USO DE ALUMÍNIO PARA REMEDIAÇÃO DE CORPOS AQUÁTICOS COM ELEVADOS TEORES DE FÓSFORO

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ambiental

Autores

Bruzaca Lima, J. (IFMA) ; Silvério da Silva, G. (IFMA)

Resumo

O fósforo em sedimento atua como depósito e fonte deste nutriente para coluna de água, o que lhe confere papel de relevância no equilíbrio ecológico de corpos aquáticos. O Rio Tibiri é um importante ecossistema da Ilha do Maranhão e embora ainda melhor preservado que outros rios locais como Anil e Bacanga, o crescimento de atividades urbanas em sua bacia hidrográfica requer conhecimento do comportamento do fósforo, uma das principais ameaças de sistemas hídricos, sendo que compromete a qualidade deste ecossistema mediante a eutrofização. Este trabalho propôs um processo de restauração da qualidade do corpo aquático mediante a diminuição da concentração de fósforo na coluna de água utilizando tratamento com alumínio como técnica de restauração.

Palavras chaves

remediação; fósforo; alumínio

Introdução

O fósforo é naturalmente escasso em sistemas aquáticos graças a sua atração pela matéria orgânica e partículas do solo, características que dificulta seu transporte pela água de drenagem, tornando-se indisponível para a coluna de água e consequentemente para as plantas. Todavia, as pequenas quantidades de fósforo encontradas em lagos e rios provêm de minerais e depósitos naturais, que através do intemperismo, da erosão, da lixiviação e da mineração, são transportados até esses sistemas aquáticos. A maior parte do aporto de fósforo nesses lagos e rios são de origem terrestre, ligados química ou fisicamente à matéria orgânica e partículas minerais (Chapman, 2003), enquanto as fontes atmosféricas, ou seja, a deposição seca e úmida, não são, em geral, fontes significativas desse nutriente. O enriquecimento dos corpos aquáticos com nutrientes, principalmente nitrogênio e fósforo, conduz o lagos ao estado de eutrofização. O sedimento de sistemas aquáticos exerce uma função importante na dinâmica do fósforo e na consequente qualidade da águas (EPA, 2002). Por um lado o sedimento pode atuar como um sumidouro de fósforo, retirando-o da coluna d’água. Inversamente, o sedimento pode atuar como uma fonte de fósforo, disponibilizando para coluna d’água um estoque deste nutriente anteriormente imobilizado. Variáveis como pH, potencial redox e concentração de ferro e alumínio são importantes no comportamento do sedimento como fonte ou sumidouro do nutriente. O fracionamento do fósforo em sedimento é definido operacionalmente e tem como foco a eutrofização dos corpos aquáticos. O presente projeto tem como objetivo aplicar e avaliar em escala laboratorial o efeito do alumínio na restauração de corpo aquático eutrofizado.

Material e métodos

Foi preparado uma solução mista contendo 50 mL de ácido sulfúrico, 5 mL de tartarato de antimônio e potássio, 15 mL de molibdato de amônia e 30 mL de ácido ascórbico, a solução de ácido ascórbico foi preparado no momento do experimento, adicionou-se através de uma micropipeta em oito balões volumétricos de 50 mL concentrações de fosfato a 0uL; 0,04uL; 0,08uL; 0,1uL; 0,14uL; 0,18uL; 0,26uL; 0,3uL respectivamente e 8 mL da solução mista agitou-se e completou-se com água destilada agitando, esperou-se entre 10 a 30 minutos para fazer a leitura das amostras em espectrofotômetro a 880 nm utilizando cubetas de 5 cm e observou-se a absorbância em cada caso, a coloração azul representou a presença de fosfato. Logo após foram preparadas oito provetas de 500 mL de água com o pH regulado entre 4 (ácido) para as quatro primeiras provetas e 9 (básico) para as últimas, adicionou–se a elas depois de regularizado o pH, carbonato de cálcio: 0,025 mg, 0,025 mg, 0,0025 mg e 0,0025 mg respectivamente, e sulfato de alumínio: 10 uL, 100 uL, 10 uL e 100 uL respectivamente. Foram inseridos os sedimentos do rio Tibiri, esperou-se a amostra depositar no fundo da proveta formando assim a coluna d ´agua, depois foram retirados 10 mL de cada proveta e adicionados em oito balões volumétricos de 50 mL completando com água e agitando, após foram feitas as leituras no espectrofotômetro a 880 nm e observou-se a absorbância.

Resultado e discussão

Os resultados indicam que as amostras da segunda e terceira amostragem (08 e 15/07) não apresentaram diferença significativa dos resultados (aplicando o Test t-student). A alcalinidade não afetou a remoção do fósforo nas condições do experimento. Isso é importante devido ao fato da alcalinidade variar em sistemas aquáticos naturais, especialmente em corpos hídricos poluídos. Logo, novas condições de alcalinidade e alumínio se faz necessário para novos ensaios experimentais. Deve-se destacar que o pH ácido além de permitir a liberação do Al(III) tóxico para biota aquática não apresenta vantagem em termos de remoção de fósforo.

Curva de Calibração

Gráfico 1:Varredura de Espectro de Absorção do Fósforo x Concentração (ppm).

Tabela 1

Análise de Fósforo remediado do rio Tibiri.

Conclusões

O desenvolvimento das técnicas de restauração de lagos e represas são fundamentais num cenário de melhoria contínua da qualidade e sustentabilidade dos recursos hídricos, o presente trabalho teve como objetivo remediar o teor de fósforo em ambientes aquáticos utilizando o alumínio para tal finalidade, observou-se que novas condições de alcalinidade e alumínio devem ser realizados para futuros procedimentos experimentais.

Agradecimentos

Ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão por proporcionar através de seu incentivo e financiamento a realização do referido trabalho.

Referências

Chapman, A S. Paphosphorus transport by sub-surface drainage from agricultural land in the UK. Environmental significance at the catchment and national scale. Science of the total environmental 266: 95-102, 2003.
EPA, 2002. A Guidance Manual to Support the Assessment of Contaminated Sediments in Freshwater Ecosystems, Volume I - An Ecosystem-Based Framework for Assessing and Managing Contaminated Sediment.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará