SIMULADORES: UMA ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE QUÍMICA

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Lages Leal, A.K. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHAO) ; Silva Martins dos Santos, T. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHAO) ; Nunes da Silva, E. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHAO) ; Pereira Silva, A.L. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHAO) ; Fernades de Vasconcelos, A.F. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHAO) ; Prazeres da Silva, I. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHAO)

Resumo

No presente trabalho, com o uso das Tecnologias de Informações e Comunicações (TIC’s) em sala de aula no Ensino Médio, associamos o processo de ensino e aprendizagem, considerando alguns elementos que proporcionem o aprendizado de forma diversificada, facilitando ao aluno aulas mais dinâmicas, que o ajude a compreender melhor os conteúdos. Através dos recursos tecnológicos disponíveis em sala de aula, pode-se observar que auxiliou tanto no seu aprendizado, como nas questões cotidianas.

Palavras chaves

Jogos de tecnológicos; Simuladores; PIBID

Introdução

O avanço das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no meio social tem afetado a todos. A escola, como instituição educativa da sociedade, tem sentido a inserção das tecnologias de forma ainda mais direta. Para Marques (1999), a apropriação das TIC nas práticas pedagógicas permite que professores e alunos rompam com as barreiras espaciais e temporais da escola. Logo, a partir do uso das tecnologias, a escola tem uma dinâmica que envolve os contatos presenciais e virtuais de alunos com alunos, de alunos com professores, de alunos e professores com interlocutores externos, com grupos e listas de discussão sobre assuntos diversos. O uso das TIC’s possibilita aulas mais interativas, interessantes e significativas para os professores e para os alunos; fotos, vídeos, filmes em data-show ou programas de apresentação, jogos educativos e didáticos da web. As mídias devem ser exploradas e utilizadas por todos, pois os resultados são satisfatórios. Assim, com o objetivo de facilitar a aprendizagem tornando mais significativa e aprazível, através da tecnologia de jogos educacionais.

Material e métodos

O presente estudo foi desenvolvido na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), para atender um subprojeto concedido ao curso de Química Licenciatura, referente ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) sobre o uso das TIC’s, com alunos do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Militar Bombeiros 2 de Julho, na cidade São Luís do Maranhão. Primeiramente, elaborou-se um diagnostico contendo 6 questões, sendo 4 subjetivas e 2 objetivas, para obter o conhecimento básico dos alunos em relação a Química. O primeiro jogo apresentado foi o Quiz da Tabela Periódica de perguntas e respostas programadas em Flash® contendo 10 questões objetivas, o qual foi aplicado para 32 alunos, jogo este elaborado com perguntas características relacionada a um Elemento Químico, como Grupos e Períodos ao qual representa e onde está presente na nossa vida e cotidiano. O conteúdo proposto envolveu o assunto sobre Tabela Periódica – Elementos Químicos, com o intuito de mostrá-los onde os elementos químicos estão presentes no nosso dia a dia. O jogo foi aplicado projetado através de um data show para que todos vissem as perguntas e respostas, em cada pergunta escolhia um aluno aleatoriamente para responder e logo após todos os outros alunos responderiam se concordavam com a resposta do colega ou não, assim de modo para que a sala pudesse interagir. O segundo jogo educacional apresentado foi relacionado á Gasolina Adulterada. O objetivo desse jogo é induzir o aluno sobre os solventes ou outros compostos adicionados à gasolina, diminuindo a sua qualidade drasticamente e trazendo prejuízos para o carro e para o bolso.. Então, o jogo ensina como descobrir se a gasolina utilizada está adulterada com etanol ou não, é um teste conhecido como “teste da proveta”. Este jogo foi projet

Resultado e discussão

A contribuição pedagógica dos jogos educacionais apresentados neste trabalho foi analisada basicamente por meio de uma pergunta avaliativa, nos quais os alunos puderam expressar suas opiniões em relação à experiência com o jogo da Tabela Periódica e Gasolina Adulterada utilizados. O mesmo diagnóstico que foi aplicado no início do jogo, aplicou-se também no final, havendo uma evolução entre os alunos. Observou-se que, aproximadamente, 85% dos alunos responderam corretamente, ou seja, 27 alunos e que, aproximadamente, 15% não responderam corretamente, ou seja, 5 alunos.. Logo após a aplicação dos jogos, foi elaborada a seguinte pergunta: Você achou que esse jogo facilitou o seu entendimento sobre o assunto de Química? As respostas mais comuns foram: I - Sim, ajudou a associar a química no nosso dia a dia. II – Sim, auxilio na compreensão melhor dos conteúdos. III – Não, ainda restaram algumas dúvidas. Então se notou que a utilização do jogo aprimorou o conhecimento da maioria dos alunos e obteve resultados satisfatórios.

TABELA X

Questões propostas. (Resultado em forma de percentagem)

Conclusões

Com o intuito de apresentar e exercitar conceitos básicos quí¬micos houve uma maior familiarização com a tabela periódica e a química no cotidiano, assim como uma interação entre os alunos. Percebeu-se que um número considerável de alunos teve facilidade compreenderam o projeto proposto.

Agradecimentos

Agradeço a Deus, ao PIBID/, a UEMA e a Escola.

Referências

MARQUES, M. O. A escola no computador: linguagens rearticuladas, educação outra. Ijuí, RS: Unijuí, 1999.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará