CONHECENDO AS DIFICULDADES DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFPA ACERCA DE REAÇÕES QUÍMICAS.

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Tolosa, F. (UFPA) ; Costa, B. (UFPA) ; Ferreira, W. (UFPA) ; Barbosa, J. (UFPA) ; Pastana, V. (UFPA) ; de Jesus, H. (UFPA) ; Brabo, J.C. (UFPA)

Resumo

A finalidade desta pesquisa foi descrever e analisar as respostas de doze discentes de licenciatura em química da Universidade Federal do Pará (UFPA) a um questionário online contendo seis perguntas objetivo-discursivas sobre reações químicas. Nessas perguntas, os futuros docentes foram convidados a definir e representar uma reação química. Também, procurou-se examinar as concepções desses alunos sobre a funcionalidade e balanceamento de uma equação química e os fatores que indicam a ocorrência de um fenômeno químico. Os resultados da pesquisa contribuem para a identificação das dificuldades para o não entendimento de reações químicas em sua plenitude pelos licenciandos, que podem ser sanados pela promoção de atividades que foquem a evolução da concepção dos alunos a esse tema.

Palavras chaves

Questionário Online; Reações Químicas; Ensino de Química

Introdução

Nas últimas décadas autores como Mortimer e Miranda (1995), Rosa e Schnetzler (1998) e Lopes (1995) tem destacado a importância da compreensão do tema reação química pela possibilidade do entendimento mais amplo da Química como ciência, o que torna seu domínio imprescindível para a assimilação dos demais conceitos relacionados a essa disciplina. Para isso, Chassot (1995) ressalta que há necessidade do ensino que desenvolva no aluno a habilidade de enxergar a química nas diversas modificações que ocorrem a sua volta. Mortimer e Miranda (1995, p. 23) destacam que “uma das maiores dificuldades que os alunos...enfrentam ao estudar as reações químicas está relacionada à grande extensão e generalidade desse conceito”. Partindo desse pressuposto, foi desenvolvido um questionário online contendo seis perguntas objetivo-discursivas com o propósito de conhecer as dificuldades de discentes de licenciatura em Química da UFPA, de 16 a 23 anos, acerca do tema reações químicas.

Material e métodos

A pesquisa foi realizada com doze licenciandos em química da UFPA, e teve como finalidade descrever e analisar como esses estudantes compreendem a temática reação química. Para isso, foi elaborado um questionário online contendo seis perguntas objetivo-discursivas com a finalidade de se conhecer as noções dos futuros docentes em relação: a conceituação, representação e os indicadores da ocorrência de uma reação química. Assim como, a finalidade e o balanceamento de uma equação química. O link do questionário online foi enviado aos e-mails dos discentes para que pudessem participar da pesquisa. A análise das informações obtidas envolveu três etapas: pré-análise, organização das informações coletadas e interpretação dos resultados. A pré-análise considerou as concepções colocadas por cada sujeito participante no momento da resolução do questionário. A organização consistiu na montagem de tabelas para as informações qualitativas e a construção de gráficos para a exposição dos percentuais de acertos e erros das perguntas objetivas. Logo após, foi realizado interpretações dos conteúdos das tabelas e dos dados gráficos.

Resultado e discussão

Há nas respostas da tabela 1 (figura 1) a repetição dos termos “transformação, mistura, substância e matéria”. Esses vocábulos foram expressos de forma desconexa, evidenciando, a pouca clareza dos futuros docentes de química com o conceito de reação química e com os demais conceitos citados em suas respostas, isso, provavelmente, ocorre pelo excesso de formalismo dado às classificações no ensino de química em detrimento do desenvolvimento conceitual (LOPES,1995). Na pergunta sobre “a finalidade de uma Equação Química”, alguns discentes responderam que seria para representar uma reação química, sem dar detalhes de como isso se processa. Outros deram descrições impróprias como:“Para uma melhor visualização das transformações da matéria”. Na tabela 3 (figura 2) estão às respostas sobre os fatores que indicam a ocorrência de uma reação química. Muitos discentes desconhecem aspectos inerentes a uma reação, visto que, citaram balanceamento como um fator que indica a ocorrência de uma reação química. Na pergunta da tabela 4 (fig.2), pediu-se aos discentes que representassem a equação química de formação do fosfato de cálcio. Para isso, foi-lhes dado os nomes de dois compostos que ao reagirem permitem a formação do fosfato de cálcio, no caso, o hidróxido de cálcio e o ácido fosfórico. Muitas das representações de reagentes e produtos foram incorretas. E em nenhuma das respostas obtivemos o balanceamento correto da equação química. Yarroch (1985 apud ROSA e SCHNETZLER,1998) destaca que para os alunos o ato de escrever uma equação química significa fazer uma manipulação algorítmica . Nos dados gráficos constatou-se um número expressivo de acertos as três perguntas objetivas. Elas poderiam ser respondidas simplesmente pela leitura atenta e análise das alternativas nas questões.

Figura 1

Respostas dos discentes sobre o conceito de reações químicas e a função de uma equação química.

Figura 2

Contém as respostas sobre aspectos presentes na ocorrência de uma reação química e a representação de uma reação.

Conclusões

Os resultados do questionário online reforçam que a assimilação do tema reações químicas passa pela compreensão de conceitos que estão diretamente relacionados à noção de átomo, elemento químico, substância e mistura, visto que, as dificuldades dos discentes são principalmente, de natureza conceitual. Devido, provavelmente, a maneira quantitativa com que os programas universitários são organizados. Isso pode ser sanado pela promoção de atividades que estimulem a evolução da concepção dos discentes e discussões acerca de suas explicações a uma transformação química (MORTIMER e MIRANDA, 1995).

Agradecimentos

Agradecemos aos licenciandos em química da UFPA que participaram da pesquisa e ao professor Dr. Jesus Cardoso Brabo pelas significativas orientações.

Referências

CHASSOT, A. I. Catalisando Transformações na Educação. Ijuí, RS: Unijuí, 1995.

LOPES, A.R.C. Reações Químicas – fenômeno, transformação e representação. Química Nova na Escola. São Paulo, n. 2, nov., 8, 1995.

MORTIMER, E. F.; MIRANDA, L. C. Transformações - Concepções de Estudantes sobre Reações Químicas. Química Nova na Escola. São Paulo, n. 2, nov.,23-26, 1995.

ROSA, M. F. P.; SCHNETZIER, R. P. Sobre a importância do conceito transformação química no processo de aquisição do conhecimento químico. Química Nova na Escola. São Paulo, n. 8, nov. 1998.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará