficos para melhor observação dos resultados o que possibilitou uma melhor discussão acerca da temática abordada nesta pesquisa.

Resultado e discussão

Com base nos dados obtidos foi possível observar que os entrevistados não possuem senso crítico sobre os danos causados pelo descarte inadequado dos resíduos de açaí, o que mostra a necessidade de desenvolver meios para conscientiza-los sobre tais danos. Segundo Reis et al (2002) quase não há estudos relacionados com aos resíduos dos caroços de açaí, pois o que se vê, são caroços jogados pelas ruas e nos lixões, sem nenhum tratamento. Assim como mostra a figura 01, em relação ao destino dos resíduos, 46% dos entrevistados não souberam responderam a pergunta, 36% relataram sua utilização como adubo, enquanto que o menor quantitativo, que corresponde à 18%, afirmaram fazer o descarte dos resíduos no lixo. Resalta ainda, que quando questionados sobre as possíveis formas de reaproveitamento, observou- se que 55% dos participantes não possuem conhecimento do assunto, 27% afirmaram que uma excelente forma de reutilização é o adubo, 18% relataram além do adubo, rações e materiais para o artesanato na produção de joias que são meios alternativos de utilização dos resíduos de açaí. Segundo Gantuss (2006) o caroço, após decomposição é largamente empregado como matéria orgânica, sendo considerado ótimo adubo para o cultivo de hortaliças e plantas ornamentais. Vale ressaltar que apenas 18% dos entrevistados possuem sua própria produção, enquanto que 82% compram de produtores da região, o que influência diretamente no preço e na qualidade do produto, como destaca a figura 02. O valor do açaí pode variar muito durante a safra, vez que o preço depende da quantidade de produção e da negociação com os compradores (CONAB, 2015).

Figura 01

Reaproveitamento e destino dos resíduos do açaí

Figura 02

Qual a forma de aquisição do açaí?

Conclusões

Os resultados obtidos a partir da pesquisa mostram que em sua maioria os participantes não possuem conhecimento sobre possíveis formas de estar reaproveitando os resíduos do açaí, destaca-se que parte dos vendedores realiza o descarte dos resíduos no lixo a céu aberto. Desta maneira, torna-se viável que haja um trabalho de cunho social com intuído de informar a sociedade local dos meios alternativos de reaproveitamento do mesmo, visto que o descarte de forma inadequada acarreta danos ao meio ambiente e deixa de gerar renda no município como forma de material alternativo.

Agradecimentos

Aos vendedores de açaí da zona urbana do município de Calçoene-Ap e a Universidade do Estado do Amapá.

Referências

CHELALA, Cláudia. ARRANJO PRODUTIVO LOCAL DO AÇAÍ NOS MUNÍCIPIOS DE MACAPÁ E SANTANA, [2007?]. Disponível em: < http://www.sudam.gov.br/conteudo/menus/referencias/biblioteca/arquivos/Ada-2007/caf_2007_10876_cod_550_apl_do_acai_nos_municipios_de_macapa_e_santana.pdf. Acessado em: 8 ago 2016.
______. Aspectos socioeconômicos da produção de açaí no Amapá, 2012. Disponível em: <http://www.almanacre.com/2012/08/aspectos-socioeconomicos-da-producao-de.html>. Acessado em: 8 ago 2016.
CONAB. Quadro I: Açaí (fruto) PREÇO PAGO ao Extrativista (em R$/kg), 2015. Disponível em: < http://www.conab.gov.br/OlalaCMS/uploads/arquivos/15_03_27_16_51_36_conjutura_de__acai__marco-15.pdf. Acessado em: 5 de ago 2016.
FARINAS C. S., SANTOS R. R. M., NETO V. B., PESSOA J. D. C. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento. Aproveitamento do Caroço do Açaí como Substrato para a Produção de Enzimas por Fermentação em Estado Sólido. São Carlos, SP: [s.n], 2009.
FIGUEIRA, Franck. Inovação tecnologica transforma o Amapá em pioneiro no combate a contaminação da poupa do açaí, [2014?]. Disponível em: < http://www.setec.ap.gov.br/det.php?cd=1708. Acessado em: 9 ago 2016.
GANTUSS, C. A. R. Caracterização física e química de locais de ocorrência do Açaizeiro (euterpe oleracea, mart) no Estado do Amapá e sua relação com o rendimento e qualidade do fruto. 2006. 79. f. Dissertação (Mestrado em Agronomia) – Universidade Federal da Paraíba, Areia, 2006.
QUEIROZ, José Antonio Leite de. Fitossociologia e Distribuição Diamétrica em Floresta de Várzea do Estuário do Rio Amazonas no Estado do Amapá. Dissertação de Mestrado. Centro de Ciências Florestais e da Madeira – UFPR, 2004.
REIS, B. O. et al. Produção de Briquetes Energéticos a partir de Caroços de Açaí. AGRENER 2002 – ENCONTRO DE ENERGIA NO MEIO RURAL, 4., 2004, Campinas. Trabalhos... Campinas: UNICAMP, 2002. Disponível em: <http://www.feagri.unicamp.br/energia/agre2002/pdf/0080.pdf>. Acesso em: 12 jul 2016.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará