Molho de Pimentas:Tema Gerador para Aprendizagem de Misturas Através da Experimentação

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Barbosa, N. (SEDUC/UFAM-PIBID) ; Orleans, T. (UFAM) ; Guedes, K. (UFAM-PIBID)

Resumo

O projeto foi aplicado na Escola Estadual Maria Madalena Santana de Lima com os alunos do 1 ano do ensino médio. O presente trabalho tem por finalidade discutir a importância da utilização de atividades práticas através da produção de molho de Pimentas e a contextualização para aprendizagem sobre o conteúdo de misturas. Esta estratégia tem o objetivo de mostrar que a realização de experimentos e a contextualização ajudam a aproximar a química vista na sala de aula ao cotidiano dos alunos. Os resultados mostraram que estas atividades realizadas foram importantes para o desenvolvimento de aulas dinâmicas e para o interesse dos alunos ao aprenderem Química.

Palavras chaves

Química; Pimentas; Aprendizagem

Introdução

O ensino de química precisa ser alegre, motivador e trazer benefícios e correlação com o cotidiano do aluno. De acordo com Maldaner (1999), a construção do conhecimento químico é feita por meio de manipulações orientadas e controladas de materiais, iniciando os assuntos a partir de algum acontecimento recente ou do próprio cotidiano ou ainda adquirido através deste ou de outro componente curricular, propiciando ao aluno acumular, organizar e relacionar as informações necessárias na elaboração dos conceitos fundamentais da disciplina, os quais são trabalhados através de uma linguagem própria dos químicos, como: símbolos, fórmulas, diagramas, equações químicas e nome correto das substâncias. Então, para inserir este aluno nesta compreensão do conhecimento, utilizamos a aula prática da produção do molho de Pimentas e a contextualização como recursos para contribuir na compreensão do conteúdo de misturas .No ensino de Química especificamente, a experimentação deve contribuir para a compreensão de conceitos químicos, podendo distinguir duas atividades: a prática e a teoria (ALVES, 2007). Por meio do exposto, foi proposto este trabalho que teve como objetivo proporcionar o ensino e a aprendizagem de misturas com o auxilio da experimentação.

Material e métodos

Para o desenvolvimento do trabalho, as atividades foram divididas nas seguintes partes. Na primeira parte foi realizada uma investigação prévia com o alunos a respeito sobre o ensino de química e em seguida ministrou-se uma aula sobre mistura, sendo utilizado os tipos de pimentas para a contextualização acerca dos componentes utilizados na mistura da solução para a produção do molho de pimentas. Na etapa seguinte, desenvolveu-se o experimento: confecção do molho de pimentas. Aplicação deste: dividiu-se a turma em seis equipes, onde estas produziram os molho de Pimentas. Para a Produção do molho de Pimentas, foi utilizado, uma garrafa de Vidro,vários Tipos de pimentas , azeite de oliva e vinagre. Procedimento: colocamos as pimentas dentro da garrafa alternando as cores e tipos de Pimentas, em seguida adicionou-se o azeite e o vinagre conforme mostra a figura 1. A ultima etapa foi uma exposição dos molho de Pimentas para as outras turmas que não participaram ,aplicou-se um questionário para avaliar se houve aprendizagem por meio da experimentação.

Resultado e discussão

Inicialmente, perguntou-se aos alunos quais as dificuldades encontradas a respeito da compreensão dos conteúdos abordados na teoria nas aulas de química. Os resultados mostraram que 52,10% dos alunos 1 ano afirmaram que tem dificuldade em aprende química porque a metodologia aplicada pelo professor não é motivadora e nem atraente. E 47,9,% dos alunos , afirmaram que gostam de química mais ou menos pois ainda tem dificuldade em aprender conteúdos principalmente quando envolvem cálculos .Este resultado serviu de confirmação para interversão do uso de uma ferramenta para melhora o ensino de química. Com o objetivo de se avaliar, questionou-se aos alunos se a aula pratica proporcionou uma melhor correlação entre os conteúdos da disciplina e o dia-a-dia dos alunos. Desta vez, os percentuais de respostas dos alunos foram positivas 94,78% afirmaram que acharam importante a realização da aula experimental e a contextualização nas aulas de química. Durante a produção dos molho de Pimentas os alunos sentiram-se motivados e participaram de forma ativa na aula. A expressão dos alunos diante da prática reflete a importância da aula, como mostra a figura (02) abaixo.Segundo França, et al. (2012), o emprego de atividades experimentais surge como uma forma relevante para melhor compreensão dos assuntos de química. E somente 5,22% não quiseram responder , pelo fato de não demostrarem interesse sobre os novos conceitos abordados.

1.materiais e reagentes

Materiais e reagentes Utilizado no Experimento.

2.realização do Experimento

Alunos na Produção do Molho de Pimentas

Conclusões

Com base nos resultados obtidos, foi perceptivo o interesse e a motivação dos alunos no que diz respeito ao uso da atividade pratica na Produção dos molho de Pimentas e a contextualização para aprendizagem de misturas. O emprego de tema gerador, tipos de Pimentas para a contextualizar aula de sobre misturas e a produção dos molho de Pimentas constituiu um elo entre o dia-a-dia do aluno e o conteúdo programático.

Agradecimentos

À Escola Estadual Maria Madalena, pela estrutura para realização da pesquisa aos professores e alunos envolvidos.

Referências

ALVES, W. F. A formação de professores e as teorias do saber docente: contexto, dúvidas e desafios. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 33. n. 2. p. 263-280. maio/ago. 2007
FRANÇA, M. C.; ROLIM, L.; CORREIA, M. J. M.; SANTOS JÚNIOR, M. S.; ROCHA JÚNIOR, L. C.; CHAVES, D. C. Recurso Didático Alternativo para Aula de Eletroquímica. In: II Congresso Internacional de Educação Cientifica e Tecnológica. Santo Ângelo, 2012. Disponível em: http://www.santoangelo.uri.br/ciecitec/anaisciecitec/2012/resumos/REL_EXP_POSTER/poster_exp8.pdf. Acesso em: 20 jul. 2014.
MALDANER, O. A.;A Pesquisa como Perspectiva de formação continuada do Professor de Química. Química Nova, 22 p.289, 1999.

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