O PODER DO TEATRO COMO PRÁTICA EDUCATIVA PARA DIFUSÃO DO SABER AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE SALVATERRA/ PA

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ambiental

Autores

Reis, J.D.E. (UEPA) ; Machado, C.T.S. (UEPA) ; Souza, M.H.G. (UFPA) ; Avelar, F.S. (UEPA) ; Silva, A.S. (UEPA) ; Souza, F.B. (UEPA) ; Coelho, L.S. (UEPA) ; Lima, S.F. (UEPA) ; Nunes, E.C. (UEPA) ; Santos, E.M. (UEPA)

Resumo

Este trabalho visa elucidar a discussão da educação ambiental a partir do teatro como ferramenta instigadora no processo de ensino-aprendizagem. Neste sentido suscitou-se a práxis na instituição escolar “Olavo Novaes” em Salvaterra-PA, envolvendo alunos do 9º ano, apresentando-os dois questionários em momentos distintos, culminando para a análise do eixo temático junto a peça teatral. Os resultados ratificaram o teatro como método pedagógico valoroso aos educandos para a aquisição da aprendizagem significativa.

Palavras chaves

Educação ambiental; Ludicidade; Ensino-aprendizagem

Introdução

Ultimamente, a incessante exploração de recursos naturais, decorrente das diversas atividades antrópicas pelo mundo, vem resultando em graves problemas ambientais que ameaçam a estabilidade da vida no planeta Terra (BASSO; VERDUM, 2006). Na Amazônia, a devastação se propaga por meio do desmatamento que só nos últimos 20 anos já dizimou 340.000 km2 de mata fechada, colocando o Brasil entre os países que mais emitem gases que provocam o efeito estufa na atmosfera, “alimentando” o temível vilão do século XXI: o aquecimento global (DOMINGUES, 2008). A todo instante, sente-se na “pele” o que todas essas transformações vêm acarretando ao meio em que vivemos e cria-se um sentimento de indignação, já que tudo que necessitamos a sobrevivência está ligado ao meio natural. Neste momento, a Educação Ambiental torna-se um instrumento eficaz na formação socioambiental em todos os níveis de ensino, pois expõe de forma sucinta a relação de interdependência do ser humano e com seu meio biofísico (VASCONCELOS, 2011). Principalmente, nos anos iniciais da escolarização, já que segundo Medeiros et al. (2011) “é mais fácil conscientizar as crianças sobre as questões ambientais do que os adultos”. A partir do início do século, várias pesquisas no campo das ciências humanas, trouxeram dados importantes sobre o desenvolvimento da criança, de seu processo criador e a respeito das artes de várias culturas. E dentre as diversas formas de transmissão educacional, o teatro assume o poder de transformação que pode ser observada nas expressões faciais dos espectadores (BRASIL, 1998). Nestes aspectos, objetivou-se utilizar a prática teatral como instrumento de difusão do saber ambiental no âmbito amazônico, contribuindo ao surgimento de atitudes benéficas a preservação do meio ambiente.

Material e métodos

A atividade foi realizada com 11 alunos pertencentes ao 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Olavo Novaes, situada no município de Salvaterra - PA. Após o embasamento bibliográfico, adapta-se o texto “A Missão de Alice”, escrito por Berenice Gehlen Adams e Marina Strachman (criado com intuito de abranger questões ambientais vivenciadas pelo planeta), a fim de contextualiza-lo com a região em que o público-alvo habita, especificamente, a Amazônica. Além disso, a peça foi constituída por nove personagens: Alice, Sr. Ambiente, Ecologia, Preservação, Reciclagem, Consumismo, Poluição, Lixo e a Sentimento (representando anseios como o respeito, tolerância e amor). O figurino foi confeccionado com materiais recicláveis (embalagens de produtos, garrafas PET, sacolas plásticas, retalhos de tecidos etc.), atraindo atenção do público-alvo para a importância do reaproveitamento de materiais que normalmente seriam descartados. Para evidenciar aspectos amazônicos, foram exploradas músicas e elementos cênicos de caráter regional paraense, trazendo ao enredo teatral “realidade” e enfatizando sentimentos expressados pelos atores. A atividade foi dividida em quatro etapas: 1ª etapa ─ um questionário inicial para obtenção de dados prévios por parte dos educandos; 2ª etapa ─ destinada à apresentação do espetáculo teatral; 3ª etapa ─ após o término da apresentação, o elenco do espetáculo se identificou como discentes da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e promoveram um debate com os espectadores, para esclarecimento das questões relativas ao tema abordado na apresentação; 4ª etapa ─ para o encerramento da atividade, um questionário final foi aplicado, com enfoque voltado para opinião do educando a respeito à metodologia teatral aplicada.

Resultado e discussão

Dentre os resultados obtidos, optou-se pela discussão de dois itens de cada questionário (Q1 – Questionário 1; Q2 – Questionário 2), já que trouxeram dados concisos à conjuntura do trabalho. Na 1ª pergunta (Q1) apresentou-se: “Falar sobre o meio ambiente é importante para você?”. Dos 11 (onze) entrevistados, 100% responderam positivamente. Vale ressaltar que os mesmos estudam em uma instituição cuja a característica é o fator natural, contribuindo a saberes referentes a Educação Ambiental (Figura 01). Na 2ª pergunta (Q1): “No seu entender, existem problemas ambientais no munícipio de Salvaterra? Se sim, quais?”. 73% asseguraram notar problemas e 27% negaram. A maioria dos alunos responderam reconhecendo os efeitos em diferentes áreas do município, destacando práticas negativas ‒ lixo, queimadas, desmatamento, poluição etc. ‒, que interferem na qualidade de vida da sociedade local. No 1º item (Q2): “Durante a apresentação teatral você conseguiu reconhecer as possíveis soluções para os problemas ambientais? Se sim, quais?”. 82% afirmaram reconhecer e 18% negaram. A maioria dos alunos responderam reconhecendo os efeitos em diferentes áreas do município, destacando práticas negativas ‒ lixo, queimadas, desmatamento, poluição etc. ‒, que interferem na qualidade de vida da sociedade local. Interrogados, no 2º item (Q2), a respeito da avaliação do “poder do teatro” como ferramenta de ensino, obteve-se resultado que 82% acreditam ser este um excelente método e 18% afirmaram ser bom (Figura 02). Ao usar o teatro como mediação pedagógica diversificam-se as ações em sala de aula, ajudando no despertar do interesse do aluno ao conhecimento (SANTOS, 2012). A ludicidade intencionada, proporciona saberes sagazes, capacitando o mesmo a criticar, opinar e solucionar.

Figura 01

Execução do espetáculo teatral em um ambiente natural, propício a boas práticas ambientais.

Figura 02

Gráfico mostrando o grau de importância do método teatral à promoção de assuntos ambientais.

Conclusões

Diante disso, este trabalho apresentou êxito em seus resultados diante da metodologia aplicada exposta a cima, decorrências estas que estão convertidas em percentualidades para a dialogicidade dos dados concluintes. O desenvolvimento da atividade averiguou os subsunçores junto aos conhecimentos posteriores, assim tornou-se perceptível as diferenças nas revidas à temática. Desta forma, o teatro “A missão de Alice” colaborou com intenção às habilidades do desenvolvimento cognitivo, pois, o teatro emana diversas contribuições ao ensino-aprendizagem, ratificando valor às práticas diferenciadas.

Agradecimentos

Á escola "Olavo Novaes" por abraçar conosco este trabalho e a Bibliotecária Jucineide Araújo (UEPA) que colaborou para a conclusão da prática metodológica.

Referências

BASSO, L.A; VERDUM, R. Avaliação de Impacto Ambiental: Eia e Rima como instrumentos técnicos e de gestão ambiental. Rio Grande do Sul, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Departamento de Políticas Educacionais. Coordenação Geral de Educação Infantil. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF/DEP/Coedi, 1998.

DOMINGUES, C. Desenvolver, sem desmatar: o grande desafio da Floresta Amazônica. Laboratório Ambiental para Estudantes de Jornalismo: Meio Ambiente e as Mudanças Climáticas na Amazônia. Santarém – PA, 22 a 25 jun. 2008. p. 28.

MEDEIROS, A. B. et al. A Importância da educação ambiental na escola nas séries iniciais. Revista Faculdade Montes Belos, v. 4, n. 1, set. 2011.

SANTOS, Alinne Neyane dos; SANTOS, Alice Nayara dos. O teatro e suas contribuições para a educação infantil na escola pública. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO, 16., 2012, Campinas. Anais...Campinas: UNICAMP, 2012. p. 5-8.

VASCONCELOS, R. de F. V. Arte e educação: o teatro como estratégia metodológica na sensibilização sobre a problemática da água e educação sanitária ambiental. Engenharia Ambiental - Espírito Santo do Pinhal, v. 8, n. 1, p. 036 -051, jan./mar. 2011.

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