DETERMINAÇÃO DE METAIS TRAÇOS EM AMOSTRAS DE ÁGUA NA REGIÃO DA VILA DO ELESBÃO NO MUNICÍPIO DE SANTANA-AP

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ambiental

Autores

da Silva Furtado, H. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ)

Resumo

O presente estudo verificou as concentrações dos metais Fe, Mn, Cd, Ni, Co, Pb, Cr, Zn, As, Cu, presentes em amostras de água retiradas do Rio Amazonas e do Igarapé que percorre a Vila do Elesbão em Santana-AP. Realizando também uma análise comparativa dos valores encontrados com os índices limites permitidos pelo CONAMA e a OMS. A determinação dos metais foi realizada pelo método de espectrofotometria de absorção atômica. Por meio das análises realizadas foi possível constatar elevadas concentrações de Ferro e Arsênio em todos os três pontos pesquisados, revelando a contaminação do ambiente aquático da região estudada.

Palavras chaves

Metal; Água; Contaminação

Introdução

A água é uma substância essencial para a existência da humanidade, logo, a qualidade desta gera uma preocupação para a saúde pública tendo em vista os diversos contaminantes da água, como, por exemplo, os metais traços. O acúmulo destes metais no ecossistema pode ser nocivo à saúde humana e de outros organismos (SIEGEL, 2002), apesar de muitos serem metais essenciais para o organismo humano, atuando como micronutrientes, podem em elevadas quantidades serem tóxicos (FERREIRA; WERMELINGER, 2013). Há também aqueles que em qualquer concentração são tóxicos para o organismo, como, o Arsênio (PRISTA, 2006). Os metais traços estão disponíveis em maior concentração em ambientes com índices elevados de industrialização e regiões de exploração mineral, como, a Vila do Elesbão em Santana, que faz parte do corredor de exploração de minério de Ferro e Manganês. Portanto, o presente estudo objetiva quantificar as concentrações dos metais Fe, Mn, Cd, Ni, Co, Pb, Cr, Zn, As, Cu, presentes em corpos de água desta região, realizando ainda uma análise comparativa das concentrações obtidas com os índices aconselhados pela agência reguladora do Brasil, o CONAMA e pela Organização Mundial de Saúde, OMS, para avaliar a possível acumulação e contaminação da região por estes metais.

Material e métodos

As amostras de água foram coletadas em três pontos localizados na Vila do Elesbão em Santana-AP, sendo dois pontos em área de Igarapé e um ponto no Rio Amazonas que banha a comunidade. Os pontos serão identificados como P1 (início do Igarapé), P2 (término do Igarapé) e P3 (Rio Amazonas). As amostras foram coletadas em frascos de polietileno de 130 mL, previamente lavados com solução de HNO3 a 10%, e imediatamente acidificadas com HNO3 e acondicionadas a 10 ºC até o momento das análises. Para a determinação dos elementos traços foi utilizado o método de espectrometria de absorção atômica (AAS-Model-6300 Shimadzu) (LIMA, 2007). A espectrometria de absorção atômica é uma técnica que atualmente é muito utilizada para a determinação de metais traços em amostras de água, solo e planta. A técnica utiliza o princípio de que os átomos livres, no estado gasoso, gerados em um atomizador são capazes de absorver radiação de frequência específica que é emitida por uma fonte espectral. Desta forma, sabendo que cada elemento possui uma linha espectral única, pode-se determinar a existência dos elementos pesquisados (BORGES, 2005). Para avaliar a possível contaminação da água por metais traços, as amostras foram comparadas com os parâmetros da agência de regulamentação dos índices limites de metais pesados em água, o CONAMA, (Conselho Nacional do Meio Ambiente), instituído pela Resolução n° 357, de Março de 2005, e pelos índices limites permitidos pela Organização Mundial da Saúde, OMS.

Resultado e discussão

De acordo com os resultados encontrados, (Tabela 1 e Gráfico 1), foi possível detectar os metais traços, Ferro, Arsênio, Manganês, Cádmio, Cobalto, Zinco e Cobre, porém, os metais Níquel, Chumbo e Cromo, também averiguados nesta pesquisa, não foram detectados. Ao compararmos as concentrações encontradas com os valores limites permitidas pelo CONAMA, é possível afirmar que os metais Ferro e Arsênio estão acima dos índices permitidos pelo órgão. Quando comparados os dados com os índices permitidos pela OMS, observamos que somente o Ferro encontra-se três vezes acima da concentração recomendado. As análises realizadas comprovam que há índices de contaminação por metais pesados no Igarapé que percorre a comunidade da Vila do Elesbão e que deságua no Rio Amazonas. As maiores concentrações foram encontradas no Rio Amazonas, contaminado principalmente por Ferro e Arsênio, os quais, quando em ambientes aquáticos, são encontrados na forma de íons hidratados livres ou complexados a moléculas orgânicas e inorgânicas, ou podem ainda encontrar-se na forma de sólidos agregados a sedimentos e partículas em suspensão na água (STUMM, 1996). A principal problemática está ligada ao uso destas águas para as mais diversas tarefas, como, por exemplo, consumo humano e regar plantas, pois pesquisas comprovam que estes metais são tóxicos e bioacumulativos no organismo.

Gráfico 1- Concentração em ppm dos metais encontrados.

Concentrações dos metais traços encontrados nas amostras pesquisadas.

Tabela 1- Comparação das concentrações com os índices referência.

Concentrações em mg/L de metais traços nos três pontos de amostragem em comparação com os valores limites do CONAMA e OMS.

Conclusões

Os metais traços encontrados nas amostras de água indicam que a região da Vila do Elesbão encontra-se contaminada por Ferro e Arsênio, revelando uma área de risco para os organismos que mantêm contato direto com estas águas, pois as formas iônicas destes metais interferem diretamente no metabolismo dos seres vivos, sendo concorrentes dos metais essenciais, ou impedindo a absorção destes pelo organismo.

Agradecimentos

Agradecimentos a Universidade Federal do Amapá que por meio do curso de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas possibilitou esta pesquisa.

Referências

BORGES, D. L.G. et al. Fundamentos da espectrometria de absorção atômica de alta resolução com fonte contínua. Revista Analytica, Agosto/Setembro, n° 18, p. 58, 2005.
CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente. Resolução nº357. p. 58-63, 2005.

FERREIRA, A. P.; WERMELINGER, E. D. Concentrações séricas de metais e suas implicações para a saúde pública. J Health Sci Inst., p. 13-9, 2013.

LIMA, M. O. et al. Avaliação de Arsênio total, de elementos traços e bacteriológica em águas de consumo na comunidade do Elesbão, município de Santana, estado do Amapá, Brasil. Caderno de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 15, n. 4, p. 467 - 482, 2007.

PRISTA J, Uva JS. A utilização de indicadores biológicos em Saúde Ocupacional. Rev. Port. Saúde Pública, p. 45-54, 2006.

SIEGEL F. R. Environmental geochemistry of potentially toxic metals. Springer – Verlag, Berlin, p. 218, 2002.

STUMM, W.; Morgan, J. J. Aquatic chemistry – Chemical Equilibria and Rates in Natural waters. John Wiley & Sons , Nova Iorque, 3 ed., 1996.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Arsenic and Arsenic Compounds. Environmental Health Criteria Series, Geneva, n° 224, 2001.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará