O TRATAMENTO DE ÁGUA: IMPORTÂNCIA E APLICAÇÃO DE SUA REUTILIZAÇÃO NA INDÚSTRIA

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ambiental

Autores

Silva, A.M. (UFC) ; Matos, I.S. (UFC)

Resumo

A água é o bem mais precioso no mundo atual, apesar de muitos não conseguirem enxergar isso. Apesar do tratamento industrial, a água possui características difíceis de modificar. O presente estudo faz uma avaliação da eficiência do tratamento de água para uma empresa no ramo sucroalcooleiro, de forma a enxergar com mais clareza quais são os parâmetros que não se modificam bruscamente com o tratamento industrial citado nesse estudo. Foram realizados 12 ensaios distintos para determinar: Cloreto, Manganês, Dureza, Ferro, Alcalinidade, Turbidez, Cor, Condutividade, Odor, Gosto, Algas e micro-organismos patogênicos.

Palavras chaves

Tratamento de água; Características da água; Uso da água industrial

Introdução

Na indústria, de modo geral, a água pode ser matéria prima, ou ser utilizada como meio de transporte, como agente de limpeza em sistema de refrigeração, como fonte de vapor e produção de energia. O gráfico 1 mostra a distribuição dos recursos hídricos do Brasil por região (TOMAZ, 2001). Atualmente, os poluentes industriais que mais preocupam são os orgânicos, especialmente os sintéticos e os mais pesados. A poluição por matérias orgânicas vem crescendo muito com a expansão acelerada da indústria petroquímica (BRAILE, 1979). Este estudo foi realizado no laboratório de uma empresa sucroalcooleira, que processa a água retirada do rio Curu-CE, nas duas Estações de Tratamento de Águas (ETA) da própria empresa para o processo de produção e para alimentar a caldeira. O presente trabalho foi direcionado para avaliar a eficiência dos equipamentos, e monitorar a qualidade da água em pontos estratégicos do processo, esse mapeamento foi realizado no laboratório para a determinação dos parâmetros necessários. Os dados podem ser usados para determinar a agressividade natural da água nos equipamentos industriais ou no próprio processo. A água é a substancia mais abundante nos sistemas vivos existentes, perfazendo 70% ou mais do peso da maioria das formas de vida. O planeta Terra possui 3/4 da superfície coberta por água, destes, 97,5% são salgadas e apenas 2,5% doce. No entanto, do percentual total da água doce existentes, a maior parte encontra-se sob a forma de gelo nas calotas polares e geleiras, parte é gasosa e parte é líquida, representada pelas fontes subterrâneas e superficiais. Já os rios e lagos, que são as principais formas de abastecimento, correspondem a aproximadamente 0,3% desse percentual (SEZERINO e BENTO, 2005, p. 2).

Material e métodos

Os ensaios laboratoriais atendem aos critérios dos órgãos fiscalizadores como Ministério da Saúde e CONAMA. As amostras das águas em estudo foram coletadas em pontos distintos do processo de tratamento, escolhidos de acordo com alguns critérios de localização: início do processo, durante o processo e posterior ao processo. Objetivou-se estudar o efeito que os produtos químicos causam no tratamento de água, e com isso, foi retirado a dosagem dos químicos nas amostras de Nº 1 e 2, voltando a dosar os produtos no processo e coletando as amostras de Nº 3, 4 e 5. As amostras foram coletadas em recipientes de polietileno. A primeira coleta foi realizada no dia 21/10/15, a segunda em 28/10/15, a terceira, quarta e quinta foram coletadas respectivamente nos dias 04, 11 e 14/11/15. Determinou-se o pH pelo método da potenciometria direta, utilizando um pHmetro de marca Quimis. A condutividade foi determinada por um condutivímetro pelo método condutométrico. A cor foi determinada fazendo uso de um aparelho espectrofotométrico, o qual foi ajustado a um comprimento de onda de 455 nm de absorbância. A turbidez foi determinada por turbidímetro, usando método nefelométrico, o equipamento foi calibrado com soluções padrões de formazina de <0.1, 20, 200, 1000 e 4000 NTU. O cloreto foi determinado pelo Método de Mohr e a alcalinidade foi determinada por um método volumétrico de neutralização, através da titulação de uma amostra da água com soluções padrão de H2SO4 (alcalinidade), sendo que, o resultado das análises foram expressos em termos de ppm de CaCO3. A dureza total foi realizada pelo método compleximétrico do EDTA. Também foram determinados: ferro total e manganês; odor e gosto; micro-organismos patogênicos, coliformes totais e E.coli.; análise de algas.

Resultado e discussão

Pode-se observar na tabela 1, que a dosagem dos produtos químicos influencia diretamente em vários parâmetros. Os equipamentos usados no processo de tratamento de água são bastante eficientes, porém, a dosagem química consegue baixar ainda mais alguns parâmetros. Os parâmetros de destaque, são principalmente odor e sabor, percebe-se que, o efeito que o PAC e o cloro causam no sensorial da água é grande, nos dias em que não houve dosagem química, foi notado um odor que remete a enxofre, talvez pelo excesso de matéria orgânica contida na água. Conforme a tabela 1, percebe-se que alguns parâmetros não sofrem influencia significativa pela dosagem química. Os dados de turbidez apresentados no gráfico 2 apresentam variações consideráveis nos cinco pontos amostrados. Odor e sabor têm caráter essencialmente sensorial, sua avaliação pôde mostrar a influência dos químicos dosados no decorrer do processo de tratamento da água. A dureza assumiu valores altos, porém a troca iônica foi bastante eficiente, trazendo resultados finais de 6 ppm logo após o filtro de resina catiônica, como pode se ver no ponto de numero 4 no gráfico 3. Houve uma leve redução dos parâmetros ferro e manganês. A alcalinidade e cloreto não sofreram muitas mudanças com relação ao tratamento nos pontos coletados, observou-se uma leve redução dos valores encontrados. Foi encontrado na água bruta a presença de alguns micro-organismos patogênicos, porém, no ponto 2 (Floco decantador), não foi possível notar mais essa presença, talvez pelo uso do cloro que atua como desinfectante para a água. A clorofila foi vista com maior número na amostra do ponto 1, na água bruta, concentrações de 44 µg/L. Os valores encontrados foram, 44, 43, 23 e 3 respectivamente, dados em µg/L de clorofila na amostra.

Gráfico 1 - Distribuição dos recursos hídricos do Brasil por região.



Tabela 1: Resultados das analises antes e depois da dosagem química.



Gráfico 2 - Análise de turbidez em diferentes pontos do processo.



Gráfico 3 - Análise de dureza da água.



Conclusões

Através dos ensaios, constatou-se que os parâmetros Ferro, Cloreto, Alcalinidade e Manganês não sofrem alteração significativa com o tratamento de água. Dos resultados encontrados conclui-se que é possível reduzir os parâmetros: Dureza, Turbidez, Cor, Condutividade, Odor, Gosto, Algas e micro-organismos patogênicos. O PAC mostrou resultados bons para remoção de matéria orgânica e de microrganismos. A dosagem química é importante para a manutenção da eficiência dos equipamentos. O Cloro apresentou uma propriedade de diminuir a contaminação da água por coliformes totais e termotolerantes.

Agradecimentos

Polo de São Gonçalo do Amarante e a Coordenação do Curso de Licenciatura Semipresencial em Química da UFC Virtual.

Referências

BRAILE, P. M. Manual de tratamento de águas residuárias. São Paulo: CETESB, 1979.

SEZERINO, Pablo Heleno. BENTO, Alessandra Pillizzaro. Qualidade da água e controle de poluição. Apostila do departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental. Curso de Especialização de Recursos Hídricos. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2005.

TOMAZ, Plínio. Economia de água para empresas e residências: Um estudo atualizado sobre o uso racional da água. São Paulo: Editora Hermano & Bugelli Ltda., 2001.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará