RENDIMENTO E IDENTIFICAÇÃO DE METAIS NO ÓLEO DE Theobroma grandiflorum POR ICP-OES.

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ambiental

Autores

Yanes, C.V.I. (UFRR) ; Melo Filho, A.A. (UFRR) ; Melo, A.C.G.R. (UFRR) ; Ribeiro, P.R.E. (UFRR) ; Medeiros, A.N.R.S. (UFRR) ; Silva, F.P. (UFRR) ; Santos, R.C. (UFRR) ; Santos, M.D.V. (UFRR) ; Rodrigues, F.C.C. (UFRR) ; Linhares, B.M. (UFRR)

Resumo

A identificação e a determinação das espécies químicas elementares nos alimentos são fundamentais e subprodutos como as sementes de frutos e vegetais costumam ser descartadas pela indústria e consumidores, mas poderiam ser aproveitados como fonte alternativa de nutrientes e ser utilizados na alimentação humana. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o rendimento do óleo por extração Sohxlet-Hexano e a identificação de metais por ICP-OES no óleo das sementes de Theobroma grandiflorum. Foi obtido um rendimento de 23,65% de óleo extraído das sementes de cupuaçu e foi identificado os seguintes elementos químicos por ICPOES: K, Mg, Na e P, acima de 100 ppm; Ca e Si, entre 1 e 100 ppm; Ag, Al, B, Ba, Cd, Co, Cr, Cu, Fe, Li, Mn, Ni, Pb, Sr e Zn, menor que 1 ppm.

Palavras chaves

Óleo; Fitometais; Cupuaçu

Introdução

O funcionamento dos organismos vivos depende dos nutrientes que chegam às suas células e possibilitam obter espécies químicas que devem estar presente na alimentação humana. Os elementos necessários para cobrir as necessidades corporais como Ca, P, S, K, Na, Cl e Mg são denominados macroelementos, devido às quantidades relativamente altas dos mesmos. Os componentes minerais minoritários dos alimentos como Fe, Zn, Cu, Mn, I, Se, Mo, Co, Cr, Si, Ni, V, Li, Sn, As e F são denominados micronutrientes, onde são considerados dois aspectos: sua essencialidade e a toxidez (SOUSA, 2003). Theobroma grandiflorum, popularmente conhecida como cupuaçu, é um fruto nativo da região amazônica do Brasil, semelhante ao fruto da mesma família do cacau (T. cacao). Suas sementes apresentam características físico- químicas na gordura semelhantes ao do cacau, sendo aproveitadas suas sementes na indústria do chocolate e farmacêutica. O objetivo principal deste trabalho é avaliar o rendimento da extração do óleo e determinar os metais presentes no óleo das sementes de cupuaçu.

Material e métodos

As sementes de cupuaçu foram secas em estufa com circulação de ar a uma temperatura de 50°C por 48 horas. Após a secagem, as sementes secas foram moídas. Para a obtenção do óleo da semente cupuaçu utilizou-se o método de extração por Soxlhet, usando o Hexano como solvente. Para a determinação dos metais utilizou-se Espectrômetro Ótico de Emissão Atômica com Plasma Indutivamente Acoplado (ICPOES, Radial) com digestão da amostra de óleo em ácido nítrico concentrado, peróxido de hidrogênio 30%, e aquecimento em forno de micro-ondas.

Resultado e discussão

O teor de óleo obtido da extração realizada por Sohxlet, usando como solvente, o hexano nas sementes de cupuaçu foi de 23,65%. Esta percentagem foi superior ao obtido por Andrade (2007) de 17,07% (extração com éter de petróleo) e EMBRAPA-AM (1996) em torno de 13,5% (prensagem das sementes). A Tabela 1 nos mostra os elementos químicos identificados no óleo das sementes do cupuaçu por ICP-OES.

Tabela 1: Elementos identificados por ICPOES no óleo de cupuaçu.

A alta concentração dos metais majoritários encontrados na análise se dá pela necessidade destes nutrientes que as plantas têm para sua sobrevivência.

Conclusões

O rendimento do óleo obtido das sementes da Theobroma grandiflorum foi de 23,65%, para o material estudado em Roraima e foram identificados 22 elementos, sendo majoritários os elementos K, Mg, Na e P.

Agradecimentos

CNPq e Capes pelas bolsas concedidas e ao Grupo Oleoquímicos da Universidade Federal de Roraima.

Referências

ANDRADE, E. C. L. Potencial de utilização da améndoa do cupuaçu (Theobroma grandiflorum) e dos frutos do murici (Byrsonima crassifolia) e da pupunha (Bactris gasipaes) como fontes de ácidos graxos essenciais na elaboração de um complemento alimentar na nutrição humana. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Universidade Federal do Pará. Belém, Pará. 107 p. 2007.
EMBRAPA - CENTRO DE PESQUISA AGROFLORESTAL DA AMAZÔNIA OCIDENTAL, ANAIS DO WORKSHOP SOBRE AS CULTURAS DE CUPUAÇU E PUPUNHA NA AMAZÔNIAMANAUS, AM, BRASIL, 25 A 29 DE MARÇO DE 1996.
NAOZUKA, J. Especiação química elementar em castanha do Pará, coco e cupuaçu. Tese (Doutorado em Química) Instituto de Química da Universidade de São Paulo. 145 p., 2008.
NAZOUKA, J. et al. Elemental analysis of nuts and seeds by axially viewed ICP OES. Food Chemistry. v. 124, p. 1667-1672, 2011.
SOUSA, R. A. Uso da espectrometria de emissão óptica em plasma de argônio com acoplamento indutivo na determinação de nutrientes e contaminantes inorgânicos em água de coco natural e industrializada. Dissertação (Mestrado) Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Química, 88 p., 2003.
VENTURIERI, G. A. Flowering levels, harvest season and yields of cupuassu (Theobroma grandiflorum) Acta Amazônica v. 41(1), p. 143 – 152, 2011.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará