Sustentabilidade Começa em Casa: O Meu Lar Sustentável

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ambiental

Autores

Fortuna, K.A.V. (UEPA) ; Azevedo, W.H.C. (UEPA) ; Gomes, D.A.O. (UFPA) ; Santiago, J.C.C. (UEPA)

Resumo

A questão da sustentabilidade, bastante eminente e controversa nos dias atuais, muitas vezes é vista por maior parte da população como algo que lhes é alheio, ou seja, como um assunto dispensável. Tendo em vista tal problemática, o presente artigo, o qual traz os resultados e conclusões obtidos na execução da oficina O Meu Lar Sustentável, visa apresentar, analisar e reconstruir ideias sobre o que seria um lar sustentável, com base na literatura e em nossas vivências, além da importância de instigar a magnitude do conceito de sustentabilidade na sociedade.

Palavras chaves

Sustentabilidade; Lares Sustentáveis; Lixo

Introdução

Tendo em vista a preocupante realidade atual, onde se observa a massificação e manutenção do consumo na sociedade, a problemática do lixo e o crescimento das injustiças sociais (SUDAN et. al, 2007), a oficina “O meu lar sustentável” visou, em especial, atingir uma meta que consideramos premente: estimular nos participantes a importância de se agir conscientemente no que se refere à dimensão ambiental, ou seja, como verdadeiros agentes que trabalham em favor da natureza, mudando, consequentemente, sua posição diante de questões ambientais que se mostram urgentes. Ao propormos a ideia do “meu lar sustentável”, ou seja, um lar que contribui com um menor impacto ambiental, que promove a redução das ações negativas do homem sobre a natureza, que reduz o consumo de água e energia, e que fomenta a reciclagem e reutilização (NUNES, 2012). É importante ressaltar o que Beck (apudJACOBI, 2003, p. 191) define como Sociedade de Risco. Segundo o autor, ela seria, comparativamente, “uma segunda modernidade ou modernidade reflexiva, que emerge com a globalização, a individualização, a revolução de gênero, o subemprego e a difusão dos riscos globais”. Sendo assim, por meio da oficina “O meu lar sustentável”, procuramos apresentar aos participantes noções fundamentais de sustentabilidade por meio da temática dos lares sustentáveis, procurando mostrar que a sustentabilidade pode sim sair de casa e estar presente em todos os cantos do planeta (MARINHO, 2013), além de que existem incontáveis benefícios ao transformar seu lar em um espaço sustentável, tal como a própria redução do custo de vida da família (NUNES, 2012).

Material e métodos

A oficina foi dividida, de acordo com o fazer pedagógico executado pelo Núcleo de Estudos em Educação Científica, Ambiental e Práticas Sociais, em basicamente três momentos: No primeiro deles, denominado Atividade de Acolhida, iniciamos um diálogo de abertura com os participantes e, concomitantemente, uma “leitura dinâmica”. Começamos a oficina perguntando que noção os participantes tinham acerca do que seria um Lar sustentável, objetivando, com isso, perscrutar seus conhecimentos prévios, para então orientar nossas futuras ações. Nesse momento realizamos a leitura do texto Casas Ecológicas: Tenha um Lar Sustentável, de Nunes (2012), visando aprimorar a visão que os participantes já possuíam sobre reciclagem. Já no segundo momento, solicitamos a construção de uma maquete (em grupo) que representasse um lar sustentável, construção essa que devia ocorrer a partir de materiais levados por nós, executores da oficina– base de isopor, tesoura, pincéis, tinta guache, cola, lápis de cor, régua e revistas velhas –, e lixo recolhido na própria escola pelos participantes. Realizamos, também, a leitura do texto “Qual parte do lixo de nossa casa é reciclável?”, de Mortimer e Machado (2012), o qual aborda informações relevantes acerca da classificação dos materiais (vidro, plástico, papel ou metal), e dados importantes sobre o destino do lixo no Brasil. Finalizamos a oficina com a apresentação dos resultados obtidos na atividade anterior pelos participantes por meio da exposição e explicação das maquetes, fazendo também uma sucinta recapitulação dos assuntos abordados e compartilhamento dos saberes apresentados, pois reconhecemos a vital importância da construção de uma consciência crítica, pois “quanto mais conscientização, mais se ‘desvela’ a realidade [...]” (FREIRE, 1979, p. 15).

Resultado e discussão

As respostas obtidas, a efeito de esclarecimento, seguiram o seguinte padrão: “Um lar sustentável seria aquele lar que consegue reaproveitar grande parte do lixo que produz”; “É um lar que não polui o meio ambiente”. Iniciamos a atividade principal da oficina, solicitando a quatro participantes que coletassem lixo pelos terrenos da escola. Concomitantemente, dividimos os participantes em três grandes grupos, distribuindo, logo após, o material levado por nós. Já no fim da oficina, tendo os grupos concluído seus trabalhos, partimos para a atividade de despedida, que consistia na apresentação dos trabalhos produzidos pelos participantes, os quais mostraram satisfatória compreensão e interpretação dos assuntos e temáticas abordados. O primeiro grupo deu ênfase na realidade vivida por todos nós. Em outras palavras, notamos que eles compreenderam que ter um lar sustentável e realizar reciclagem é algo que precisa ser incorporado o quanto antes ao nosso cotidiano. O segundo grupo, por sua vez, assimilou de forma satisfatória a ideia do Lar Sustentável em si, apresentando uma maquete que demonstrou a interpretação que tiveram do texto Casas Ecológicas – Tenha um Lar Sustentável, de Nunes (2012). Já o terceiro e último grupo trouxe algo que consideramos crucial em toda essa discussão: as consequências do luxo para o meio ambiente. O integrante que o representou, nos fez refletir com a seguinte frase: “O luxo gera lixo” e, concordante com a interpretação apresentada pelo grupo, a maquete produzida por eles trazia um exemplo de vida simples. Nesse contexto, mais do que produzir uma maquete que representasse um lar sustentável, tínhamos como objetivo premente estimular nos participantes a importância de se agir conscientemente no que se refere à dimensão ambiental.

Conclusões

De um modo geral, finalizamos nossa oficina tendo a certeza de que, por mais que nem todos tenham de fato participado e interagido, conseguimos instigar nos participantes o que pretendíamos desde o início: a ideia de que ter um lar sustentável não é uma meta utópica, que jamais poderá ser atingida por nós, “cidadãos comuns”. Ao contrário, todos nós podemos sim fazer a nossa parte, no que se refere a ações conscientes e sustentáveis, até mesmo a partir de nossas casas, sabendo-se, principalmente, que vivemos hoje naquilo que denominam Sociedade de Risco.

Agradecimentos

Referências

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática de libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.
JACOBI, Pedro. Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade. Caderno de Pesquisa, São Paulo, nº 118, p. 189-205, mar. 2003.
KANASHIRO, Victor. Produção acadêmica brasileira sobre sustentabilidade: análise da base Scielo Brasil. São Paulo: Unicamp, 2010.
MARINHO, José. A sustentabilidade começa dentro de casa. Disponível em: <http://www.diadecampo.com.br/cpublisher/materias/Materia.asp?id=282648secao=Artigos%20Especias>. Acesso em: 9 de out. 2015.
MORTIMER, E. F.; MACHADO, A. H. Química 3. 1ª edição. São Paulo: Editora Scipione, 2012.
NUNES, Raquel. Casas Ecológicas: Tenha um Lar Sustentável. Disponível em: <http://www.ecologiaurbana.com.br/atitudes-sustentaveis/casasecologicas-tenha-um-lar-sustentavel/>. Acesso em: 9 de out. 2015.
SUDAN, et al. Da Pá Virada: revirando o tema lixo. Vivências em educação ambiental e resíduos sólidos. Programa USP Recicla. São Paulo: Agência USP de Inovação, 2007.

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