MENSURAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DA COLETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE PAPEL NO INSTITUTO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DAS ÁGUAS - UFOPA - CAMPUS SANTARÉM/PA

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ambiental

Autores

Silva, F.M.S. (UFOPA) ; Brito, R.R.B. (UFOPA) ; Meireles, J.S.M. (UFOPA) ; Silva, L.M.C.S. (UFOPA) ; Santos Filho, M.B.S.F. (UFOPA)

Resumo

A mensuração da quantidade de papel descartados corretamente, proveniente da coleta desses resíduos, pode apresentar-nos dados significantes sobre a educação ambiental que o corpo acadêmico geral do Instituto está tendo em relação a coleta seletiva de um único resíduo sólido (papel), apontando a partir disso, algumas técnicas que podem ser implantadas dentro da(s) Universidade(s) para amenizar a problemática da disposição final no aterro controlado do município. Com a mensuração feito por coletas, faz-se o estudo importante para a geração de consciência ambiental, para o abrandamento do desmatamento, seja de matas preservadas ou de reflorestamento, possibilitando a construção de pesquisas cientificas, ajudando ainda no controle de gastos públicos para a aquisição do resíduo em questão.

Palavras chaves

Papel; Coleta ; Resíduo

Introdução

No Brasil, a fabricação de papel começou por cerca de 110 anos atrás e a matéria prima para a fabricação do papel já se encontra escassa, mesmo com as políticas de manejo e reflorestamento (BNDES, 2009; ABRELPE, 2014; HENDGES, 2014). Não estando distante da realidade que vivenciamos hoje, órgãos educacionais mantêm constante consumo de papel, deixando-os dispersos e retidos à medida que suas fontes uteis de uso são esgotadas. Porém deveriam ser corretamente coletados, acondicionados e enviados para suas destinações e disposições ambientalmente corretas (ALBUQUERQUE et al., 2010 apud SILVA et al., 2013). Com isso, as instituições públicas devem tomar conhecimento da sua base de responsabilidade que tem diante de uma sociedade e a contribuição que tem, por dever, prestar a ela, sendo fomentadoras da quase inexistente vontade política ambiental, (RUBERG, 2011; RIBEIRO, 2014). Assim, a mensuração da quantidade de papel descartados corretamente, proveniente da coleta desses resíduos, pode apresentar-nos dados significantes sobre a educação ambiental que o corpo acadêmico geral do Instituto está tendo em relação a coleta seletiva do papel. Assim, o trabalho teve como objetivo geral a Coleta dos resíduos sólidos de papel para mensurar a Educação Ambiental dentro do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) – Campus Santarém/PA. Assim, espera-se fomentar a consciência ambiental, para o abrandamento do desmatamento, seja de matas preservadas ou de reflorestamento, possibilitando a construção de pesquisas científicas, ajudando ainda no controle de gastos públicos para a aquisição do resíduo em questão (SEBRAE, 2016).

Material e métodos

O Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas é composto por 14 salas de aula, 4 salas de coordenações (com subdivisões dentro das mesmas), 2 banheiros (masculino e feminino), e estacionamento (garagem). Assim, para obter o diagnóstico da geração de resíduos sólidos de papel no ICTA, foi realizado primeiramente um reconhecimento da área de estudo, a fim de identificar pessoalmente todas as fontes geradoras de resíduos. E ainda, em cada mural informativo do Instituto foi fixado um panfleto para auxiliar na veiculação informativa sobre o trabalho em execução do diagnóstico de resíduos sólidos de papel gerados no instituto com informações características das que foram fixadas nas caixas. Foram dispostas caixas de papelão (22x23x31,5 cm) de cor branca, sendo devidamente identificadas e ilustradas com o objetivo de informar suas finalidades. Os resíduos de papel começaram a ser coletados no ICTA no dia 11 de abril até o dia 07 de maio de 2016, totalizando 1h e 30 min do tempo total de duração para cada dia da coleta. Assim, a pesagem dos resíduos de papel foi realizada diariamente no momento da realização de coleta de cada ponto entre as 17:30h e 18:50h. Antes da obtenção dos valores da pesagem dos resíduos sólidos de papel foram classificados em aptos e não aptos, separados por uma tabela. Os dados foram reunidos em tabelas do Microsoft Office Excel, por cada área identificada no ICTA. Por fim, foram construídos gráficos com os dados obtidos com intuito de facilitar a visualização e análise dos resultados obtidos em cada área assim como o total geral de resíduos gerados.

Resultado e discussão

Na Figura 1, mostram-se os resultados da geração de resíduos sólidos de papel em cada uma das áreas determinadas dentro do ICTA. A área 4 que compreende a entrada do instituto e o acesso a garagem, que apesar de possui apenas 4 pontos de coletas apresentou o maior índice de geração de resíduos de papel tendo um total de 16490,9 g de aptos e 349 não aptos. Nas quatro semanas letivas de aulas no ICTA foi obtido o diagnóstico de que 92% (Figura 2) de resíduos de papel aptos para serem reciclados da geração do total de 24,2 Kg dos resíduos sólidos de papel coletados durante a realização deste trabalho no Instituto. Fazendo uma mensuração se, somente o instituto, produzisse este mesmo total no decorrer de um ano, estima-se que durante os 12 meses dariam uma redução de 0,26 t de resíduos de papel a menos para disposição final.Visto isso, passamos para a parte da consciência ambiental. Apesar de todo o processo de divulgação e conscientização deste trabalho no ICTA, foram encontrados dentro das caixas outros resíduos sólidos além de papel, assim como foi observado no momento da realização das pesagens do resíduo ponto a ponto de coleta a presença do próprio resíduo de papel dentro das salas de aulas, salas dos docentes e técnicos nos cestos convencionais dentro de cada sala. Através das observações realizadas obteve-se o resultado que o nível de formação acadêmica das pessoas não define a educação ambiental de cada um, pois quanto maior a formação acadêmica profissional (graduação, mestrado e doutorado) maior deveria ser a conscientização com a preservação do meio ambiente. Por fim, a mensuração obtida no resultado dos resíduos sólidos de papel gerados no ICTA esperamos promover a importância da educação ambiental, no mínimo, eficaz em todos os níveis de ensino do instituto.

Figura 1

Resultado da pesagem total de resíduos sólidos de papel em cada área aptos e não aptos para reciclagem.

Figura 2

Resultado geral dos resíduos sólidos de papel aptos e não aptos para reciclagem

Conclusões

Mesmo com o avanço de tecnologias digitais, ainda ocorre grande desperdício de papel, e para conter esse problema, uma solução é a reutilização e reciclagem, que aproveita o papel usado para produzir outros produtos quimicamente modificados, mas que terão a mesma finalidade de uso. Assim, faz-se necessário o investimento e apoio do órgãos públicos e da própria Universidade para implantação, adequação e manutenção no tratamento de resíduo sólido de papel, produzindo desde o inicio do ingresso de acadêmicos o real sentido da educação ambiental e a inserção dessa prática no seu cotidiano.

Agradecimentos

Agradecemos a nova copya e a casa da cópia pela doação das caixas utilizadas na coleta dos resíduos.

Referências

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