A ÁGUA COMO TEMA MEDIADOR PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CIDADANIA

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ambiental

Autores

Monteiro, S. (UEPA) ; Martins, V.C.C. (UEPA) ; Silva, A.C.N.G. (UEPA) ; Fernandes, R.A. (UEPA) ; Silva, S.C.J. (UEPA) ; Santiago, J.C.C. (UEPA)

Resumo

Este trabalho descreve a vivência de uma oficina intitulada “Respeito e valorização da água: uma manifestação de cidadania”, com objetivo de promover uma visão sobre a importância da água para a vida e área social, econômica e ambiental. A oficina foi realizada numa escola pública, na cidade de Belém/PA, com 30 participantes. A metodologia desenvolveu-se em três momentos e concluiu-se que a oficina propiciou o desenvolvimento crítico sobre as questões ambientais, promovendo discussões direcionadas as problemáticas ligadas ao: desperdício, escassez e valorização deste recurso, contribuindo para a Educação Ambiental.

Palavras chaves

Educação Ambiental; Conscientização; Água

Introdução

Sabe-se que a água é de fundamental importância para a manutenção da vida no planeta, e para a conservação e equilíbrio da biodiversidade e das relações de dependência entre seres vivos e ambientes naturais (BACCI; PATACA, 2008). Os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s sugerem que o tema Água seja abordado de forma a contemplar conteúdos sobre a biodiversidade do planeta, até assuntos relacionados especificamente com a saúde e bem-estar dos seres humanos. A lista de assuntos relacionados com a água é grande e diversificada, permitindo que os professores trabalhem as informações de acordo com as necessidades e interesses da sua comunidade escolar (NICOLETTE, 2013). Um dos desafios que muitos professores enfrentam na atualidade, inclusive os de Ciências, é fazer com que o aluno compreenda que faz parte da natureza, que ele é responsável por cuidar do ambiente e compartilhar seus conhecimentos com outras pessoas. Diante disso, entende-se a necessidade de promover ações e discussões amplas sobre a água, de forma que o educando possa compreender que a água não pode estar centrada apenas nos uso que fazemos dela, mas na visão de que é um bem que pertence a um sistema maior, integrado, que é um ciclo dinâmico sujeito às intervenções humanas. A Educação Ambiental é um dos meios mais eficazes para promover mudanças de hábito e uma visão crítica acerca dos problemas ambientais (CHALITA, 2002). Sob este prisma, este trabalho teve por objetivo a realização de uma oficina, a fim de alertar sobre a importância da água, como forma de conduzir ao aluno a conscientização de um mundo mais justo, sustentável e ético (GUEDES, 2006).

Material e métodos

Diante do exposto, foi planejada e executada a oficina “Respeito e Valorização da Água: uma manifestação de Cidadania”. A metodologia da ação foi desenvolvida em três momentos: atividade de acolhida intitulada “A água como mediadora de relações diplomáticas”, a qual consistiu na apresentação sobre a importância que os alunos atribuem à água no âmbito local e mundial. A partir disso, os participantes receberam bandeiras de diversos países e, conforme o sorteio, assumiram o posto de representantes diplomáticos referente a seus respectivos países sorteados a partir do site oficial do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. A atividade de conhecimento específico “Origem, Formação e Gestão da Água” foi realizada por meio de um diálogo com o intuito de compartilhar e agregar os saberes de todos sobre as questões voltadas para uso, consumo e dinâmica da água no planeta em que vivemos. Já a atividade de despedida denominada “Carta Conscientização: Água, um bem vital” foi uma exposição jornalística do 6° Fórum Mundial de Água, a partir do qual os alunos foram orientados à produção de uma carta direcionada à Organização das Nações Unidas – ONU, cujo objetivo foi relatar a importância do uso consciente da água e seu acesso como um bem fundamental à vida. A oficina foi realizada em uma escola pública, localizada na cidade de Belém-PA. O número de participantes foi de 30 alunos, contemplando uma carga horária de 3 horas, objetivando contribuir para a formação de futuros cidadãos que poderão difundir suas experiências e conhecimentos sobre o tema, tornando-se agentes multiplicadores que auxiliam na formação de uma sociedade mais ciente e crítica de sua realidade.

Resultado e discussão

As discussões presentes na atividade de acolhida fizeram com que os participantes pudessem refletir e reconhecer as diversas situações cotidianas em que a água se torna um bem comercial rentável, promovendo a interação entre os alunos e a criações de projetos de desenvolvimento social. A partir da atividade de conhecimentos específicos foi possível incitar a reflexão de como os participantes compreendem a quantidade desse recurso no planeta e a importância deste para toda unidade de vida, para a coletividade humana e sua dinâmica social, e para o equilíbrio do planeta Terra. A temática Águas Amazônicas contribuiu para fomentação de conhecimentos específicos acerca da Amazônia, como o “por quê” de ser a maior reserva de água doce do mundo e a separação dos rios amazônicos a partir de suas características próprias, sendo que foi percebido a troca de informações e experiências entre os participantes, sobre a cultura regional e o conhecimento popular.Por fim, foi possível socializar as preocupações expostas nas cartas elaboradas pelos próprios alunos, em algumas percebemos que os estudantes inter-relacionaram informações em relação à temática abordada na oficina com aspectos cotidianos, tal como: “(...) o uso consciente da água começa quando após lavar as roupas você pode utilizar a mesma água para lavar a calçada." (A1). “(...) você pode aproveitar água da chuva para lavar o carro e a bicicleta (A2)". No final da oficina foi entregue aos alunos uma ficha de avaliação e constatou-se que os tópicos foram compreendidos, dinâmicos e didáticos, nos quais os participantes reconheceram a importância da água na esfera regional e global.

Conclusões

A oficina contribuiu satisfatoriamente para o aprendizado dos estudantes, pois ao longo da oficina foi estimulada com êxito a criticidade dos alunos, assim como foi possível desenvolver a reflexão e autorreflexão sobre as diversas práticas sociais de utilização da água e suas implicações ambientais. Tais discussões contribuíram para o fomento de conceituações contemporâneas, auxiliando na formação cidadã que os estudantes tiveram ao atrelar o conhecimento teórico aos diversos setores no qual convivem.

Agradecimentos

Referências

BACCI, D.L.C.; PATACA, E. M. Educação para a Água. Estudos Avançados, v. 2, n. 63, p.1-16, 2008.

CHALITA, G. Educação: a solução está no afeto. São Paulo: Gente, 2002.

GUEDES, J. C. S. Educação ambiental nas escolas de ensino fundamental: estudo de caso. Garanhuns: Ed. do autor, 2006.

NICOLETTI, E.R. Explorando o tema água através de diferentes abordagens metodológicas no ensino fundamental. 2013. 94f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará