USO DE MASSA DE MODELAR COMO ESTRATÉGIA DE ATIVIDADE LÚDICA NO ENSINO DE QUÍMICA

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Sousa, S, P. (IFMT) ; Sousa, S, F. (IFMT) ; Sousa, P, J. (IFMT) ; Rocha, I. (UNOPAR)

Resumo

As atividades lúdicas com fins pedagógicos demonstram sua importância ao promoverem condições de ensino e aprendizagem através de jogos e brincadeira. O presente estudo foi desenvolvido com os cursistas da Especialização em Ensino de Ciências do IFMT Campus Confresa, realizado em 2016, durante a disciplina de Instrumentação no Ensino de Química. Seu objetivo é relatar como a utilização de atividades lúdicas pode contribuir na compreensão do Ensino de Química. A metodologia trabalhada, “Construindo Modelos Moleculares” com massa de modelar foi avaliada pela turma de pós-graduandos como ótima, pois permite a interação entre teoria e pratica de forma agradável, prazerosa e divertida.

Palavras chaves

Ensino de Química; Lúdico; Hidrocarbonetos

Introdução

Diversas pesquisas e estudos demonstram que o Ensino de Química em sua maioria, é um estudo teórico, clássico, com foco na memorização e reprodução de expressões e cálculos, inteiramente desligados do cotidiano e da realidade dos alunos. Nessa circunstância, a química escolar estudada de maneira descontextualizada, torna-se uma disciplina entediante e enfadonha, onde os próprios estudantes interrogam o motivo do estudo de tal disciplina. Monteiro (2012) defende em suas teorias que as tarefas desgastam grande parte da potência intelectual e física, gerando a necessidade de descanso. O Lúdico é a atividade por meio da qual o estudante reanima e restabelece-se de tal fadiga. Segundo Soares (2013), o aprender pode e deve ser uma prática agradável, prazerosa e divertida. O estudar pode ser uma brincadeira, onde a papel do educador é propiciar a ambiente lúdico de aprendizagem como alternativa metodológica, não como uma simples distração ou intervalo no Ensino de Química. Diante do exposto, o objetivo desse trabalho é relatar como a utilização de atividades lúdicas, como o uso de massa de modelar pode contribuir na compreensão do ensino de química em especial aos conteúdos sobre Hidrocarbonetos, foco do estudo em questão

Material e métodos

O presente trabalho surgiu a partir do desenvolvimento da disciplina de “Instrumentação no Ensino de Química”, ofertada no Curso Lato Sensu de Especialização em Ensino de Ciências, promovido pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Confresa. Participaram das atividades os alunos matriculados no curso. Primeiramente, os professores oportunizaram atividades teóricas e praticas que permitiu ter um panorama das teorias sobre a importância da experimentação no ensino de química. Na sequência, a turma foi dividida em grupos, os quais deveriam produzir uma aula com experimentação pratica a ser trabalhada na disciplina de Química com alunos do ensino médio. Essa pesquisa retrata o Ensino Lúdico de Química a partir da prática “Construindo Modelos Moleculares”, onde o conteúdo trabalhado foi os Hidrocarbonetos. Iniciou-se a aula com apresentação do conteúdo abrangendo cadeias carbônicas, classificação das cadeias carbônicas hidrocarbonetos, classificação e nomenclatura dos hidrocarbonetos. Após a aula expositiva a classe foi dividida em grupos de cinco alunos e cada grupo recebeu uma caixa de modelar e um caixa de palitos de dentes. A partir da teoria estudada os alunos reproduziram as moléculas descritas no texto (alcano, butano, alceno, etc.) utilizando a massa de modelar. Em seguida, cada componente do grupo escolheu uma molécula para apresentar para a classe, falando sobre sua estrutura e tipos de ligações envolvidas. No final da aula foi realizada uma reflexão expositiva, a fim de avaliar o desenvolvimento da aula e também o aproveitamento da mesma por parte dos estudantes.

Resultado e discussão

As atividades propostas foram realizadas com obstinação pelos estudantes. Ao final da aula, foi realizada uma discussão, onde os alunos levantaram os pontos positivos e negativos da aula. Fizeram apreciações e propostas, com o intuito de melhoria para atividades similares futuros. Tendo como base a analise verbal realizada após as atividades, observou-se uma boa aceitação dos alunos a metodologia proposta, onde os mesmos expuseram que a atividade possibilitou a interação entre a teoria e a pratica, proporcionou um melhor entendimento do conteúdo estudado de forma divertida e dinâmica.

Conclusões

O aprender pode e deve ser uma prática agradável, prazerosa e divertida Soares (2013), onde a papel do educador é propiciar a ambiente lúdico de aprendizagem como alternativa metodológica, não como uma simples distração ou intervalo no Ensino de Química. A atividade lúdica proporciona motivação e a atmosfera imprescindível para permitir o crescimento instintivo e criativo dos estudantes. Com o simples emprego da massa de modelar na aula de Química, observou-se uma menor resistência dos alunos com o conteúdo, demonstrando-se mais participativos, o que proporcionou um melhor desenvolvimento no ensino aprendizagem de forma significativa.

Agradecimentos

Referências

FIALHO, Neusa Nogueira. Os Jogos Pedagógicos como Ferramentas de Ensino. Disponível em: <http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/293_114.pdf>. Acesso em: 01agos. 2016.
LIMA, V.A.; MARCONDES, M.E.R. Saindo Também se Aprende - O Protagonismo como um Processo de Ensino-Aprendizagem de Química. Química Nova na Escola. Vol. 33, N° 2,p.100-104, Maio 2011.
MONTEIRO, Eva da Conceição Baleia. Interação lúdica com os pares, aceitação social e amizades recíprocas em contexto pré-escolar. 2012. 63p. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal, 2012.
SOARES, M.H.F.S. Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química: teoria, métodos e aplicações. XIV ENEQ, Curitiba, 2008.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará