ENSINO E APRENDIZAGEM DA TABELA PERIÓDICA COM O USO DE APLICATIVOS LEITORES DE QR CODES

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Mendes, A.M.S. (UNILAB) ; Silva, A.M. (UECE) ; Evangelista, L.F. (EEMMP) ; Queiroz, M.M. (EEMMP) ; Sousa, S.A. (EEMMP) ; Sousa, M.V.S. (EEMMP) ; Silva, F.R.S. (EEMMP) ; Lima, G.P. (EEMMP) ; Lopes, J.A. (EEMMP) ; Mendes, E.M.S. (FAK)

Resumo

A tabela periódica lúdica foi baseada na dificuldade que os alunos sentem nas aulas de química-coletada em questionários, pois, segundo estes, manter o foco em uma disciplina complexa é difícil, ainda mais com todos os recursos que eles têm à sua disposição, como por exemplo, o aparelho celular. Pensando nesse fato, percebeu-se que trazer a tecnologia para classe poderia causar entusiasmo e atenção dos alunos ao conteúdo em questão, dando-lhes uma aula mais dinâmica, e, para isso, foi utilizada a metodologia com o aplicativo leitor de códigos (QR code). Portanto, notou-se que, ao trazer esse tipo de recurso para a aula, trouxe um grande benefício, afinal, auxiliou tanto o professor quanto o aluno, pois, foi notório o melhor rendimento, dos alunos com maior dificuldade.

Palavras chaves

Tabela periódica ; QR Codes ; Ensino em Química

Introdução

O processo de ensino/aprendizagem desafia o professor a buscar conhecimentos e dedicação em sua prática pedagógica, exigindo novos métodos que visem o repasse dos conteúdos ministrados de forma dinâmica, por meio da tecnologia que se encontra com intensa presença na vida dos jovens, dando-lhes facilidade para buscar conhecimentos. Atualmente, a tecnologia tem desafiado os docentes na utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação Móveis e sem Fio (TIMS) na sala de aula, no intuito de minimizar o déficit de aprendizagem pela falta de atenção. Dentre as disciplinas prejudicadas devido à complexidade e utilização de metodologias restritas ao pincel/lousas estão as Ciências Exatas (Química, Física e Matemática). A inserção das TIMS em sala é uma opção indispensável de ensino para adotar uma postura participativa, criando entre o professor/aluno a comunicação que facilita o conteúdo ministrado. Bento e Cavalcante (2013) cita que entre as TIMS, temos o celular, um aparelho popular, com aplicativos que podem ser utilizados em sala de aula como recurso pedagógico. O professor precisa ter consciência de que os celulares viraram rotina no ambiente escolar e faz-se necessária a utilização como metodologia didática em classe. Com isso, o trabalho efetuou uma investigação sobre a utilização dos celulares como suporte no ensino químico, tendo a tecnologia dos QR Codes (códigos lidos pelos celulares) como enfoques. Para isso, foi desenvolvida uma tabela periódica lúdica, na qual se encontra apenas o símbolo do elemento e, ao lado, um código que consta as informações deste, uma vez escaneado pelo celular que possua câmera digital e software de leitura para QR Code, o conteúdo é decodificado no visor do celular. Tal proposta pode ser aplicada na aula de química do Ensino Médio.

Material e métodos

A tabela periódica é um mecanismo essencial para o conhecimento científico. O seu estudo, dentre os conteúdos de Química, é relevante por trabalhar características e tendências dos átomos, destacando as propriedades dos elementos e seus compostos que se formam com suas combinações. Segundo Tolentino, Rocha-Filho e Chagas (1997), a Tabela Periódica, como sua própria denominação apresenta, foi um modo encontrado para classificar os elementos químicos de acordo com suas propriedades periódicas, e essa organização pode ser usada tanto como guia de pesquisas quanto como importante instrumento didático. A criação da tabela periódica agregada às tecnologias de QR Codes se deu através de pesquisas quantitativas e bibliográficas sobre novas alternativas metodológicas de ensino, utilizando propostas de atividades didáticas com celulares. A tabela periódica lúdica feita de madeira leve é composta por um tabuleiro contendo 118 cubos (dimensões 07 cm x 07 cm); cada cubo contendo na face superior o símbolo do elemento químico e um código (ver fig. 1), no qual constam informações do elemento, que quando escaneado pelo celular que possua câmera digital, além de um aplicativo de leitura de códigos, o conteúdo é decodificado no visor do celular (ver fig. 2). Vale ressaltar que aplicativos de decodificação estão em lojas de aplicativos online como o Play Store. A proposta da utilização da tabela periódica lúdica foi lançada para 3 professores de química e 50 alunos do ensino médio na escola estadual de Pacoti - CE, nos turnos manhã/tarde, mostrando que é possível sair do método didático tradicional para algo mais autônomo e dinâmico como o recurso do aparelho celular, instigando o aluno ao método científico, assim, diminuindo a aversão por conteúdos de química como a tabela periódica.

Resultado e discussão

Através dos questionários aplicados aos 50 alunos entre as salas de 1° a 3° série do ensino médio, foi possível analisar que, em questão de rendimento na disciplina de química, 28,7% afirmam ser bom; 41,2% regular e 30,1% ruim. Os 30,1% que representam o rendimento ruim dizem ter dificuldade na disciplina por ter conteúdos complexos e restritos ao pincel e à lousa, sem uma contextualização mais dinâmica que estimule sua atenção. Após a inserção da tabela periódica lúdica em sala de aula, houve um decréscimo de 4,9% dos alunos que se consideravam com dificuldades na disciplina. A tabela 1 apresenta o nível de dificuldade do manuseio desse recurso tecnológico. O fator determinante de dificuldade questionado em relação ao manuseio foi a instalação do aplicativo de leitura do QR Code, porém a escola disponibilizou acesso wi-fi para facilitar a execução do projeto, contanto que acontecesse o bloqueio a outros aplicativos irrelevantes para a aula. Nesse contexto, é notório o entusiasmo dos alunos por aulas mais dinamizadas, tornando as aulas menos monótonas, além de criar uma relação de comunicação entre aluno e professor facilitando o ensino/aprendizagem.

Figura 1 e 2

Tabuleiro da Tabela Periódica e Introdução do Aplicativo

Tabela 1

Nível de dificuldade do manuseio da tabela periódica lúdica

Conclusões

Com base nos dados coletados em pesquisas, percebe-se que os resultados foram relativamente bons, pois foi notória a demonstração de interesse dos alunos com o uso da tecnologia em sala de aula, juntamente com o entusiasmo. Além disso, houve um progresso no rendimento escolar na disciplina de química, tanto em questão de teoria quanto prática, afinal, a metodologia possibilitou a junção dos dois.

Agradecimentos

Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB e Escola de Ensino Médio Menezes Pimentel, em Pacoti-CE.

Referências

BENTO, Maria Cristina Marcelino; CAVALCANTE, Rafaela dos Santos. Tecnologias Móveis em Educação: o uso do celular na sala de aula. Revista de Educação, Cultura e Comunicação dos Cursos de Comunicação Social das Faculdades Integradas Teresa D'Ávila - Fatea Issn 2177-5087, [s. L.], v. 4, n. 7, p.113-120, 2013.

TOLENTINO, M.; ROCHA-FILHO, R. C.; CHAGAS, A. P. Alguns aspectos históricos
da classificação periódica dos elementos químicos. Química Nova. v. 20, n.1, 1997.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará