POLUIÇÃO DO RIO PARACAUARI NA ILHA DE MARAJÓ E PRÁTICAS INTERVENCIONISTAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOBRE O REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ambiental

Autores

Palheta Junior, A.R. (UEPA) ; Silva, A.S. (UEPA) ; Modesto, J.S. (UEPA) ; Nunes, L.P. (UEPA) ; Ramos, G.C. (UEPA) ; Rodrigues-moura, S. (IFPA/CAMPUS PARAUAPEBAS) ; Fagundes, Y.K. (UEPA) ; Machado, M.C.G. (UEPA) ; Silva, R.S. (UEPA)

Resumo

A educação ambiental é um processo contínuo com ações efetivas para alcançar objetivos de prática social. Para isso, desenvolveu-se na comunidade de Caldeirão, município de Salvaterra, estado do Pará, um projeto que visa a adoção de iniciativas dos moradores a reduzir o lixo das margens do rio Paracuri. O projeto propõe-se alertar acerca dos riscos oriundos da poluição do rio, bem como propor a redução de resíduos. Para disseminação destas ideias realizou-se uma palestra para estudantes do 4º e 5º anos do ensino fundamental, em seguida foi feita uma visita às margens do rio para examinar a quantidade de lixo e, por fim, foi aplicado um questionário a um grupo de moradores. Os resultados desta pesquisa trazem dados que coadunam com os objetivos propostos para as práticas intervencionistas.

Palavras chaves

prática social; adoção de iniciativas; redução de resíduos

Introdução

Na Ilha de Marajó, no Estado do Pará, o rio Paracauari é o principal afluente que banha a porção nordeste da Ilha (FERREIRA, 2013), na qual está localizado o município de Salvaterra, que tem como fonte de renda um grande centro de pesca. Na Vila de Caldeirão, a 4 km da sede municipal, às margens do rio Paracauari, há uma fábrica que trabalha com pescados e produção de gelo com capacidade para produzir 48 ton./dia de gelo e 10 ton./dia para beneficiamento do pescado (SECTUR, 2012). Suas atividades já foram interrompidas por órgãos da vigilância sanitária, por não estar devidamente regulamentada às normas vigentes de saneamento. Entretanto esta paralização perdurou apenas um curto período de tempo, haja vista que houve a recorrência de seus proprietários para derrubar a liminar de interdição. A comunidade supracitada não dispõe de coleta regular de lixo, o que acarreta o depósito dos resíduos no rio, outros queimados ou aterrados. Sabe-se que o descarte indevido de lixos orgânico e industrializado em um rio geram consequências graves à natureza, ocasionando sérios problemas como doenças de veiculação hídrica, morte da biodiversidade da região, enchentes, erosões, além da escassez de alimentos relacionados ao meio aquático (RIBEIRO; ROOKE, 2010; TUNDISI, 2006). Na perspectiva de minimizar esses impactos foram expostas a estudantes locais algumas alternativas de intervenção pelas quais o lixo pode ser submetido como a reciclagem, a reutilização e a compostagem, que são técnicas para amenizar essa problemática.

Material e métodos

A presente proposta de intervenção foi dividida em quatro momentos, a citar: (1) a realização de uma pesquisa na literatura sobre o tema a fim de aprimorar o conhecimento da equipe e o posterior desenvolvimento do trabalho; (2) a elaboração de práticas intervencionistas para a comunidade, bem como vistorias às margens do rio para averiguar o índice de poluição ao qual o rio está submetido; (3) aplicação de um questionário com 11 perguntas fechadas (itens SIM e NÃO) relacionadas à poluição do rio para 11 moradores da localidade, sendo uma escolha intencional; e (4) a realização de uma palestra informativa para estudantes de 4º e 5º ano do ensino fundamental de uma escola local que coadunou aos objetivos definidos previamente neste trabalho. A escolha do público alvo teve em vista as consequências que serão geradas a essa faixa etária com a contaminação do rio em um futuro próximo, o qual consiste em não poder mais usufruir dos benefícios que o corpo hídrico proporcionar hoje, como o lazer e a pesca. Para a palestra foram utilizados panfletos como ferramentas de auxílio na descrição do projeto; projeção de vídeos que mostraram técnicas para amenizar a quantidade de lixo produzido em casa; imagens que apresentavam objetos construídos a partir de matérias reutilizáveis, como garrafas pet e uma discussão sobre algumas consequências que o despejo de lixo em um rio pode gerar.

Resultado e discussão

A figura 01 retrata a realização da palestra ao público pré-definido. A figura 02 apresenta a análise das respostas obtidas a partir da aplicação do questionário. As perguntas de 1 a 3 estão relacionadas à fábrica presente na localidade, da 4ª a 6ª incluem os problemas causados pelo lixo, da 7ª a 9ª referem-se as consequências que o rio poluído pode originar e da 10ª a 11ª são perguntas pautadas para averiguar o destino do lixo doméstico. A análise dos dados gráficos mostram que a maioria dos entrevistados não relacionam o aumento de lixo no rio com a localização da fábrica situada na região, todavia Pereira (2002) relata que as indústrias implantadas no estado do Pará assim como as fábricas, podem até não causar danos ao meio ambiente, desde que haja a redução e o controle do lançamento de efluentes industriais sólidos, líquidos e gasosos no rio, ao contrário estes poluentes serão prejudiciais à saúde. Os entrevistados não consideram que o destino dado ao lixo possa prejudicar a comunidade, como a queima, o aterro inadequado etc., entretanto, de acordo com estudos da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, houve um aumento na produção de gases poluentes na troposfera, causando o efeito estufa, a chuva ácida e destruindo a camada de ozônio, devido a produção dos gases CO2, CH4, NO2 etc. Já o aterro inadequado, pode contaminar o lençol freático da região (MILLER JR, 2011). Galvão Jr e Paganini, (2009) e Oliveira (1993) afirma que a população mais acometida por falta de saneamento básico e ambiental são de áreas periféricas, com baixo nível socioeconômico e educacional, o que compromete a dignidade dessas pessoas, que vivem sem instrução e informação e acabam agindo sem pensar ou por não haver a cultura de preservar o meio ambiente.

Figura 01

momentos da realização da palestra.

Figura 02

representação gráfica das respostas obtidos com o questionario.

Conclusões

O desenvolvimento deste trabalho é de suma importância para os moradores da comunidade pesquisada, pois a disseminação de informações que engloba a redução do lixo alerta os moradores sobre a importância de preservar o meio ambiente. O público atingido com a palestra foi considerado ideal para dispersão das ideias expostas, haja vista o interesse em aprender as técnicas para contruir objetos a partir de materiais que são descartados no dia-dia. Deste modo, ao final da exposição ficou nítido o interesse dos discentes presente com o tema abordado, por ser socialmente relevante.

Agradecimentos

A todos os sujeitos da pesquisa e àqueles que colaboraram diretamente para a efetivação da proposta.

Referências

FERREIRA, Gabriela Padilha. Caracterização Hidrodinâmica e do Transporte de Sedimentos na Região Fluvio-estuarina do Rio Paracauari – Ilha de Marajó – Pará, 2013. 104 f. Dissertação (Mestrado em Oceanografia) - Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Recife, 2013.


GALVÃO JR, Alceu de Castro; PAGANINI, Wanderley da Silva. Aspectos conceituais da regulação dos serviços de água e esgoto no Brasil. Engenharia Sanitária e Ambiental, v. 14, n. 1, p. 79-88, 2009.


INVENTARIO DA OFERTA TURISTICA DE SALVATERRA /SECTUR 2012. Disponível em:<http://www.setur.pa.gov.br/sites/default/files/pdf/inventario_Salvaterra. pdf>. Acesso em 23 de fevereiro de 2016.


MILLER JR, G. Tyler. Mudança Climática e perda de ozônio. In: Ciência Ambiental. 11ª ed. São Paulo: Cengace Learning, 2011.


OLIVEIRA, Eliane Rita. Populações Humanas na Estação Ecológica de Juréia-Itatins. Núcleo de Apoio à Pesquisa sobre Populações Humanas e Áreas Úmidas Brasileiras, Universidade de São Paulo, 1993.


PEREIRA, José Almir Rodrigues. Geração de resíduos industriais e controle ambiental. Centro Tecnológico da Universidade Federal do Pará. Pará, 2002. Disponível em: <//www.researchgate.net/profile/Jose_Almir_Pereira/publication/228719448_Geracao_de_residuos_industriais_e_controle_ambiental/links/53d7e6430cf2e38c632dec0b.pdf>. Acesso em 23 de fevereiro de 2016.


RIBEIRO, Júlia Werneck; ROOKE, Juliana Maria Scoralick. Saneamento básico e sua relação com o meio ambiente e a saúde pública. 2010. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Análise Ambiental) - Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF. Juiz de Fora, 2010.


TUNDISI, José Galizia. Novas perspectivas para a gestão de recursos hídricos. Revista USP, n. 70, p. 24-35, 2006.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará