Metais potencialmente tóxicos em solos - Um caso no Pólo Industrial de Manaus

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ambiental

Autores

Mota, F.A.C. (IFAM) ; Santana, G.P. (UFAM)

Resumo

Região severamente impactada pelo descarte indiscriminado de efluentes industriais e domésticos, a área do Pólo Industrial de Manaus tem sido uma das regiões preferenciais da área urbana para estudos de dinâmica ambiental da metrópole. Amostras de solos em dois locais da região e um fora da influência do Pólo foram coletadas e as concentrações biodisponíveis de metais comumente presentes em resíduos industriais, Cr, Cu e Ni, foram quantificadas, além de atributos físicos e químicos para caracterização dos solos. Os resultados confirmam o incremento de metais nos solos da região em relação às amostras de solo não impactado já que os primeiros apresentam de 25 a 30 vezes as concentrações encontradas nas amostras de solo controle.

Palavras chaves

Solos impactados; Pólo Industrial de Manaus; Metais tóxicos

Introdução

Manaus é o décimo maior destino de turistas no país e o sexto município que mais contribui para o Produto Interno Bruto, PIB, com a participação de 1,29% no PIB nacional. Possui cerca de 2 milhões de habitantes, sendo também a sétima cidade mais populosa (PREFEITURA DE MANAUS, 2016). Comum em regiões metropolitanas, é explicita a situação degradante de diversos ambientes naturais, incluindo solos e águas, impactados severamente por dejetos de naturezas industrial e doméstica. Um destes ambientes é a região do Pólo Industrial de Manaus (PIM), na área urbana de Manaus, que apresenta histórico de estudos que apontam contaminação por dejetos doméstico e industrial, sendo que o principal curso de água que atravessa a região é o Igarapé do Quarenta. O Grupo de Química Ambiental (GQA) da UFAM, através de diversos trabalhos (CASTRO, 2000; CHAVES, 2008; PIO, 2014; NETO, 2014) em diferentes matrizes ambientais (águas, sedimentos, solos e plantas) tem mostrado um aumento nas concentrações de MPT (metais potencialmente tóxicos) na região. Esse igarapé tornou-se objeto de estudo de muitos trabalhos científicos que revelaram que as principais características físicas e químicas de águas, sedimentos e solos estão alterados, assim como a destruição da mata ciliar, o que vem provocando a erosão do solo e elevando a concentração de materiais sólidos em seu leito, favorecendo o assoreamento propício a inundações. Esses trabalhos mostram níveis considerados altos de metais, em diversas matrizes ambientais (águas, solos e sedimentos), destacando-se Cu, Zn, Cr, Ni e Mn.

Material e métodos

Amostras de solos foram coletados em dois locais que sofrem influência do PIM (Ponto 1: 3´6448´S; 59°57629´0 e Ponto 2: 3°6992´S; 59°58479´0) ambos às margens do Igarapé do Quarenta e como local controle (Ponto 3: 3°6056´S; 59°5857´1), uma região próxima ao PIM, de mata fechada, sem influência antrópica. Em cada local, foram escolhidos cinco pontos para coleta de solos (0-20 cm), que formaram uma amostra composta. O preparo das amostras consistiu na secagem a temperatura ambiente por duas semanas e peneiradas a 2 mm. Os atributos físico-químicos mostrados na Tabela 1 foram determinados de acordo com Embrapa (2009). Amostras de 5,0 g de solos foram digeridos com 25 ml de mistura de ácidos concentrados HCl: H2SO4, para obtenção das concentrações biodisponíveis de Cr, Cu e Ni (Tabela 2). Condições de operação em ICP-OES: Cr (Axial, 267,716 nm); Cu (Axial, 324,754 nm) e Ni (Axial, 231,604 nm).

Resultado e discussão

A Tabela 1 apresenta os atributos dos solos coletados. Os valores de CV mostram que existe grande variação entre os locais, variando de 9,7 a 72,3%. Em termos de classificação dos solos: os resultados mostram que, conforme as recomendações brasileiras oficiais de fertilidade (RIBEIRO et al., 1999), tais solos possuem concentrações de P, Mg e Ca, bem como SB (Soma de bases), CTE (Capacidade de troca efetiva), CTC (Capacidade de troca catiônica) consideradas boas. As outras variáveis variam conforme o local amostrado da seguinte forma: i) acidez elevada (Locais 1 e 2) e fraca (Local 3); ii) acidez potencial, H+ + Al3+, baixa no Local 3 e alta nos Locais 1 e 2; iii) teor de K bom para Locais 1 e 2 e médio para Local 3; iv) Matéria orgânica considerada muito baixa nos três locais e v) para a classe textural, os três locais são considerados argilosos. Como esperado os atributos dos solos amostrados são típicos de terra firme da Amazônia central, que na sua maioria são ácidos (FERREIRA et al., 2006). Nota-se que os atributos indicam que os solos em questão não apresentam propriedades físicas e químicas similares. As concentrações biodisponíveis de metais encontradas nos solos estão na Tabela 2, assim como os valores de prevenção informados na Resolução CONAMA 420/09 e CETESB (2005) (os valores de prevenção em CONAMA e CETESB são idênticos). Para os três metais as concentrações dos metais em solos está abaixo do que a Resolução citada considera como solo impactado. No entanto, está claro que para os metais Cu e Ni existe um incremento significativo em relação ao solo não impactado (variando de 25 a 30 vezes). Trata-se de local conhecido receptor de efluentes de origem industrial do PIM. Percebe-se similaridade nos valores de concentração biodisponíveis dos três metais.

Tabela 1

Atributos físico-químicos dos solos amostrados na região do PIM

Tabela 2

Médias(DP) de concentrações de metais (mg kg-1) biodisponíveis em solos nos locais de coleta e valores recomendados por CONAMA (2009) e CETESB (2005)

Conclusões

As concentrações biodisponíveis dos metais Cr, Cu e Ni nos solos dos locais que sofrem influência da região do Polo Industrial de Manaus evidenciam o nível de impacto sofrido pelo descarte de efluentes de origem industrial na região. Essa influência fica clara quando se compara tais concentrações com os valores encontrados em local sem influência antrópica. Obviamente, intervenções devem ser adotadas pois trata-se de uma região densamente povoada.

Agradecimentos

Ao Prof. Dr. Ézio Sargentini Junior e Marcos Alexandre Bolson, pesquisador e técnico de laboratório de Dinâmica Ambiental, INPA, respectivamente. Agradeço a UFAM e IFAM.

Referências

Castro, R. F. DE (2000). Composição inorgânica de duas gramíneas do Distrito Industrial de Manaus – AM. Dissertação de Mestrado. Universidade do Amazonas.
Chaves, E. V. (2008). Absorção de metais pesados de solos contaminados do Aterro Sanitário e Pólo Industrial de Manaus pelas espécies de plantas Senna multijuga, Schizolobium amazonicum e Caesalpinia achinata. Tese de doutorado. Universidade Federal do Amazonas.
Companhia ambiental de São Paulo – Cetesb (2005). Decisão de Diretoria n° 195-2005-E. Disponível em: <https://www.agsolve.com.br/pdf/artigos/novatabelacetesb2005.pdf>. Acesso em 10/02/2016.
Conselho Nacional do meio-ambiente – Conama (2009). Resolução n° 420/2009. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res09/res42009.pdf>. Acesso em 10/02/2016.
Embrapa. Silva, F. C. da (Organizador). (2009). Embrapa. Manual de Análises Químicas de Solos, Plantas e Fertilizantes. Brasília: Embrapa Comunicação para Transferência de Tecnologia. 630p.
Ferreira, S. J. F.; Luizão, F. J.; Miranda, S. A. F.; Silva, M. do S. R.; Vital, A. R. T. (2006). Nutrientes na solução do solo em floresta de terra firme na Amazônia Central submetida à extração seletiva de madeira. Acta Amazonica, vol. 36, n. 1, pp. 59–68.
Neto, A. G. de S. (2014). Desenvolvimento de sistema Wetland construído combinado com reator eletroquímico para tratamento de efluentes contaminados com metais potencialmente tóxicos. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Amazonas, Manaus.
Pio, M. C. S.; Souza, K. S.; Santana, G. P. (2014). Capacidade da Lemna aequinoctialis para acumular metais pesados de água contaminada. Acta Amazonica, v. 43, n. 2, pp. 203–210.
Prefeitura de Manaus. 2016. Mapas e dados. Disponível em:
<http://www.manaus.am.gov.br/manaus/mapa-e-dados/>. Acesso em 01/07/2016.
Ribeiro, A. C.; Guimarães, P. T. G.; Alvarez, V.; V. H (Editor). (1999). Recomendação para o uso de corretivos e fertilizantes em Minas Gerais: 5° aproximação. Viçosa, MG: Comissão de fertilidade do solo do Estado de Minas Gerais. 359p.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará