UTILIZAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA: Descrição de experiências vivenciadas com o PIBID na E.E.E.M. Abraão Simão Jatene no município de Cametá/PA.

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Moraes Duarte, S. (UEPA) ; Maria Farias Leitão, L. (UEPA) ; Mendes Gonçalves, L. (UEPA) ; Alves Melo, L. (UEPA) ; Almeida Pacheco, R. (UEPA) ; Farias França, F. (UEPA) ; da Silva Guerra, L. (UEPA) ; Rodrigo Nazareno Albuquerque Durães, M. (IFPA)

Resumo

A presente pesquisa apresenta o desenvolvimento de HQs (Histórias em Quadrinhos) como metodologia alternativa no ensino de Química na E.E.E.M. Abraão Simão Jatene. Utilizando as diversas abordagens CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) propostas pelo PIBID, objetivou-se aproximar a disciplina com o cotidiano do aluno pela elaboração de HQs, e verificar como esta metodologia pode influenciar o processo de ensino- aprendizagem e analisando também como a ludicidade pode contribuir. A partir dos resultados obtidos foi possível verificar que a dificuldade da inclusão de novas metodologias que venham estimular o ensino de Química é algo que ainda precisa ser bastante discutido, para que a mesma venha contribuir de maneira significativa na formação do pensamento crítico do aluno.

Palavras chaves

HQs; CTSA; Ensino de Química

Introdução

Nas últimas décadas o olhar voltado para as HQs tem crescido pela motivação de inúmeras pesquisas que vêm verificando o potencial educativo e a utilidade desta prática pedagógica, para além de uma aula lúdica (PEREIRA e SANTOS, 2009; SANTOS e PEREIRA, 2011 e 2013). As HQs auxiliam na veiculação de temas específicos a um maior número de pessoas. Pois, sua linguagem caracteriza-se por combinar a imagem com o texto escrito, trabalhando assim temas do cotidiano. Isso sem mencionar que seus textos revelam as mais diversas intenções como: informar, convencer, divertir, entre outras (CIRNE, 2000), desta forma formando opiniões e reflexões. A dificuldade para uma melhor abordagem didática nas turmas do ensino médio, seguido da falta de materiais e infraestruturas do ambiente escolar, e a ausência de uma nova ferramenta como uma forma de ensinar, buscou-se investigar como se dá o ensino de Química a partir do uso de HQs como prática pedagógica. Este trabalho aborda questões propostas pelo PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), e tem como objetivos gerais e específicos à investigação por meio das HQs e a abordagem CTSA de atividades que desenvolvam estas metodologias alternativas para o ensino de química; elaborar juntamente com os alunos HQs a partir de materiais simples utilizando a Química; analisar se a ludicidade torna os alunos mais participativos nas aulas; verificar como uma metodologia contextualizada pode ou não ajudar para um melhor entendimento dos alunos. A abordagem CTSA juntamente com a utilização das HQs se faz de grande valia dentro da sala de aula, se tornando estratégias diversificadas que o professor pode usar para aproximar os conteúdos de Química ensinados nas aulas com o cotidiano do aluno.

Material e métodos

A pesquisa ocorreu no ano de 2015, com uma amostra de 40 alunos que estavam cursando o 2º ano do Ensino Médio, onde houve uma investigação de cunho qualitativo e quantitativo. A coleta de dados foi feita por meio de questionários para os alunos. Com o professor realizou-se um diálogo, ocorrendo no lócus da pesquisa, a E.E.E.M. Abraão Simão Jatene, feita por membros do PIBID, onde a equipe de trabalho foi intitulada CTSA. A investigação ocorreu em três etapas, primeiramente houve o contato inicial com os alunos e a apresentação do projeto (PIBID) que seria realizado com os mesmos, posteriormente aplicou-se o questionário, contendo 08 (oito) perguntas, as quais serviram como objeto de análise para verificar a opinião dos alunos a respeito do processo de ensino e aprendizagem. Na segunda etapa houve a aplicação da proposta metodológica, em seguida a explicação de um assunto teórico, havendo posteriormente uma oficina de como montar HQs, sendo trabalhado os enquadramentos, tipos de balões e organização temporal. Na terceira etapa realizou-se uma análise qualitativa das produções das HQs visando uma avaliação da oficina, para essa análise verificou-se: aplicação da técnica do desenho; uso dos termos e conceitos químicos; a significância do enredo.

Resultado e discussão

É perceptível como cada metodologia utilizada para o ensino pode influenciar no processo de ensino-aprendizagem, sendo frequentes as metodologias que priorizam unicamente a reprodução do que foi dito durante as aulas, sem qualquer contextualização. Para LIMA e colaboradores, a contextualização facilita o processo de ensino aprendizagem e, quando usada como recurso pedagógico, contribui para a construção de conhecimentos e formação de capacidades intelectuais superiores (LIMA et al , 2010, p.1). Com isso, verifica-se a necessidade da inserção de metodologias que possibilitem ao aluno refletir, questionar, assimilar e compreender o conteúdo ministrado. As HQs proporcionam uma abordagem diferenciada dos conteúdos de Química, permitindo assim que o processo de ensino-aprendizagem se dê de maneira lúdica e interativa. Por meio da pesquisa realizada e do questionário aplicado aos alunos, buscou-se investigar se no ensino-aprendizagem são utilizadas abordagens lúdicas. Observou-se nos resultados obtidos, que os alunos não estavam habituados com o uso da ludicidade nas aulas de Química, pois 64,7% dos alunos disseram não o terem presente nas aulas. E apenas 41,2% disseram já terem alguma experiência com HQs nas aulas. Ao final da aplicação da atividade, verificou-se que quando uma nova abordagem é dada ao ensino da disciplina de Química, especialmente quando as HQs são utilizadas como ferramenta para o ensino da mesma, faz com que o aluno se torne capaz de criar uma história de acordo com o que aprendeu em aula, colocando a criatividade em prática, pois 78,8% dos alunos disseram que o uso das HQs nas aulas facilita no aprendizado, significa que além de ter assimilado o conteúdo, os alunos conseguiram ainda relacionar ao seu cotidiano, com o auxilio da imaginação.

Conclusões

É necessária a maior aproximação do professor da realidade dos alunos para que as aulas sejam motivadoras. A utilização das HQs no ensino, proposta pelo PIBID vinculado a Universidade do Estado do Pará, surge como um recurso alternativo, que busca uma postura pedagógica que propicie o conhecimento e a expressividade do aluno utilizando a ludicidade. Acredita-se ser possível ensinar Química fazendo uso das HQs como método didático. Ressalta-se ainda que hoje sejam poucas as pesquisas e que haja descrença de docentes neste recurso pedagógico que tanto tem a contribuir no campo do ensino.

Agradecimentos

A Deus, dono de todo conhecimento.

Referências

CIRNE, M. Quadrinhos, sedução e paixão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

LIMA, E.P; ARRUDA A. P. F; SILVA G.A; SANTOS O.H; SOARES T.F e NETO A. L. G. C, A importância da contextualização no ensino de ciências: análise de concepções de professores, X Jornada de ensino, pesquisa e extensão, 2010.

PEREIRA, E. G. C.; SANTOS, T. C. dos. O uso de Oficinas de Histórias em Quadrinhos como instrumento de avaliação no ensino de Ciências. In: SIMPÓSIO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MEIO AMBIENTE DO RIO DE JANEIRO, 1, 2009, Volta Redonda. Anais do I Simpósio em Ensino de Ciências e Meio Ambiente do Rio de Janeiro. Volta Redonda, 2009, p. 75.

SANTOS, T. C.; PEREIRA, E. G. C. Oficinas de Histórias em Quadrinhos como recurso pedagógico no ensino de Ciências. In: CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS, 9, 2013, set. 9-12, Burgos, Espanha. Trabalho aceito.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará