APROVEITAMENTO DE ÓLEOS RESIDUAIS DE RESTAURANTES PARA OBTENÇÃO DE BIODIESEL, UMA ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL.

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ambiental

Autores

Valois, C.M. (IFPE) ; Valois, M.M. (IFPE) ; Pereira, P.D.M. (IFPE) ; Silva, A.C.G. (IFPE)

Resumo

O Alto do Moura, gera uma excessiva quantidade de óleos e gorduras residuais. Ao mesmo tempo, o Brasil tornou-se pioneiro na produção de biodiesel. Dessa forma estudou-se a obtenção desse combustível renovável a partir dos óleos residuais. O objetivo principal desse trabalho é apresentar de forma satisfatória a temática sustentabilidade e o conhecimento sobre o biodiesel, como meios alternativos aos danos ambientais e econômicos causados pelos óleos residuais. Foi aplicado um questionário aos donos dos restaurantes e realizou-se uma entrevista com a COMPESA. O biodiesel foi produzido seguindo a rota metílica. Verificou-se que a maior parte do óleo é descartada e demonstrou-se que o biodiesel é viável, sendo uma alternativa sustentável e energética para destinação final dos óleos residuais.

Palavras chaves

óleo e gordura residual; alternativa sustentável; biodiesel

Introdução

O bairro do Alto do Moura (Caruaru-PE), é um dos principais polos gastronômicos da região. Nos seus restaurantes, a culinária prima pelo bom sabor das iguarias, com preparações frequentemente acrescidas de ingredientes que lhes conferem um alto teor calórico. Isso decorre do emprego de substâncias ricas em lipídios, como o óleo de soja, em certas técnicas de cocção de alimentos específicos, ao qual, todo esse óleo é demasiadamente descartado nas linhas de esgotamento sanitário, no lixo e até na lavagem direcionada aos animais (Freitas et al., 2008; Reis et al., 2007). Ao entrar na rede de esgoto ele pode causar obstruções, sobrecarregar os sistemas separadores ou ainda dificultar o tratamento dos efluentes, contribuindo assim para a poluição dos corpos hídricos. O descarte de óleo na rede de esgoto aumenta em 45% o custo do tratamento. Cada litro de óleo pode poluir cerca de um milhão de litros de água (Castellanelli et al., 2007; Fernandes et al., 2008). A utilização de fontes alternativas de energia é um fato presente em nossa sociedade atual. A utilização do óleo diesel no Brasil em 2015 foi de 57 bilhões de litros (Canalbioenergia, 2016). Ele é o derivado de petróleo mais consumido, todavia a produção nacional é insuficiente para atender tal demanda. Assim, novas rotas para produção deste combustível são necessárias, como a produção a partir de resíduos, que é um saída ecologicamente sustentável pois se elimina um resíduo e produz um combustível . Dessa forma, este trabalho procura difundir adequadamente a temática sustentabilidade e o conhecimento sobre o biodiesel como meio alternativo através de pesquisas relacionadas ao descarte do óleo residual no Alto do Moura, estimulando assim a produção de biocombustíveis na região.

Material e métodos

Inicialmente foi realizada a leitura bibliográfica com finalidade de compreender o processo de obtenção do biodiesel, suas características físico-químicas e seus desafios socioeconômicos. Logo após, foi realizado um levantamento do número de restaurantes no Alto do Moura e elaborado e aplicado um questionário. No questionário foram levantadas questões aos donos dos restaurantes relativas aos óleos e gorduras utilizados, quantidades consumidas, forma de descarte ou reaproveitamento e o conhecimento sobre a obtenção de biodiesel através de óleos residuais. Em um momento posterior foram obtidos dados referentes a situação atual da cidade referente ao descarte do óleo residual e sua coleta, junto à Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA). A produção do biodiesel foi realizada inicialmente Lab. de Cromatrografia no Depto de Engenharia Química da UFPE. Inicialmente foi produzido biodiesel com óleo de soja, para depois realizar o processo de obtenção com óleos residuais de frituras. Em ambos os casos, a síntese seguiu a rota metílica. Para obtenção do metóxido de sódio foi utilizado 1,6g de NaOH dissolvido em 40g de metanol, os quais foram adicionado ao reator junto com 400g de óleo de soja, sob agitação constante até a homogeneização por completo a uma temperatura de 60°C, tendo a reação durado em torno de 3 horas. Após o fim da reação, as fases da mistura reacional foram separadas em um funil de decantação. A fase menos densa e clara é característica de ésteres metílicos e a outra mais densa e escura é rica em glicerina. Após 24 horas de repouso a glicerina foi retirada, ficando o biodiesel para ser tratado.Finalmente, em uma terceira etapa, serão realizadas análises da composição biodiesel em termos dos ésteres presentes por Cromatografia Gasosa.

Resultado e discussão

De acordo como os dados coletados nos questionários dos restaurantes, foi contabilizada a média de 500 litros de óleo residual produzidos durante o período de um mês. Dos restaurantes estudados, apenas 27% tinham ciência do biodiesel como meio alternativo de aproveitamento dos óleos e gorduras residuais. Esta falta de conhecimento implica diretamente no descarte inadequado dos óleos nas pias e no lixo. É tanto que apenas 18% dos restaurantes reutilizam o óleo, mesmo possuindo local de coleta na cidade. Isso se deve também à falta de divulgação, já que nenhum dos restaurantes soube informar a existência de alguma associação de coleta no município. A Figura 1a mostra as formas de destinação do óleo vegetal comestível residual através dos percentuais, tendo as lavagens (sobras alimentares direcionadas aos animais) como principal meio de descarte com 41% do total. Em relação à entrevista com a COMPESA, foi mencionada a parceria da instituição a indústria ASA desde 2009, através da qual foram instalados de pontos de coleta pela cidade, que são recolhidos mensalmente pela ASA e encaminhados para fábrica em Recife-PE para produção de sabão em barra. Quando indagada sobre a questão do biodiesel como meio alternativo de reutilização desse óleo residual, a COMPESA citou como benefícios a cidade a diminuição dos gastos de desobstrução e substituição da rede coletora de esgotos, a melhoria na eficácia do tratamento de esgotos, a diminuição dos vetores de doenças e a diminuição da poluição dos rios da região. No que se refere à produção de biodiesel (Figura 1b), foi perceptível a facilidade de produzi-lo e necessita de reagentes acessíveis e de baixo valor comercial. Em 3 horas de reação pode-se obter o biodiesel, como produto final, com cerca de 90% de pureza.

Figura 1a

Destino dos óleos e gorduras residuais gerados pelos restaurantes do Alto do Moura

Figura 1b

Biodiesel produzido a partis de óleo de soja, separação do biodiesel da glicerina no Reator

Conclusões

Pode-se observar a potencialidade que os restaurantes localizados no Alto do Moura, região gastronômica e turística de Caruaru-PE, possuem para produzir e utilizar biodiesel a partir do óleo vegetal usado, trazendo grande benefícios à referida comunidade, por evitar problemas ambientais, como também, gastos desnecessários das empresas de manutenção, além de poder ser considerada uma alternativa sustentável e energética bastante viável para população local. Finalmente pode-se concluir que o processo de obtenção estudado é acessível, não necessitando de equipamentos nem reagente caros.

Agradecimentos

Os autores agradecem ao IFPE Campus Caruaru pela oportunidade de pesquisa, aos professores Alexandre Schuler e Valmir Felix UFPE pelo apoio à pesquisa realizada e a C

Referências

CANALBIOENERGIA. Consumo de combustíveis no Brasil caiu 1,9% na comparação entre 2014 e 2015. Disponível em: http://www.canalbioenergia.com.br/consumo-de-combustiveis-no-brasil-caiu-19-na-comparacao-entre-2014-e-2015/. Acessado em: 28/07/2016.

CASTELLANELLI, C.; MELLO, C. I.; RUPPENTHAL, J. E.; HOFFMANN, R. Óleos comestíveis: o rótulo das embalagens como ferramenta informativa. In: I Encontro de Sustentabilidade em Projeto do Vale do Itajaí. 2007.

DIB, F. H. Produção de biodiesel a partir de óleo residual reciclado e realização de testes comparativos com outros tipos de biodiesel e proporções de mistura em um moto-gerador. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira. 2010.

FERNANDES, R. K. M., PINTO, J. M. B., MEDEIROS, O. D., PEREIRA, C. D. A. Biodiesel a partir de óleo residual de fritura: alternativa energética e desenvolvimento sócio-ambiental. XXVIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção: A integração de cadeias produtivas com a abordagem de manufatura sustentável, p. 13-16. 2008.

FREITAS, M.C.S., FONTES, G.A.V., OLIVEIRA, N. Escritas e narrativas sobre alimentação e cultura . Salvador: EDUFBA, 2008. 422 p. ISBN 978-85-232-0543-0. Available from SciELO Books .

HOLANDA, A. Biodiesel e inclusão social. Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações, 2004

REIS, M. F. P., ELLWANGER, R. M., FLECK, E. Destinação de óleos de fritura. 2007. Disponível em: http://www6.ufrgs.br/sga/oleo_de_fritura.pdf. Acessado em Dezembro/2007

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará